Esta atividade visa apresentar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de um jogo educativo, a evolução do samba ao longo do tempo. Os alunos explorarão brincadeiras e músicas do samba de épocas passadas em comparação com as atuais. O objetivo é ajudar na identificação de semelhanças e diferenças entre o samba de raiz e o samba de enredo contemporâneo, promovendo a discussão sobre como essas características refletem a diversidade e a influência cultural. Através dessa experiência lúdica, os estudantes terão a oportunidade de reconhecer a importância dos diferentes usos do samba como expressão cultural em várias regiões do Brasil.
Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são desenvolver nos alunos a capacidade de discernir e comparar distintas manifestações culturais no Brasil, especificamente através do samba. Este jogo educativo irá estimular a curiosidade e incentivar a apreciação e compreensão de diferentes estilos musicais e suas origens culturais. Os alunos irão aprender a identificar semelhanças e relações entre o passado e o presente, enquanto desenvolvem habilidades críticas de observação e análise cultural.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de músicas, brincadeiras e costumes relacionados ao samba de raiz e o samba de enredo atual. Os alunos serão introduzidos aos contextos históricos e sociais destes estilos musicais, promovendo assim uma compreensão mais ampla da cultura brasileira através do reconhecimento e valorização de suas tradições e evolução.
A metodologia aplicada nesta atividade integra abordagens lúdicas com objetivos educacionais específicos. O uso de jogos educativos encoraja a participação ativa e a construção de conhecimento de forma divertida e envolvente. Através da comparação direta entre músicas e brincadeiras do passado e do presente, os alunos poderão fazer conexões significativas com o conteúdo apresentado, facilitando a absorção do conhecimento e o desenvolvimento do senso crítico.
O cronograma está planejado para ser executado dentro de um período de 2 horas, divididas em sessões de 50 minutos. O planejamento considera momentos para apresentações, atividades práticas, discussões e fechamento, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam abordados de forma eficaz.
A avaliação dos alunos será contínua, observando engajamento e participação nas atividades práticas e nas discussões. Critérios específicos incluem a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças entre os estilos de samba, a capacidade de articular observações de maneira clara durante as discussões e o interesse demonstrado na atividade. Exemplos incluem tarefas simples, como descrever características observadas ou identificar usos culturais do samba. A avaliação qualitativa terá mais ênfase, sendo baseada em notas de observação do professor durante toda a atividade.
Os recursos selecionados para esta atividade visam proporcionar uma experiência imersiva e informativa para os alunos. Materiais interativos e audiovisuais enriquecerão a apresentação do conteúdo e facilitarão a comparação entre o samba de diferentes épocas, promovendo um maior engajamento e reflexão por parte dos alunos.
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