Meu Lugar no Mundo

Desenvolvida por: Elane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Artes
Temática: Lugares e Espaços Vivos

Esta atividade pedagógica prática busca engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na descrição e reflexão sobre suas moradias e seus espaços favoritos na escola, ressaltando aspectos que mais apreciam nesses ambientes. Inicia-se com uma solicitação individual para que os alunos descrevam estes espaços, passando por um momento coletivo de troca de experiências em uma roda de debate, e culminando na criação conjunta de um desenho que abarque a diversidade dos lugares descritos por eles. Deste modo, além de estimular a expressão individual e a prática artística, a atividade fomenta o reconhecimento e a valorização das diferentes realidades vividas pelos alunos, assim como a importância do respeito mútuo e do convívio harmonioso em espaços compartilhados.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Meu Lugar no Mundo' visa promover nos alunos a capacidade de observar, descrever e refletir sobre os espaços que habitam e frequentam, desenvolvendo habilidades de expressão oral e artística, além de estimular a percepção e apreciação das diversidades culturais e sociais. Espera-se que, por meio da descrição de suas moradias e lugares favoritos na escola, os alunos possam identificar semelhanças e diferenças entre os espaços, reconhecendo a pluralidade de vivências e a importância de cada local para o bem-estar coletivo e individual.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.
  • Estimular a observação e descrição detalhada de espaços familiares.
  • Promover a compreensão da diversidade cultural e social presente nas diferentes realidades dos alunos.
  • Fomentar habilidades sociais por meio da prática de escuta, respeito e trabalho coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
  • EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Conteúdo Programático

A atividade se fundamenta na observação, descrição e compartilhamento de impressões sobre espaços vividos pelos alunos, alinhando-se ao currículo de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao envolver elementos da expressão artística, também dialoga com componentes do ensino de Artes, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimula a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

  • Observação e descrição de espaços
  • Expressão oral e artística
  • Compreensão e valorização da diversidade
  • Conceitos iniciais de convivência e cidadania

Metodologia

A metodologia da atividade inclui a realização individual de descrições orais que serão compartilhadas em uma roda de debate, metodologia ativa que propicia a expressão livre, o respeito às diferentes opiniões e o desenvolvimento da escuta ativa. A atividade se encerra com a construção de um desenho coletivo que sintetize visualmente os espaços descritos, fomentando a cooperação e a valorização das contribuições de cada aluno.

  • Descrição individual de espaços vivenciados
  • Compartilhamento em roda de debate
  • Criação coletiva de desenho

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as descrições e compartilharão em roda de debate. Na segunda aula, a turma se dedicará à criação do desenho coletivo.

  • Aula 1: Descrições e roda de debate (60 minutos)
  • Aula 2: Criação do desenho coletivo (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e coletiva dos alunos nas diversas etapas da atividade. Será dada ênfase à habilidade de cada aluno em expressar suas observações e sentimentos acerca de seus espaços vividos, assim como à capacidade de escuta e trabalho em equipe durante a roda de debate e a criação do desenho coletivo. O professor observará o engajamento, a criatividade e o respeito às opiniões alheias como critérios de avaliação. Exemplos de momentos avaliativos podem incluir a clareza na descrição das moradias e lugares favoritos, a contribuição para o debate e a cooperação no trabalho coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de desenho, como papel de grande formato, lápis de cor, giz de cera e canetinhas. Adicionalmente, será usada a própria sala de aula como espaço para a roda de debate, valendo-se de sua disposição para promover um ambiente favorável à escuta e ao diálogo. A utilização de elementos visuais, como imagens das áreas descritas, pode auxiliar na inspiração dos alunos durante a fase de criação do desenho.

  • Papel de grande formato
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Canetinhas
  • Imagens para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo