Construtores do Calendário

Desenvolvida por: Ana Cr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Linguagens
Temática: Tempo e Espaço

Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma viagem fascinante ao mundo dos calendários, tornando-se 'construtores' de seus próprios calendários. O propósito é explorar conceitos de tempo, sequência, meses do ano, e observar as estações e festividades importantes. Os alunos iniciarão com uma exploração guiada sobre o papel dos calendários em nossa vida, aprendendo sobre sua importância e como eles nos ajudam a organizar e planejar nosso tempo e atividades. Em seguida, cada aluno receberá um conjunto de materiais como cartolinas, adesivos de dias, meses, adesivos representando as estações do ano, e marcadores de datas importantes. Os estudantes serão encorajados a montar seus calendários de forma criativa, refletindo sobre a sequência dos meses e as mudanças das estações, além de considerar festas nacionais e tradições de diferentes culturas. Esta atividade oferecerá uma oportunidade para os alunos aplicarem seus conhecimentos em um projeto prático, enquanto desenvolvem habilidades de organização, criatividade e entendimento cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão profunda de conceitos relacionados ao tempo, como sequência de meses, noções de semanas e dias, reconhecimento de festas nacionais e a importância das estações do ano. Procura-se também fomentar um entendimento sobre como diferentes culturas organizam seus calendários, instigando a curiosidade e o respeito pela diversidade. Esta atividade visa desenvolver habilidades cognitivas e motoras, através da manipulação de materiais e organização de informações de maneira lógica e criativa. Aprender a se organizar e planejar usando um calendário é uma habilidade vida fundamental que será explorada.

  • Entender a sequência dos meses e as mudanças das estações.
  • Reconhecer festas nacionais e compreender suas origens e significados.
  • Desenvolver noções de passagem do tempo e sua organização.
  • Promover criatividade na construção e personalização dos calendários.
  • Explorar como diferentes culturas organizam e percebem o tempo.

Conteúdo Programático

Este projeto se concentra em conceitos fundamentais relacionados ao tempo, abrangendo a sequência dos meses, a passagem do tempo, as características distintas das estações do ano, além de festividades e tradições de diversas culturas. Os estudantes trabalharão aspectos da Matemática ao lidar com a sequência dos meses do ano e contar dias, além de integrar conceitos de Ciências ao explorar as estações do ano. Habilidades linguísticas serão empregadas ao discutir e pesquisar sobre festas nacionais e a forma como diferentes culturas reconhecem o tempo, enfatizando a leitura, a escrita e a comunicação oral.

  • Sequência dos meses do ano e as estações.
  • Noções de semanas, dias e organização do tempo.
  • Festas nacionais, significados e origens culturais.
  • Conceitos das diferentes formas de calendários culturais.
  • Habilidades práticas de organização, planejamento e criação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade incentiva os alunos a 'aprender fazendo', através da construção prática de seus próprios calendários. Os materiais serão explorados de forma lúdica, encorajando a exploração pessoal e criativa. Discussões em pequenos grupos sobre as estações do ano, festas nacionais e diferentes calendários culturais incentivam a troca de ideias e a colaboração. A personalização dos calendários serve como um incentivo à exploração e aplicação de conceitos, além de permitir que os alunos manifestem sua criatividade e compreensão do tempo.

  • Exploração guiada sobre a importância dos calendários.
  • Construção individual de calendários com materiais diversos.
  • Discussões em grupo sobre estações, festas nacionais e calendários de outras culturas.
  • Atividades lúdicas de associação de meses a estações e festividades.
  • Apresentação e compartilhamento dos calendários criados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos aprenderão sobre a importância dos calendários e começarão a construção de seus próprios calendários. Na segunda aula, eles irão finalizar seus projetos, discutir sobre as festas nacionais, estações do ano e diferentes calendários culturais, culminando na apresentação de seus trabalhos.

  • Aula 1: Introdução aos calendários e início da construção.
  • Aula 2: Conclusão dos calendários, discussões culturais e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando os seguintes critérios: compreensão e aplicação do conceito de sequência dos meses, criatividade e cuidado na construção do calendário, capacidade de trabalhar em equipe durante as discussões, e a habilidade de expressar compreensões sobre festas nacionais e diferentes calendários culturais. Serão valorizadas a participação ativa e a demonstração de aprendizado prático, além da reflexão sobre a importância de se organizar e planejar o tempo. Exemplos de sucesso podem incluir a precisão na sequência dos meses, a riqueza de detalhes sobre festividades e estações, bem como a originalidade na apresentação dos calendários.

Materiais e ferramentas:

Para oferecer uma experiência de aprendizado completa, a atividade inclui o uso de cartolinas, adesivos com dias, meses, estações do ano e datas importantes, canetas coloridas, e cola. Estes materiais permitirão aos alunos a liberdade de customizar seus calendários, propiciando uma experiência de aprendizagem tátil e visual. O uso de recursos digitais, como tablets ou computadores, pode ser incorporado para pesquisas sobre festas nacionais e diferentes sistemas de calendários utilizados ao redor do mundo, enriquecendo o conteúdo pedagógico.

  • Cartolinas e adesivos de dias, meses e estações do ano.
  • Adesivos de datas importantes e canetas coloridas.
  • Material para colagem (cola, tesoura sem ponta).
  • Recursos digitais para pesquisa (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo