Nessa atividade, intitulada 'Construindo Nossas Regras', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a participar ativamente na criação de um conjunto de regras para promover uma convivência harmoniosa dentro da sala de aula e na escola. Por meio de uma metodologia ativa de 'mão-na-massa', os alunos trabalharão juntos, sob a orientação do professor, para identificar comportamentos desejáveis e necessários para uma boa convivência. Após uma discussão guiada e reflexiva sobre a importância do respeito mútuo e da colaboração, cada aluno terá a oportunidade de contribuir para a criação de um mural coletivo. Usando materiais como cartolinas, canetinhas e adesivos, eles ilustrarão as regras que foram discutidas e acordadas. Este mural não só servirá como um lembrete visual das regras de convivência, mas também como uma peça de orgulho para a turma, destacando a importância do trabalho em equipe e da participação de todos no processo.
Esta atividade visa desenvolver o senso de comunidade e responsabilidade social nos alunos, enfatizando a importância do diálogo, da negociação e do respeito mútuo na construção de um ambiente escolar acolhedor e produtivo. Os alunos aprenderão sobre a importância de regras claras para a convivência harmoniosa e como cada indivíduo contribui para o bem-estar coletivo. Além disso, a atividade estimula a criatividade, expressão artística e habilidades de colaboração, fundamentais no processo educacional.
O conteúdo programático abordará conceitos de cidadania, direitos e deveres individuais e coletivos, assim como a importância do respeito e da colaboração para a boa convivência em qualquer comunidade. A discussão sobre regras de convivência será ancorada em situações reais do cotidiano escolar, permitindo que os alunos reflitam sobre as consequências de suas ações no coletivo.
Utilizando a abordagem 'mão-na-massa', esta atividade promove uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. A discussão inicial sobre regras de convivência será seguida de uma atividade prática, na qual cada aluno contribuirá para a criação de um mural. Esta metodologia permite aprender fazendo, incentivando o engajamento e a retenção dos conceitos discutidos.
A atividade terá a duração total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a discussão sobre as regras de convivência. Na segunda aula, os alunos participarão da criação do mural.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e contribuição de cada aluno durante as discussões e na criação do mural. Serão valorizadas a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de expressar suas ideias de forma respeitosa. O produto final, o mural, também será considerado um indicativo do sucesso da atividade, refletindo a colaboração e o entendimento dos alunos sobre as regras de convivência acordadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a criação do mural, como cartolinas, canetinhas, lápis de cor, adesivos e fita adesiva. Além disso, o espaço da sala de aula precisa ser organizado de forma que facilite a discussão em grupo e a colaboração durante a criação do mural.
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