Caixa do Tempo de Brincadeiras

Desenvolvida por: Érica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Educação Física
Temática: Brincadeiras de Diferentes Épocas e Culturas

A atividade 'Caixa do Tempo de Brincadeiras' visa promover um estudo prático e interativo sobre as diferenças e semelhanças das brincadeiras ao longo do tempo e em diferentes culturas. Os alunos serão incentivados a trazer de suas casas brinquedos ou a descreverem brincadeiras de família que representem diferentes épocas e culturas. Todos os objetos e descrições serão coletados em uma 'caixa do tempo'. Durante a atividade, haverá uma roda de conversa onde cada aluno compartilhará a história e as regras das brincadeiras que trouxeram ou descreveram. Posteriormente, os alunos participarão de uma sessão prática no pátio, onde terão a oportunidade de experimentar as brincadeiras uns dos outros, promovendo assim a valorização da diversidade cultural e temporal nas formas de brincar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das diversas maneiras que as crianças brincam em diferentes épocas e culturas. Espera-se incentivar o respeito pela diversidade e a compreensão da evolução cultural da sociedade através de um elemento tão fundamental quanto o brincar. Além disso, visa-se promover habilidades sociais, como o compartilhamento de experiências e o trabalho em equipe, enquanto os alunos participam ativamente das diferentes brincadeiras e discussões.

  • Identificar e compreender as diferenças e semelhanças nas brincadeiras em diferentes épocas e culturas.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural e da evolução da sociedade.
  • Desenvolver habilidades sociais como trabalho em equipe e compartilhamento de experiências.
  • Estimular a prática de atividades físicas por meio das brincadeiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba conhecimentos ligados à geografia cultural e à educação física, explorando a diversidade das brincadeiras e a sua evolução ao longo do tempo e em distintas culturas. Será abordado o conceito de espaço geográfico e como ele é utilizado nas diversas formas de brincar, além de envolver atividades físicas práticas das brincadeiras apresentadas pelos alunos.

  • Diversidade cultural e temporal das brincadeiras
  • Evolução das formas de brincar
  • Uso do espaço geográfico e público para o lazer
  • Prática de atividades físicas através das brincadeiras

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a 'Atividade Mão-na-Massa', que promove a participação ativa dos alunos por meio de uma aprendizagem baseada no fazer. Inicialmente, será realizada uma coleta de brinquedos e descrições de brincadeiras para a 'caixa do tempo'. Segue-se uma roda de conversa onde cada participante explica sua brincadeira, evidenciando a metodologia ativa no compartilhamento de conhecimentos. Concluímos com sessões práticas no pátio, onde todos se envolvem na experimentação das brincadeiras, reforçando o aprendizado através da experiência direta e interação social.

  • Coleta e organização da 'caixa do tempo'
  • Roda de conversa sobre as brincadeiras coletadas
  • Sessões práticas de brincadeiras no pátio
  • Discussão em grupo sobre as experiências vivenciadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a coleta dos brinquedos e a roda de conversa. Na segunda aula, realizaremos as sessões práticas no pátio, seguidas de uma discussão reflexiva sobre as atividades.

  • Aula 1: Coleta de brinquedos e roda de conversa.
  • Aula 2: Sessão prática de brincadeiras no pátio e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a coleta dos brinquedos até a participação nas brincadeiras e na roda de conversa. Observar-se-ão as habilidades de comunicação durante a apresentação das brincadeiras, a colaboração e o respeito pelas contribuições dos outros. Exemplos práticos de situações avaliativas incluem a clareza na explicação das regras das brincadeiras, o engajamento durante as atividades práticas, e a capacidade de reflexão e comparação entre as diferentes brincadeiras experimentadas.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para a atividade incluem a 'caixa do tempo' para coleta dos objetos e descrições, espaço físico adequado para as sessões práticas (pátio ou quadra esportiva), e materiais básicos para a documentação e apresentação das brincadeiras, como papel, canetas e quadro-negro. Será fundamental também garantir a segurança dos alunos durante as atividades práticas.

  • 'Caixa do Tempo' para coleta de brinquedos e descrições
  • Espaço físico adequado (pátio ou quadra esportiva)
  • Materiais para documentação (papel, canetas, quadro-negro)
  • Equipamento de segurança para as brincadeiras (se necessário)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo