Detetives das Estações

Desenvolvida por: Marina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Estações do Ano e Alterações Ambientais

Nesta atividade, 'Detetives das Estações', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aventurar no mundo da observação e investigação do meio ambiente. Eles aprenderão, de forma prática e envolvente, como as diferentes estações do ano influenciam diretamente o ambiente ao nosso redor, incluindo mudanças nas plantas, no comportamento dos animais e nas condições climáticas. Divididos em pequenos grupos, eles atuarão como verdadeiros detetives das estações, coletando evidências, fazendo anotações e criando desenhos que representem suas observações. Esta metodologia ativa, baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos, permitirá que os alunos apliquem seus conhecimentos de forma concreta, reforçando o aprendizado de conceitos fundamentais para a compreensão do mundo natural que os cerca. Além disso, ao apresentarem suas descobertas para os colegas, desenvolverão habilidades de expressão oral e escrita, além de aprenderem a valorizar o trabalho em equipe e a pesquisa como ferramenta de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e detalhada das alterações ambientais causadas pelas diferentes estações do ano. Este aprendizado se dará através do estímulo à observação atenta, ao pensamento crítico e à curiosidade científica sobre como o ambiente natural se transforma ao longo das estações. Além disso, visa fortalecer a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos, assim como promover o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.

  • Identificar as características distintas das quatro estações do ano.
  • Observar e registrar mudanças no ambiente devido às variações sazonais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Promover a expressão oral e escrita por meio da apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Aplicar na prática o método científico de observação e registro.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
  • EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarca uma compreensão fundamental sobre as estações do ano e suas influências no meio ambiente. Isto inclui o estudo das características de cada estação, a observação de mudanças no ambiente local, especialmente em relação à flora, fauna e condições climáticas, e a compreensão de como essas mudanças afetam o dia a dia das comunidades, incluindo vestuário e hábitos alimentares.

  • As quatro estações do ano e suas características principais.
  • Impacto das estações no meio ambiente: fauna, flora e clima.
  • Relação entre as mudanças ambientais e o cotidiano das pessoas.

Metodologia

Para alcançar os objetivos de aprendizado, a atividade será conduzida por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. Esta abordagem permite que os alunos aprendam fazendo, o que incentiva a participação ativa, a investigação e a resolução de problemas de uma forma contextualizada. Dessa maneira, os alunos serão incentivados a trabalhar em pequenos grupos, a fim de fomentar a colaboração e a troca de ideias enquanto exploram o ambiente ao redor em busca de evidências das mudanças sazonais.

  • Formação de grupos de detetives para investigar as estações do ano.
  • Observação e registro, através de desenhos e anotações, das mudanças no ambiente.
  • Apresentação e discussão em grupo das descobertas encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e formação dos grupos. A segunda aula focará na observação e coleta de dados. A última parte, distribuída em 0.4 de aula, será para preparação e realização das apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Observação e coleta de dados no ambiente escolar.
  • Aula 3: Preparação e apresentação dos projetos pelos alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, observando o envolvimento na coleta de dados, na qualidade e criatividade dos registros (desenhos e anotações) e na clareza e profundidade das apresentações orais. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, comunicar suas descobertas e conectar as observações feitas com os conceitos aprendidos em sala de aula. Exemplos claros e registros detalhados ajudarão a ilustrar a compreensão dos alunos sobre como as estações do ano influenciam o meio ambiente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais para anotação e desenho (cadernos, lápis, canetas, giz de cera), acesso ao ambiente externo para observação, e recursos de multimídia para a apresentação dos projetos. Além disso, poderão ser utilizados livros e materiais digitais como suporte teórico para as investigações dos alunos.

  • Materiais de desenho e anotação.
  • Ambiente externo para observações práticas.
  • Recursos multimídia para apresentações.
  • Livros e materiais digitais sobre as estações do ano.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo