Estações do Ano: Um Guarda-Roupa Divertido

Desenvolvida por: Sonia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Ciências
Temática: Estações do Ano e Vestuário

Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender sobre as estações do ano e como elas influenciam nosso cotidiano, em especial, a maneira como nos vestimos. Para isso, eles participarão da criação de um grande mural colaborativo que representa as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Cada aluno contribuirá com uma peça de roupa ou acessório típico de uma estação específica, que trará de casa, e compartilhará com a turma as razões pelas quais essa peça é adequada para o clima em questão. Esta dinâmica permitirá uma discussão rica sobre como a temperatura e a umidade influenciam não apenas o nosso vestuário, mas também nossas atividades diárias e hábitos alimentares. O objetivo é promover o entendimento das necessidades de adaptação ao ambiente em que vivemos e como as mudanças climáticas podem afetar essas necessidades.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos serão capazes de identificar as quatro estações do ano e entender como as condições climáticas de cada uma influenciam a nossa escolha de roupas e acessórios. Através da prática de trazer uma peça de vestuário ou acessório de casa, os estudantes aprenderão a associar cada item às suas experiências pessoais com as mudanças climáticas. Eles também desenvolverão habilidades de comunicação e expressão ao compartilhar suas escolhas e escutar as dos colegas. Esta atividade objetiva ainda fomentar a consciência ambiental nos alunos, mostrando como o ser humano precisa adaptar-se às variações climáticas.

  • Identificar as quatro estações do ano
  • Associar vestuário e clima
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão
  • Promover a consciência ambiental e adaptação às mudanças climáticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se propõe a explorar o tema das estações do ano, enfatizando a importância do clima na determinação de nosso vestuário e hábitos diários. Utilizando uma abordagem interdisciplinar que engloba conhecimentos de Geografia e Ciências, pretende-se discutir as características de cada estação, as variações de temperatura e umidade e como esses fatores influenciam não só a maneira como nos vestimos mas também nosso comportamento e bem-estar. Assim, os estudantes podem correlacionar conteúdos teóricos com experiências práticas e pessoais, favorecendo uma aprendizagem significativa.

  • Características das estações do ano
  • Relação entre clima, vestuário e atividades diárias
  • Adaptação ao ambiente e consciência ambiental

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade propõe uma imersão dos alunos no processo de aprendizagem por meio da prática, pesquisa e reflexão. Eles serão estimulados a explorar e investigar as razões pelas quais escolhemos determinadas peças de vestuário em cada estação do ano, promovendo a colaboração, o diálogo e a troca de experiências entre os participantes. Esta abordagem visa não apenas o aprofundamento no tema proposto, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe.

  • Criação de um mural colaborativo das estações
  • Apresentação e discussão em grupo das peças de vestuário e acessórios
  • Reflexão guiada pelo professor sobre as adaptações necessárias ao clima

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do tema e início da confecção do mural, com a contribuição das peças trazidas pelos alunos. Na segunda aula, dar-se-á continuidade à elaboração do mural, seguida por uma discussão em grupo sobre as descobertas e aprendizados. Este cronograma permitirá que os estudantes explorem o tema de forma abrangente.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da criação do mural
  • Aula 2: Continuação do mural e discussão dos aprendizados

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e baseada na participação e no engajamento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Observar-se-á a capacidade de identificar e relacionar as estações do ano com o vestuário adequado, além da habilidade de expressar suas ideias e escutar as dos outros. A qualidade das contribuições para o mural e a participação nas discussões refletirão o entendimento do aluno sobre o tema. Exemplos práticos de avaliação incluem a qualidade da apresentação da peça de vestuário, a coerência e relevância das justificativas e a interação durante as atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos para a criação do mural, como um grande pedaço de papel kraft ou cartolina, cola, tesoura, marcadores coloridos e adereços para decoração. Além disso, cada aluno contribuirá com uma peça de vestuário ou acessório. Será útil também o uso de imagens e gráficos sobre as estações do ano, que podem ser projetadas ou impressas, para auxiliar na compreensão do tema e estimular a discussão.

  • Materiais para o mural (papel kraft, cola, tesoura, marcadores)
  • Peças de vestuário ou acessórios dos alunos
  • Imagens e gráficos sobre as estações do ano

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo