Esta atividade prática objetiva levar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorar o ambiente escolar, notando ativamente os impactos e manifestações da natureza, como a presença do sol, os movimentos do vento e as mudanças provocadas pela chuva. Divididos em pequenos grupos, os alunos terão a missão de investigar os arredores da escola, coletando evidências visuais e materiais destes fenômenos climáticos. Com o material coletado, e através de seus próprios registros em forma de desenhos, eles irão compor painéis que refletem suas observações sobre a influência das condições climáticas sobre o ambiente. Esta dinâmica contempla não apenas a interação com o meio, mas também fomenta a capacidade de trabalhar em equipe, expressar observações artisticamente e relacionar o aprendizado em sala com o mundo à sua volta. A atividade utiliza metodologias ativas, como a Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, para estimular uma aprendizagem significativa e engajada com o conteúdo.
O objetivo desta atividade é promover um entendimento integrado sobre como os diferentes aspectos climáticos influenciam o ambiente em que vivemos. Além de proporcionar um contato direto com a natureza, espera-se desenvolver habilidades de observação, coleta de dados e trabalho em equipe. Os alunos também serão estimulados a expressar criativamente suas descobertas, construindo painéis que representem sua compreensão sobre o impacto do clima. Este exercício visa ainda, fomentar a curiosidade científica nos estudantes, incentivando perguntas e observações detalhadas sobre os fenômenos naturais.
Este plano de aula está alinhado à Base Nacional Comum Curricular, explorando conteúdos relacionados aos impactos dos ciclos naturais no ambiente e na vida cotidiana. Através da observação direta e da representação artística, os estudantes terão a oportunidade de entender e descrever as relações entre o clima e o ambiente, e como essas relações influenciam os habitantes e o seu modo de vida, incluindo vestuário e alimentação.
Utilizando as metodologias ativas Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade incentiva os alunos a um aprendizado exploratório do meio ambiente. Através da observação direta e da coleta de evidências, os estudantes são levados a refletir sobre os fenômenos naturais de maneira prática e interativa. A composição dos painéis servirá como uma forma de consolidar o aprendizado e permitir a expressão individual e em grupo das descobertas feitas, estimulando a criatividade e a análise crítica.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e realizarão a exploração e coleta de materiais. Na segunda aula, os grupos trabalharão na composição dos painéis e compartilharão suas descobertas com a classe.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração do ambiente e no processo de criação dos painéis. Observaremos a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas representações e a habilidade de comunicar as descobertas. A discussão em grupo sobre os painéis também contribuirá para a avaliação, permitindo analisar a compreensão dos alunos sobre os impactos climáticos no ambiente. O feedback será dado de maneira construtiva, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria.
Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis, como papelão ou cartolina para os painéis, lápis de cor, cola e tesoura para a montagem. Também incentivaremos a coleta segura de elementos naturais, como folhas, galhos, pedras, que possam ser usados na composição dos trabalhos. É importante garantir que todos os materiais sejam adequados e seguros para o manuseio pelas crianças.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula