Exploradores do Tempo

Desenvolvida por: Jennif… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Geografia
Temática: Observação dos ciclos naturais e efeitos do clima

Esta atividade prática objetiva levar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorar o ambiente escolar, notando ativamente os impactos e manifestações da natureza, como a presença do sol, os movimentos do vento e as mudanças provocadas pela chuva. Divididos em pequenos grupos, os alunos terão a missão de investigar os arredores da escola, coletando evidências visuais e materiais destes fenômenos climáticos. Com o material coletado, e através de seus próprios registros em forma de desenhos, eles irão compor painéis que refletem suas observações sobre a influência das condições climáticas sobre o ambiente. Esta dinâmica contempla não apenas a interação com o meio, mas também fomenta a capacidade de trabalhar em equipe, expressar observações artisticamente e relacionar o aprendizado em sala com o mundo à sua volta. A atividade utiliza metodologias ativas, como a Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, para estimular uma aprendizagem significativa e engajada com o conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um entendimento integrado sobre como os diferentes aspectos climáticos influenciam o ambiente em que vivemos. Além de proporcionar um contato direto com a natureza, espera-se desenvolver habilidades de observação, coleta de dados e trabalho em equipe. Os alunos também serão estimulados a expressar criativamente suas descobertas, construindo painéis que representem sua compreensão sobre o impacto do clima. Este exercício visa ainda, fomentar a curiosidade científica nos estudantes, incentivando perguntas e observações detalhadas sobre os fenômenos naturais.

  • Promover a observação ativa dos fenômenos naturais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação.
  • Desenvolver habilidades de coleta de dados e representação artística.
  • Fomentar a conexão entre o conhecimento científico e o mundo real.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
  • EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado à Base Nacional Comum Curricular, explorando conteúdos relacionados aos impactos dos ciclos naturais no ambiente e na vida cotidiana. Através da observação direta e da representação artística, os estudantes terão a oportunidade de entender e descrever as relações entre o clima e o ambiente, e como essas relações influenciam os habitantes e o seu modo de vida, incluindo vestuário e alimentação.

  • Observação do clima e ciclos naturais
  • Coleta de materiais e registros visuais
  • Representação artística dos fenômenos observados
  • Discussão sobre as mudanças ambientais e seu impacto na vida cotidiana

Metodologia

Utilizando as metodologias ativas Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade incentiva os alunos a um aprendizado exploratório do meio ambiente. Através da observação direta e da coleta de evidências, os estudantes são levados a refletir sobre os fenômenos naturais de maneira prática e interativa. A composição dos painéis servirá como uma forma de consolidar o aprendizado e permitir a expressão individual e em grupo das descobertas feitas, estimulando a criatividade e a análise crítica.

  • Atividade exploratória ao ar livre
  • Coleta de objetos e criação de registros visuais
  • Composição de painéis em grupo
  • Apresentação dos painéis e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e realizarão a exploração e coleta de materiais. Na segunda aula, os grupos trabalharão na composição dos painéis e compartilharão suas descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução ao tema e exploração do ambiente
  • Aula 2: Composição dos painéis e apresentação

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração do ambiente e no processo de criação dos painéis. Observaremos a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas representações e a habilidade de comunicar as descobertas. A discussão em grupo sobre os painéis também contribuirá para a avaliação, permitindo analisar a compreensão dos alunos sobre os impactos climáticos no ambiente. O feedback será dado de maneira construtiva, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis, como papelão ou cartolina para os painéis, lápis de cor, cola e tesoura para a montagem. Também incentivaremos a coleta segura de elementos naturais, como folhas, galhos, pedras, que possam ser usados na composição dos trabalhos. É importante garantir que todos os materiais sejam adequados e seguros para o manuseio pelas crianças.

  • Papelão ou cartolina
  • Lápis de cor, cola, tesoura
  • Elementos naturais coletados (folhas, galhos, pedras)
  • Câmera fotográfica ou smartphones (opcional para registros visuais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo