Construindo Nossas Regras

Desenvolvida por: Wanise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Convivência e Cidadania

Nessa atividade, intitulada 'Construindo Nossas Regras', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a participar ativamente na criação de um conjunto de regras para promover uma convivência harmoniosa dentro da sala de aula e na escola. Por meio de uma metodologia ativa de 'mão-na-massa', os alunos trabalharão juntos, sob a orientação do professor, para identificar comportamentos desejáveis e necessários para uma boa convivência. Após uma discussão guiada e reflexiva sobre a importância do respeito mútuo e da colaboração, cada aluno terá a oportunidade de contribuir para a criação de um mural coletivo. Usando materiais como cartolinas, canetinhas e adesivos, eles ilustrarão as regras que foram discutidas e acordadas. Este mural não só servirá como um lembrete visual das regras de convivência, mas também como uma peça de orgulho para a turma, destacando a importância do trabalho em equipe e da participação de todos no processo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver o senso de comunidade e responsabilidade social nos alunos, enfatizando a importância do diálogo, da negociação e do respeito mútuo na construção de um ambiente escolar acolhedor e produtivo. Os alunos aprenderão sobre a importância de regras claras para a convivência harmoniosa e como cada indivíduo contribui para o bem-estar coletivo. Além disso, a atividade estimula a criatividade, expressão artística e habilidades de colaboração, fundamentais no processo educacional.

  • Promover a compreensão da importância do respeito mútuo e das regras de convivência na escola.
  • Desenvolver habilidades de diálogo, escuta ativa e negociação.
  • Estimular a criatividade e expressão individual por meio da contribuição para o mural coletivo.
  • Reforçar a ideia de responsabilidade individual e coletiva na criação de um ambiente escolar positivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos de cidadania, direitos e deveres individuais e coletivos, assim como a importância do respeito e da colaboração para a boa convivência em qualquer comunidade. A discussão sobre regras de convivência será ancorada em situações reais do cotidiano escolar, permitindo que os alunos reflitam sobre as consequências de suas ações no coletivo.

  • Cidadania e convivência social
  • Direitos e deveres na escola
  • Importância da colaboração e do respeito mútuo
  • Regras de convivência na sala de aula e na escola

Metodologia

Utilizando a abordagem 'mão-na-massa', esta atividade promove uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. A discussão inicial sobre regras de convivência será seguida de uma atividade prática, na qual cada aluno contribuirá para a criação de um mural. Esta metodologia permite aprender fazendo, incentivando o engajamento e a retenção dos conceitos discutidos.

  • Discussão guiada sobre regras de convivência
  • Criação colaborativa de um mural ilustrando as regras
  • Reflexão coletiva sobre o processo e o resultado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a discussão sobre as regras de convivência. Na segunda aula, os alunos participarão da criação do mural.

  • Aula 1: Discussão sobre convivência e regras de comportamento.
  • Aula 2: Criação do mural coletivo.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e contribuição de cada aluno durante as discussões e na criação do mural. Serão valorizadas a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de expressar suas ideias de forma respeitosa. O produto final, o mural, também será considerado um indicativo do sucesso da atividade, refletindo a colaboração e o entendimento dos alunos sobre as regras de convivência acordadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a criação do mural, como cartolinas, canetinhas, lápis de cor, adesivos e fita adesiva. Além disso, o espaço da sala de aula precisa ser organizado de forma que facilite a discussão em grupo e a colaboração durante a criação do mural.

  • Cartolinas
  • Canetinhas e lápis de cor
  • Adesivos decorativos
  • Fita adesiva

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo