Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Grace … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Observação da Natureza

Nesta atividade prática, intitulada 'Detetives da Natureza', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão transformados em pequenos investigadores. Armados com lupas feitas de material reciclável, eles se aventurarão pelo entorno escolar ou um parque próximo, com a missão de explorar e coletar informações sobre os elementos naturais presentes. Durante essa jornada investigativa, os alunos terão a oportunidade de observar tipos de plantas, identificar pequenos insetos e notar as diversas texturas do solo. Este processo de exploração é voltado para estimular a curiosidade e o desejo de descobrir, fundamentais no processo de aprendizagem. Após a fase de coleta de dados, os alunos se reunirão em círculo, onde cada detetive terá a chance de compartilhar suas descobertas. Esta etapa de compartilhamento é crucial, pois promove a discussão sobre as semelhanças e diferenças observadas, além de estimular o respeito pelas descobertas dos colegas e fomentar um ambiente de apoio mútuo. Através desta atividade, buscamos não apenas fomentar o conhecimento sobre o meio ambiente e suas características, mas também instigar habilidades sociais e cognitivas como trabalho em equipe, desenvolvimento do senso crítico, habilidades de observação e a consciência sobre a importância da preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado imersiva e interativa, que lhes permita observar de perto e compreender a diversidade e a riqueza do mundo natural que os cerca. Almejamos desenvolver as habilidades de observação detalhada, fomentar a curiosidade e a capacidade de questionamento. Além disso, pretendemos promover o entendimento de conceitos fundamentais sobre ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade. Ao compartilhar suas descobertas, os alunos também praticarão habilidades sociais, como comunicação eficaz, respeito pelas ideias dos colegas e trabalho em equipe. Por fim, essa atividade visa incutir nos alunos uma precoce consciência ambiental e a importância de preservar o mundo natural para as futuras gerações.

  • Observar e explorar o meio ambiente de maneira detalhada.
  • Identificar e diferenciar tipos de plantas, insetos e texturas do solo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade é construído em torno da observação do ambiente natural e da coleta de dados, abordando tópicos específicos como tipos de plantas, insetos e diversidade de texturas do solo. Um ponto importante do conteúdo é o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas por meio da observação atenta e do compartilhamento de descobertas. Além disso, a atividade visa a conscientização sobre a interação humana com o ambiente natural e a necessidade de sua preservação. Pretende-se, com isso, gerar nos alunos uma conexão mais profunda e respeitosa com a natureza, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seu papel como parte do ecossistema.

  • Exploração do ambiente natural: plantas, insetos e solo.
  • Habilidades de observação e coleta de informações.
  • Trabalho em equipe e compartilhamento de descobertas.
  • Conscientização ambiental e preservação.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos aprenderem por meio da exploração, observação e experimentação direta no ambiente natural. Ao assumirem o papel de 'Detetives da Natureza', os alunos estarão engajados em uma busca ativa por conhecimento, empregando lupas de material reciclável para observar de perto os elementos da natureza. Este método favorece o aprendizado ativo, estimulando a curiosidade e a capacidade analítica dos estudantes. A discussão em grupo após a fase de exploração permite o compartilhamento de descobertas, promovendo a capacidade de ouvir e valorizar as contribuições dos colegas, além de fomentar o desenvolvimento de conclusões conjuntas sobre a importância de preservar o ambiente natural.

  • Uso de lupas de material reciclável para observação detalhada.
  • Exploração do entorno escolar ou de um parque próximo.
  • Discussão em grupo para compartilhamento e debate das descobertas.
  • Promoção da conscientização ambiental através da experiência direta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois encontros de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e receberão as lupas recicláveis. A maior parte deste primeiro encontro será destinada à exploração e observação do ambiente externo. No segundo encontro, os alunos se reunirão em círculo para compartilhar suas descobertas e discutir as observações feitas, sob a orientação do educador. Este momento será crucial para integrar o aprendizado e destacar os aspectos mais relevantes da experiência.

  • Aula 1: Introdução e exploração do ambiente (50 minutos).
  • Aula 2: Compartilhamento e discussão das descobertas (50 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e envolvimento dos alunos durante todo o processo, desde a exploração até o compartilhamento de suas descobertas. Será dada atenção especial à habilidade de observação detalhada, à capacidade de identificar e descrever os elementos naturais observados, e à contribuição para o debate em grupo. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e a expressão de conscientização ambiental serão critérios importantes. Esta avaliação formativa tem como objetivo principal observar o engajamento dos alunos com o conteúdo e o desenvolvimento das competências propostas, mais do que a obtenção de 'respostas corretas'.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os principais recursos serão lupas feitas de material reciclável, providenciadas antes do início da atividade. Os alunos serão incentivados a construir suas próprias lupas como parte do processo de aprendizado, utilizando materiais recicláveis disponíveis na escola ou trazidos de casa, sob orientação do professor. Além das lupas, serão utilizados cadernos ou folhas para que os alunos possam registrar suas observações e descobertas. A escolha de um entorno escolar adequado ou de um parque próximo é também fundamental para o sucesso da atividade.

  • Lupas feitas de material reciclável.
  • Cadernos ou folhas para registros.
  • Entorno escolar ou parque para exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo