Mapa Maluco da Escola

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Artes
Temática: Exploração e representação do espaço escolar

A atividade 'Mapa Maluco da Escola' se destina aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a exploração do entorno escolar para a criação de um mapa simplificado da escola. Os alunos serão divididos em grupos e observarão os detalhes e características das áreas principais do pátio, salas e corredores. Utilizando papéis, lápis de cor e réguas, cada grupo produzirá seu mapa da escola, destacando suas percepções sobre o que consideram as áreas essenciais. Ao final, os grupos apresentarão seus mapas para a turma, discutindo as diferentes visões sobre o espaço escolar. Essa atividade amplia o reconhecimento do espaço, estimula a cooperação em equipe e incentiva a expressão artística e crítica dos alunos sobre seu ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem estimular a observação dos alunos sobre seu entorno escolar, promovendo a conscientização espacial e o desenvolvimento de habilidades de representação gráfica. Os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, valorizando a cooperação e a comunicação para identificar e registrar elementos essenciais do espaço que frequentam diariamente.

  • Estimular a observação dos aspectos físicos da escola.
  • Desenvolver habilidades de representação gráfica.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Estimular a comunicação e o debate entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA18: Descrever e representar a localização e a posição de objetos e pessoas no espaço, utilizando vocabulário adequado.
  • EF01AR17: Identificar diferentes formas de expressão artística, considerando suas características e elementos de composição.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na representação espacial e habilidades artísticas. Os alunos serão introduzidos ao conceito de mapeamento, utilizando elementos visuais e materiais básicos de artes visuais para documentar suas observações e ideias sobre o espaço escolar. Este exercício prático visa a construção do pensamento espacial dos alunos desde a tenra idade.

  • Introdução ao conceito de mapeamento.
  • Uso de materiais artísticos para representação.
  • Observação do espaço físico e seus elementos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade se baseia em aprendizado ativo e exploratório, onde os alunos são os protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Eles serão desafiados a observar, discutir e representar seu ambiente escolar, desenvolvendo assim um maior entendimento do espaço ao seu redor através de uma abordagem prática e colaborativa.

  • Aprendizado ativo e exploratório.
  • Discussões em grupo e observação prática.
  • Representação do espaço por meio de mapas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto organiza-se em uma aula de 120 minutos, o que equivale a 0.75 de uma aula de 160 minutos, ao longo das quais os alunos realizarão a observação do espaço escolar e a construção do mapa nos primeiros 60 minutos. Os 60 minutos restantes serão dedicados à apresentação dos mapas e à discussão coletiva.

  • Aula 1: Observação e construção do mapa escolar (60 minutos).
  • Aula 2: Apresentação dos mapas e discussão (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base na observação dos processos de grupo e nos resultados apresentados. Critérios como a capacidade de colaboração, criatividade na representação do espaço, e a originalidade na apresentação do mapa serão considerados. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a participação ativa durante a exploração, a coerência e precisão do mapa, originalidade na apresentação, bem como a capacidade de argumentar e discutir suas escolhas durante a exposição dos resultados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais artísticos que facilitarão a expressão visual dos alunos. Esses materiais básicos são essenciais para que os alunos possam representar suas observações e percepções de forma criativa e organizada, auxiliando no desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Papel A3 ou cartolina.
  • Lápis de cor e canetas coloridas.
  • Réguas para linhas retas.
  • Pranchetas ou superfícies sólidas para desenho ao ar livre.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo