A atividade 'Exploradores do Quintal' tem como objetivo propiciar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizagem lúdica e interativa, explorando o ambiente escolar. Os alunos serão agrupados e orientados a explorar diferentes espaços como o pátio e jardim da escola, a fim de observar, anotar e desenhar elementos variados da natureza e construções presentes. Esta exploração permitirá aos alunos a compreensão de diversos aspectos do meio ambiente, bem como a relação destes com o espaço em que vivem. Os pequenos exploradores, orientados pelos professores, farão registros visuais e escritos de suas observações. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma, incentivando a troca de experiências e a ampliação de perspectivas sobre o ambiente escolar. Esta atividade propõe uma aproximação sensorial e investigativa do mundo natural e construído, valorizando a curiosidade e a capacidade de observação dos alunos.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, como a observação detalhada do meio, a capacidade de realizar anotações e representações gráficas de suas percepções, bem como a expressão oral para compartilhar descobertas. Desta forma, amplia-se a compreensão do mundo natural e construído ao seu redor, fortalecendo a noção de pertencimento e responsabilidade ambiental. Além disso, visa-se estimular o trabalho em equipe, a colaboração e a escuta ativa durante o compartilhamento das experiências, fomentando habilidades socioemocionais importantes.
A atividade propõe uma abordagem interdisciplinar, envolvendo áreas como Ciências da Natureza e Geografia, ao permitir que os alunos explorem o ambiente escolar sob óticas distintas. Explorando elementos naturais e construídos, os alunos terão a oportunidade de relacionar conhecimentos teóricos e práticos, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico. Além disso, ao expressarem suas descobertas e reflexões, trabalharão habilidades de comunicação e socialização, elementos-chave para o desenvolvimento integral.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade envolve a aprendizagem baseada em projeto e exploração direta do ambiente. Os alunos serão estimulados a sair da rotina da sala de aula para uma experiência de campo, permitindo uma imersão real no contexto a ser estudado. Agrupados, terão a oportunidade de explorar, questionar e registrar suas observações, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa. A dinâmica de compartilhamento das descobertas incentiva o diálogo, a escuta e a valorização de diferentes perspectivas.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, a divisão dos grupos e o início da exploração. Na segunda aula, os alunos finalizarão a exploração, farão seus últimos registros e compartilharão suas descobertas com toda a turma.
A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento e participação de cada aluno durante todas as etapas da atividade. A qualidade dos registros (desenhos e anotações), a capacidade de observação, o trabalho em equipe e a expressão das descobertas de forma clara e coerente serão considerados. Além disso, a contribuição no debate e reflexão coletiva sobre as relações entre os elementos observados e o lugar onde vivem será avaliada. A avaliação buscará reconhecer os progressos individuais e coletivos, sem basear-se estritamente em critérios quantitativos.
Para a realização desta atividade, serão necessários cadernos ou folhas de papel para o registro das observações, lápis, canetas e lápis de cor para desenhos. Também serão úteis pranchetas ou suportes semelhantes que facilitem a escrita e o desenho durante a exploração. O apoio de guias visuais ou pequenos informativos sobre os elementos naturais e construídos do espaço escolar pode enriquecer a experiência dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula