Brincadeiras do Passado e Presente

Desenvolvida por: Gislai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

A atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' envolve alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para explorar a evolução e as características das brincadeiras ao longo do tempo. O propósito da atividade é fomentar a interação social e a descoberta histórica através das brincadeiras. Os alunos assistirão a vídeos curtos ou ouvirão histórias que descrevem brincadeiras passadas. Após essa introdução, será promovida uma atividade prática, onde cada criança, em grupos, ensinará aos colegas uma brincadeira antiga. Finalizando, haverá uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças das brincadeiras de hoje e do passado. Este plano de aula visa não só ao aprendizado cognitivo, mas também ao desenvolvimento emocional e social das crianças, utilizando o lúdico como ferramenta pedagógica. Ao abordar as brincadeiras, os alunos compreenderão aspectos culturais e históricos, despertando a sua percepção crítica sobre o espaço social em que vivem. Assim, integrarão as habilidades previstas na BNCC, como a identificação de semelhanças e diferenças, além de desenvolverem a capacidade de trabalhar em grupo e respeitar o outro.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' concentram-se em vários aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil. Primeiramente, visa-se estimular o interesse dos alunos pelo passado, promovendo uma compreensão básica da evolução cultural e social das brincadeiras. Adicionalmente, a atividade objetiva desenvolver as habilidades sociais das crianças, como o respeito às regras e a capacidade de compartilhar conhecimentos com os colegas. No campo cognitivo, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e descrever diferenças e similaridades entre as brincadeiras atuais e antigas. Este exercício permitirá aos alunos começarem a entender conceitos temporais e históricos dentro do contexto das brincadeiras. Além disso, as atividades pretendem fomentar habilidades como comunicação, colaboração e respeito mútuo através de discussões em grupo e atividades práticas, solidificando aprendizagens práticas com fortes interseções emocionais e sociais.

  • Estimular o interesse pelo passado através de uma perspectiva lúdica e cultural.
  • Desenvolver a capacidade de identificar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado nas brincadeiras.
  • Promover habilidades sociais, como respeito às regras e trabalho em grupo, dentro do contexto escolar.
  • Incentivar a comunicação e a expressão verbal ao relatar experiências e percepções sobre brincadeiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' é estruturado para abordar aspectos culturais, sociais e históricos das brincadeiras. As crianças terão a oportunidade de mergulhar em narrativas históricas, que lhes serão apresentadas através de vídeos ou histórias. Este conteúdo irá permitir que os alunos desenvolvam um entendimento sobre como as brincadeiras foram sendo modificadas ao longo do tempo, refletindo mudanças sociais e culturais. Além disso, as atividades práticas em grupo promovem a troca de conhecimentos, ao passo que cada aluno apresentará uma brincadeira antiga, criando um elo entre a teoria e a prática. Através da comparação entre brincadeiras passadas e presentes, o conteúdo programático contribuirá para que os alunos não apenas saibam identificar elementos comuns e diferenciadores, mas também compreendam a importância do lúdico na formação identitária e cultural de grupos sociais.

  • Exploração de narrativas históricas e culturais sobre brincadeiras.
  • Desenvolvimento de habilidades comparativas para identificar semelhanças e diferenças.
  • Atividades práticas em grupo voltadas para troca de conhecimentos lúdicos.
  • Análise crítica da evolução social e cultural registrada nas brincadeiras.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' destaca-se por sua abordagem prática e envolvente, essencial para o engajamento dos alunos do 1º ano. Ao combinar vídeos e histórias faladas sobre brincadeiras antigas, buscamos capturar o interesse dos alunos através de estímulos audiovisuais e auditivos. Essa primeira etapa da metodologia favorece a introdução ao tema de maneira dinâmica, permitindo que os alunos comecem a absorver informações e traçar paralelos intuitivos com suas experiências pessoais. A segunda parte, o ensino de uma brincadeira antiga por cada criança em grupos, atua como um catalisador para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, já que cada aluno não só revisita uma brincadeira do passado, mas também participa ativamente na disseminação cultural entre os colegas. Ao final, a discussão conduzida pelo professor se converte em um espaço para reflexão, permitindo que o conhecimento seja consolidado através do diálogo, e que se efetivem aprendizagens críticas e sociais sobre os conteúdos abordados.

  • Apresentação de vídeos/contação de histórias sobre brincadeiras antigas.
  • Atividade prática em que os alunos ensinam brincadeiras antigas em grupos.
  • Discussão em grupo para refletir sobre diferenças e semelhanças observadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' foi delineado para ser completado em uma única aula de 40 minutos, garantindo que o conteúdo possa ser abordado de forma eficaz e envolvente. Essa estrutura temporal é mantida para assegurar o foco e a participação ativa dos alunos durante todo o período. Inicialmente, a aula começa com a apresentação e visualização de vídeos ou contação de histórias sobre as brincadeiras do passado, ocupando os primeiros 10 minutos. Os 20 minutos seguintes são dedicados à formação de grupos e à execução prática, onde cada criança tem a oportunidade de ensinar uma brincadeira que aprendeu. Finalmente, os últimos 10 minutos são reservados para a discussão de grupo, mediada pelo professor, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflexões sobre as atividades realizadas. Este cronograma conciso promove uma jornada educativa prática, sem causar sobrecarga cognitiva, enquanto facilita o desenvolvimento de habilidades sociais e de aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação de vídeos/contação de histórias sobre brincadeiras antigas (10 minutos).
  • Momento 1: Introdução às Brincadeiras Antigas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Brincadeiras do Passado e Presente'. Utilize imagens de brincadeiras antigas exibidas no projetor para captar a atenção dos alunos. Explique que ao longo da aula, eles aprenderão sobre brincadeiras que suas avós e avôs costumavam brincar.

    Momento 2: Apresentação dos Vídeos/Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Projete vídeos curtos ou narre histórias em áudio que descrevem brincadeiras antigas. É importante que os vídeos sejam curtos e direto ao ponto para manter o interesse das crianças. Pergunte aos alunos se reconheceram alguma brincadeira ou se conhecem algo semelhante.

    Momento 3: Discussão e Compartilhamento Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Forme pequenos grupos entre os alunos e peça para que compartilhem entre si se já ouviram falar das brincadeiras mostradas e se já brincaram de algo parecido. Também incentive que contem variedades dessas brincadeiras que conhecem. Observe se há participação de todos e auxilie os grupos que precisarem de mais estímulo.

    Momento 4: Reflexão e Registros (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna todos os alunos e permita que cada grupo compartilhe uma descoberta ou fato que tenham achado interessante sobre as brincadeiras antigas. Em seguida, permita que façam desenhos em papéis sobre suas brincadeiras favoritas do passado e do presente, destacando suas semelhanças e diferenças. Avalie a participação e engajamento de cada aluno por meio de observação direta, destacando aqueles que respeitam o turno para fala e contribuem para a discussão.

  • Aula 1: Formação de grupos e ensino de brincadeiras antigas praticadas (20 minutos).
  • Momento 1: Formação dos Grupos e Orientações Iniciais (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie solicitando aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas. É importante que os grupos sejam diversos, para promover a interação entre diferentes perfis de alunos. Enquanto formam os grupos, circule pela sala ajudando os alunos que tiverem dificuldade em encontrar um grupo. Explique que cada grupo irá aprender sobre uma brincadeira antiga e depois ensinará aos colegas.

    Momento 2: Pesquisa sobre Brincadeiras Antigas (Estimativa: 5 minutos)
    Distribua fichas com descrições sucintas e ilustradas de diferentes brincadeiras antigas para cada grupo. Oriente-os a escolher uma brincadeira para aprenderem e depois apresentarem. Incentive que discutam entre si qual consideram mais interessante ou que gostariam de explorar.

    Momento 3: Aprendizado das Brincadeiras (Estimativa: 5 minutos)
    Permita que os grupos leiam a descrição da brincadeira escolhida e discutam entre si. Dê suporte oferecendo um espaço para praticarem o que leram. Caso necessitem de mais informações ou tenham perguntas, esteja disponível para ajudar e esclarecer.

    Momento 4: Ensino entre Pares (Estimativa: 5 minutos)
    Estimule cada grupo a liderar uma pequena sessão onde irão ensinar e demonstrar a brincadeira antiga para o restante da turma. Observe se os grupos estão sendo claros em suas explicações e ofereça apoio para aqueles que precisarem.

    Momento 5: Reflexão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna toda a turma para um breve feedback. Incentive os alunos a falarem sobre o que acharam das brincadeiras e o que aprenderam sobre elas. É importante que cada aluno compartilhe algo que aprendeu ou que gostou. Avalie de forma formativa a participação, incentivando os alunos a reconhecerem a importância do ensino e aprendizagem colaborativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições específicas, assegure-se de que todos os alunos se sintam confortáveis com a dinâmica das atividades. Garanta que as fichas de brincadeiras sejam ilustradas e de fácil compreensão. Ofereça ajuda extra e encorajamento para os alunos mais tímidos ou que tenham dificuldades em interagir com o grupo. Crie um ambiente acolhedor onde eles possam se sentir seguros para participar e experimentar novas atividades.

  • Aula 1: Discussão em grupo sobre as observações e reflexões das atividades (10 minutos).
  • Momento 1: Formação do Círculo de Discussão (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a sala em um grande círculo com as cadeiras, visando promover um espaço onde todos os alunos possam se ver e participar. Explique brevemente o objetivo da discussão, que será refletir sobre o que viram e aprenderam nas atividades anteriores.

    Momento 2: Apresentação das Observações (Estimativa: 3 minutos)
    Inicie a discussão pedindo aos alunos que compartilhem uma observação ou reflexão que fizeram durante as atividades de ensino e prática das brincadeiras antigas. Oriente para que falem de forma clara e escutem atentamente os colegas.

    Momento 3: Comparação Coletiva (Estimativa: 2 minutos)
    Estimule que os alunos comparem em grupo as brincadeiras discutidas até agora, destacando semelhanças e diferenças entre o passado e o presente. Incentive a expressão de diferentes perspectivas e ajuste a dinâmica caso algum aluno tenha dificuldade em participar.

    Momento 4: Reflexão sobre Habilidades Sociais (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve reflexão sobre as habilidades sociais que utilizaram durante as atividades, como colaboração, respeito e comunicação. Peça aos alunos que compartilhem exemplos de quando agiram de acordo com essas capacidades. Forneça feedback positivo para encorajar a autopercepção.

    Momento 5: Síntese e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a discussão pedindo para que reflitam sobre o que mais gostaram ou aprenderam durante as atividades. Registre algumas dessas reflexões no quadro como memória coletiva da aula. Avalie informando aos alunos o quanto foi importante sua participação e considerando seus relatos como indicador de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação desta atividade pode ser realizada através de diversas formas, buscando ser inclusiva e significativa para os alunos. Em primeiro lugar, propõe-se uma avaliação formativa contínua, onde o professor observa e coleta dados do desempenho dos alunos durante a execução das brincadeiras. Esta abordagem permite identificar competências sociais como a cooperação e a participação ativa. Adicionalmente, uma avaliação de auto-reflexão é incentivada, na qual os alunos refletem sobre o que aprenderam e sentiram durante a atividade, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Finalmente, uma avaliação por pares pode ser utilizadas, encorajando os alunos a darem feedbacks uns aos outros, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo. Os critérios de avaliação incluem a habilidade de identificar diferenças e semelhanças, a colaboração e o envolvimento nas atividades, além da capacidade de comunicação durante as apresentações. Estes métodos avaliativos visam oferecer uma visão abrangente e inclusiva, reconhecendo as realizações individuais e em grupo dos alunos.

  • Avaliação formativa contínua baseada na observação de competências sociais.
  • Avaliação de auto-reflexão incentivando o uso de habilidades socioemocionais.
  • Avaliação por pares com feedback construtivo entre alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Brincadeiras do Passado e Presente' são simples e acessíveis, incentivando o uso de itens do cotidiano que não onerem o orçamento escolar. Materiais audiovisuais como vídeos curtos sobre brincadeiras antigas podem ser facilmente encontrados e acessados online, usando equipamentos já disponíveis na escola, como um projetor ou televisão. Para a parte prática, os alunos poderão usar brinquedos e objetos que eles próprios trouxerem de casa, estimulando a participação ativa e o protagonismo infantil. Papéis e lápis de cor estarão disponíveis para que as crianças possam ilustrar ou descrever brincadeiras de maneira criativa. Esta escolha de recursos também ensina sobre sustentabilidade e criatividade, mostrando aos alunos como podem adaptar materiais simples para diversos fins educativos.

  • Vídeos curtos ou histórias em áudio sobre brincadeiras antigas.
  • Equipamentos audiovisuais (projetor, televisão).
  • Brinquedos e objetos trazidos de casa pelos alunos.
  • Papéis e lápis de cor para ilustrações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos o quanto a carga de trabalho dos professores pode ser desafiadora, e por isso apresentamos sugestões práticas para garantir inclusão e acessibilidade sem trazer oneração excessiva. Apesar de não haver especificidades quanto a condições ou deficiências nesta turma em particular, é sempre valioso adotar uma abordagem inclusiva. Garantir materiais visuais claros e de fácil compreensão beneficia todos os alunos e pode ser facilmente adaptado para crianças com diferentes estilos de aprendizagem. Integrar momentos de reflexão individual e em grupo, atendendo diferentes necessidades emocionais durante a discussão, também promove um espaço acolhedor e respeitoso para expressões pessoais. Incentivar alunos a compartilhar seus brinquedos com quem não trouxe um também ensina empatia e cooperação. Manter o diálogo aberto com as famílias através de bilhetes ou reuniões também é essencial, promovendo um contínuo entendimento e suporte.

  • Materiais visuais de fácil compreensão para todos os estilos de aprendizagem.
  • Momentos de reflexão individual explorando diferentes necessidades emocionais.
  • Diálogo contínuo e aberto com as famílias sobre atividades e adaptações.

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