Esta atividade possibilita aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorar as diversas formas de moradias ao redor do mundo, com ênfase nas variações encontradas no continente africano. Por meio de uma abordagem prática, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e reproduzir em miniatura, usando diversos materiais, os tipos de habitação apresentadas durante a aula. Esta proposta pedagógica visa fomentar a compreensão das diferenças culturais e geográficas que influenciam as construções habitacionais ao redor do globo, destacando a importância do contexto ambiental na escolha dos materiais e técnicas de construção. A interação durante a construção dos modelos em grupos permite ainda desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e respeito às diferenças.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos identifiquem e descrevam as características das diferentes moradias ao redor do mundo, valorizando a diversidade e compreendendo a influência do ambiente na construção dessas estruturas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de associar os tipos de moradias às suas respectivas áreas geográficas, ressaltando a importância dos materiais e técnicas utilizados em função das condições climáticas e recursos disponíveis.
O conteúdo programático abrange o estudo das moradias ao redor do mundo, com destaque para as variações encontradas no continente africano. Os alunos irão explorar como os diferentes contextos geográficos, climáticos e culturais influenciam os métodos e materiais de construção. Este programa pretende introduzir conceitos básicos de geografia e antropologia, promovendo uma maior consciência global e respeito pelas diversas culturas.
A atividade será conduzida por meio da metodologia ativa, onde os alunos serão os principais protagonistas de seu aprendizado. Iniciar-se-á com uma breve apresentação em slides para contextualizar o tema e mostrar exemplos de moradias ao redor do mundo. Após a apresentação, os alunos serão agrupados e receberão materiais variados para construir modelos das moradias. Este processo promoverá a investigação, a experimentação e a colaboração entre os alunos, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências previstas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação das moradias e a divisão dos grupos. Na segunda aula, os alunos construirão os modelos e farão as apresentações para a classe.
A avaliação será formativa e contínua, observando-se a participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na escolha dos materiais, a compreensão dos conceitos relacionados às moradias e às influências do ambiente nas construções. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam, por meio de uma roda de conversa ao final do projeto, onde poderão expressar suas descobertas e sentimentos em relação à atividade realizada.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais variados como caixas de papelão, palitos de sorvete, argila e tecidos, além de recursos de multimídia para a apresentação das moradias. Esses materiais permitirão que os alunos concretizem suas aprendizagens por meio da construção de modelos, facilitando a compreensão das diferenças entre as moradias apresentadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula