Brincadeiras do Passado e do Presente

Desenvolvida por: Alana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

A atividade ‘Brincadeiras do Passado e do Presente’ visa conectar os alunos aos seus próprios contextos históricos e familiares, promovendo uma compreensão mais profunda da evolução cultural e dos espaços de lazer ao longo do tempo. Os alunos, incentivados a dialogar com seus familiares, trarão informações sobre jogos e brincadeiras de outras épocas, possibilitando um resgate cultural. Nesse processo, poderão valorizar tradições e identificar semelhanças e diferenças com as brincadeiras da atualidade. Essa prática não só amplia o repertório cultural das crianças, como também desenvolve habilidades cognitivas e sociais fundamentais, como memória, comunicação e respeito. Adicionalmente, a atividade promove uma reflexão sobre os usos do espaço, incentivando as crianças a perceberem como o lazer está interligado a diferentes contextos e épocas, e como essas práticas influenciam na ocupação do espaço público nos dias de hoje.

Objetivos de Aprendizagem

Para alcançar os objetivos de aprendizado, a atividade busca engajar os alunos em uma exploração ativa de suas histórias familiares e da cultura local, cultivando um entendimento crítico sobre as transformações sociais e espaciais. Ao incentivá-los a compartilharem informações sobre jogos e brincadeiras tradicionais, a atividade promove uma interação intergeracional que valoriza a experiência dos mais velhos e amplia a perspectiva das crianças sobre a continuidade e a mudança cultural. Isso também estimula a habilidade de fazer comparações e análises críticas sobre o uso do espaço para o lazer e como ele varia entre gerações.

  • Reconhecer e valorizar a cultura e tradições das gerações passadas.
  • Desenvolver habilidades de comparação crítica entre diferentes contextos temporais.
  • Estimular o respeito e o entendimento das transformações socioculturais ao longo do tempo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração de conceitos relacionados ao espaço e à cultura. As atividades ajudarão os alunos a desenvolver um entendimento mais profundo sobre como diferentes gerações experimentam o lazer e o espaço, enriquecendo sua percepção sobre o mundo que os cerca. Ao investigar e comparar as brincadeiras do passado com as atuais, as crianças aprenderão a identificar mudanças e continuidades na forma como os espaços são utilizados para o lazer. Assim, estarão capacitados a descrever como elementos culturais e ambientais influenciam a configuração dos espaços em que vivem.

  • História e evolução dos jogos e brincadeiras ao longo das gerações.
  • Análise de semelhanças e diferenças entre brinquedos e brincadeiras de diferentes épocas.
  • Compreensão do uso do espaço público para o lazer em diferentes contextos históricos.

Metodologia

A metodologia adotada se fundamenta em um aprendizado ativo, onde as crianças são impulsionadas a investigar e apresentar informações que coletaram de suas famílias. Através de palestras e discussões, as crianças serão incentivadas a partilhar suas descobertas e insights, promovendo uma troca de saberes e experiências. Essa forma de aprendizagem é altamente interativa e promove habilidades de comunicação, além de valorizar a construção colaborativa do conhecimento. As atividades práticas estimularão a participação, o empoderamento e a reflexão crítica, pontos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.

  • Pesquisa familiar e coleta de dados sobre brincadeiras passadas.
  • Discussão em sala sobre as informações coletadas e suas descobertas.
  • Apresentação de comparações e análises em grupo, promovendo o conhecimento colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de duas aulas distintas, cada uma com 60 minutos de duração. Na primeira aula, os alunos serão orientados a conversar com seus familiares sobre as brincadeiras tradicionais e trazer essas informações para discutir em sala. Já na segunda aula, os estudantes compartilharão essas descobertas com seus colegas, facilitando um ambiente de troca e comparação com as brincadeiras modernas. Essa divisão permite que os alunos se engajem profundamente nas duas partes do processo: a busca ativa de informações e a análise crítica das mesmas.

  • Aula 1: Coleta de informações sobre brincadeiras do passado, incentivando o diálogo familiar e pesquisa.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade. Diga aos alunos que eles vão aprender sobre brincadeiras que seus pais, avós e outros familiares costumavam brincar. Explique que essas informações vão ajudá-los a compreender como as brincadeiras mudaram ao longo do tempo. É importante que os alunos se sintam motivados a participar e entendam a relevância histórica das brincadeiras. Observe se os alunos estão curiosos e engajados. Estimule perguntas e comentários para aquecer o debate.

    Momento 2: Discussão sobre Brincadeiras (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão em grupo perguntando se os alunos já conhecem brincadeiras de outras épocas. Permita que eles compartilhem o que sabem ou já ouviram falar. Isso ajudará a identificar o conhecimento prévio dos alunos e a instigar a curiosidade. Registre as respostas dos alunos em um cartaz, valorizando todas as contribuições. Indique que essa lista será enriquecida após as entrevistas familiares que vão realizar em casa.

    Momento 3: Orientações para a Pesquisa Familiar (Estimativa: 20 minutos)
    Explique detalhadamente como os alunos devem conduzir a pesquisa em casa. Instrua-os a conversar com familiares, perguntando sobre as brincadeiras que costumavam praticar. Forneça exemplos de perguntas que podem usar, como Qual era a sua brincadeira favorita quando criança? ou Quais jogos você costumava jogar na sua escola?. Reforce a importância de ouvir atentamente as histórias e de registrar as informações em um caderno ou folha de papel. Esclareça dúvidas que surgirem e assegure-se de que tudo esteja bem compreendido. Avalie a compreensão pelas perguntas que os alunos fazem e pela sua confiança em executar a tarefa.

    Momento 4: Preparação para a Coleta de Dados (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua folhas e incentive os alunos a elaborarem suas próprias listas de perguntas. Auxilie aqueles que precisam de suporte para escrever. Permita que alunos em duplas compartilhem e ajustem suas perguntas, criando um ambiente de colaboração. Esse momento também é uma oportunidade para reforçar as instruções e corrigir possíveis erros de entendimento. Verifique e sugira melhorias nas perguntas, garantindo que sejam claras e adequadas à faixa etária.

    Momento 5: Conclusão e Motivação (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula animando os alunos para a realização da atividade em casa. Enfatize a importância das histórias familiares e como essa atividade ajudará a valorizar suas tradições e a compreender melhor o passado. Lembre-os de trazer as informações coletadas na próxima aula para que possam continuar a aprender juntos. Avalie o engajamento dos alunos através do desejo demonstrado de participar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades na escrita, ofereça o uso de gravadores para que registrem as entrevistas em áudio. Para aqueles que possam se sentir inseguros em fazer perguntas, proponha um modelo de entrevista simplificado e praticado em sala para aumentar a confiança. Promova um ambiente acolhedor, encorajando todos a participar e reforçando que cada contribuição é valiosa. Assim, todos os alunos podem se sentir incluídos e valorizados.

  • Aula 2: Apresentação e discussão em sala sobre as brincadeiras coletadas, comparando-as com as brincadeiras modernas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento das crianças e na capacidade de aplicação do que foi aprendido. Serão considerados o nível de engajamento dos alunos nas conversas familiares e na aula, a qualidade das informações trazidas, e a habilidade de comparar e contrastar as brincadeiras. As opções de avaliação incluem: observação direta durante as atividades, relatórios orais dos alunos e auto avaliações. A observação servirá para monitorar o interesse e a participação ativa, enquanto os relatórios orais avaliarão a capacidade de comunicação dos alunos. A auto avaliação incentivará a reflexão crítica sobre suas próprias aprendizagens e experiências.

  • Observação direta do engajamento e participação dos alunos durante as atividades.
  • Relatórios orais onde as crianças apresentam suas descobertas e reflexões.
  • Autoavaliações, incentivando as crianças a pensar criticamente sobre suas próprias aprendizagens.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais acessíveis e de fácil uso, como imagens de brincadeiras passadas e presentes, cartazes para a apresentação de informações e espaço para discussões em roda, o que facilita a participação e o enfoque no coletivo. Estes instrumentos são escolhidos para serem economicamente viáveis e fáceis de adaptar, garantindo que todos os alunos participem das atividades sem restrições. O uso de recursos visuais é particularmente importante nesta faixa etária, ajudando a contextualizar e enriquecer a experiência de aprendizagem ao conectar as informações discutidas com elementos visíveis e tangíveis.

  • Imagens e fotos de brincadeiras tradicionais e modernas para análise e discussão.
  • Cartazes e folhas de papel para anotações e organização das ideias.
  • Espaço de aula organizado em roda para facilitar a participação.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos o quão desafiador pode ser o alcance da inclusão dentro da sala de aula, e é importante proporcionar um ambiente que respeite a diversidade de todos os alunos, mesmo que atualmente não existam condições específicas. Assim, fomentamos a interação contínua através de dinâmicas inclusivas e colaborativas, sem demandar custos adicionais ou alterações complexas no currículo. As estratégias são apresentadas para integrar todos os alunos de maneira que cada um possa expressar suas experiências e narrativas pessoais, adaptando a abordagem pedagógica para promover uma educação igualitária e respeitosa.

  • Realização de atividades em grupo, compondo duplas ou trios para incentivar a cooperação e troca.
  • Flexibilidade na forma de apresentação das descobertas, como permitir desenhos, escrita e oralidade.
  • Adoção de um espaço de fala e escuta para todas as crianças, respeitando o tempo de cada uma.

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