Jogo do Samba de Antigamente

Desenvolvida por: Nubia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Música
Temática: Samba de Raiz e Samba de Enredo Contemporâneo

Esta atividade visa apresentar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de um jogo educativo, a evolução do samba ao longo do tempo. Os alunos explorarão brincadeiras e músicas do samba de épocas passadas em comparação com as atuais. O objetivo é ajudar na identificação de semelhanças e diferenças entre o samba de raiz e o samba de enredo contemporâneo, promovendo a discussão sobre como essas características refletem a diversidade e a influência cultural. Através dessa experiência lúdica, os estudantes terão a oportunidade de reconhecer a importância dos diferentes usos do samba como expressão cultural em várias regiões do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são desenvolver nos alunos a capacidade de discernir e comparar distintas manifestações culturais no Brasil, especificamente através do samba. Este jogo educativo irá estimular a curiosidade e incentivar a apreciação e compreensão de diferentes estilos musicais e suas origens culturais. Os alunos irão aprender a identificar semelhanças e relações entre o passado e o presente, enquanto desenvolvem habilidades críticas de observação e análise cultural.

  • Compreender a evolução e os diferentes estilos de samba.
  • Identificar características culturais dos sambas de raiz e contemporâneo.
  • Fomentar o respeito e o reconhecimento da diversidade cultural brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de músicas, brincadeiras e costumes relacionados ao samba de raiz e o samba de enredo atual. Os alunos serão introduzidos aos contextos históricos e sociais destes estilos musicais, promovendo assim uma compreensão mais ampla da cultura brasileira através do reconhecimento e valorização de suas tradições e evolução.

  • História do samba de raiz.
  • Características do samba de enredo contemporâneo.
  • Impactos culturais do samba no Brasil.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade integra abordagens lúdicas com objetivos educacionais específicos. O uso de jogos educativos encoraja a participação ativa e a construção de conhecimento de forma divertida e envolvente. Através da comparação direta entre músicas e brincadeiras do passado e do presente, os alunos poderão fazer conexões significativas com o conteúdo apresentado, facilitando a absorção do conhecimento e o desenvolvimento do senso crítico.

  • Jogo educativo interativo.
  • Discussões em grupo.
  • Apresentação e análise de músicas e vídeos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para ser executado dentro de um período de 2 horas, divididas em sessões de 50 minutos. O planejamento considera momentos para apresentações, atividades práticas, discussões e fechamento, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam abordados de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao samba de raiz e apresentação do jogo.
  • Aula 2: Experimentação interativa com músicas e brincadeiras.
  • Aula 3: Discussão guiada sobre as observações e conclusões.
  • Aula 4: Síntese da aprendizagem e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua, observando engajamento e participação nas atividades práticas e nas discussões. Critérios específicos incluem a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças entre os estilos de samba, a capacidade de articular observações de maneira clara durante as discussões e o interesse demonstrado na atividade. Exemplos incluem tarefas simples, como descrever características observadas ou identificar usos culturais do samba. A avaliação qualitativa terá mais ênfase, sendo baseada em notas de observação do professor durante toda a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade visam proporcionar uma experiência imersiva e informativa para os alunos. Materiais interativos e audiovisuais enriquecerão a apresentação do conteúdo e facilitarão a comparação entre o samba de diferentes épocas, promovendo um maior engajamento e reflexão por parte dos alunos.

  • Recursos audiovisuais (vídeos e áudios de samba).
  • Equipamentos multimídia (projetor, alto-falantes).
  • Materiais impressos sobre a história do samba.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo