A atividade 'Caixa do Tempo de Brincadeiras' visa promover um estudo prático e interativo sobre as diferenças e semelhanças das brincadeiras ao longo do tempo e em diferentes culturas. Os alunos serão incentivados a trazer de suas casas brinquedos ou a descreverem brincadeiras de família que representem diferentes épocas e culturas. Todos os objetos e descrições serão coletados em uma 'caixa do tempo'. Durante a atividade, haverá uma roda de conversa onde cada aluno compartilhará a história e as regras das brincadeiras que trouxeram ou descreveram. Posteriormente, os alunos participarão de uma sessão prática no pátio, onde terão a oportunidade de experimentar as brincadeiras uns dos outros, promovendo assim a valorização da diversidade cultural e temporal nas formas de brincar.
O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das diversas maneiras que as crianças brincam em diferentes épocas e culturas. Espera-se incentivar o respeito pela diversidade e a compreensão da evolução cultural da sociedade através de um elemento tão fundamental quanto o brincar. Além disso, visa-se promover habilidades sociais, como o compartilhamento de experiências e o trabalho em equipe, enquanto os alunos participam ativamente das diferentes brincadeiras e discussões.
Esta atividade engloba conhecimentos ligados à geografia cultural e à educação física, explorando a diversidade das brincadeiras e a sua evolução ao longo do tempo e em distintas culturas. Será abordado o conceito de espaço geográfico e como ele é utilizado nas diversas formas de brincar, além de envolver atividades físicas práticas das brincadeiras apresentadas pelos alunos.
A metodologia adotada para esta atividade é a 'Atividade Mão-na-Massa', que promove a participação ativa dos alunos por meio de uma aprendizagem baseada no fazer. Inicialmente, será realizada uma coleta de brinquedos e descrições de brincadeiras para a 'caixa do tempo'. Segue-se uma roda de conversa onde cada participante explica sua brincadeira, evidenciando a metodologia ativa no compartilhamento de conhecimentos. Concluímos com sessões práticas no pátio, onde todos se envolvem na experimentação das brincadeiras, reforçando o aprendizado através da experiência direta e interação social.
A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a coleta dos brinquedos e a roda de conversa. Na segunda aula, realizaremos as sessões práticas no pátio, seguidas de uma discussão reflexiva sobre as atividades.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a coleta dos brinquedos até a participação nas brincadeiras e na roda de conversa. Observar-se-ão as habilidades de comunicação durante a apresentação das brincadeiras, a colaboração e o respeito pelas contribuições dos outros. Exemplos práticos de situações avaliativas incluem a clareza na explicação das regras das brincadeiras, o engajamento durante as atividades práticas, e a capacidade de reflexão e comparação entre as diferentes brincadeiras experimentadas.
Os principais recursos para a atividade incluem a 'caixa do tempo' para coleta dos objetos e descrições, espaço físico adequado para as sessões práticas (pátio ou quadra esportiva), e materiais básicos para a documentação e apresentação das brincadeiras, como papel, canetas e quadro-negro. Será fundamental também garantir a segurança dos alunos durante as atividades práticas.
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