Esta atividade pedagógica prática busca engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na descrição e reflexão sobre suas moradias e seus espaços favoritos na escola, ressaltando aspectos que mais apreciam nesses ambientes. Inicia-se com uma solicitação individual para que os alunos descrevam estes espaços, passando por um momento coletivo de troca de experiências em uma roda de debate, e culminando na criação conjunta de um desenho que abarque a diversidade dos lugares descritos por eles. Deste modo, além de estimular a expressão individual e a prática artística, a atividade fomenta o reconhecimento e a valorização das diferentes realidades vividas pelos alunos, assim como a importância do respeito mútuo e do convívio harmonioso em espaços compartilhados.
A atividade 'Meu Lugar no Mundo' visa promover nos alunos a capacidade de observar, descrever e refletir sobre os espaços que habitam e frequentam, desenvolvendo habilidades de expressão oral e artística, além de estimular a percepção e apreciação das diversidades culturais e sociais. Espera-se que, por meio da descrição de suas moradias e lugares favoritos na escola, os alunos possam identificar semelhanças e diferenças entre os espaços, reconhecendo a pluralidade de vivências e a importância de cada local para o bem-estar coletivo e individual.
A atividade se fundamenta na observação, descrição e compartilhamento de impressões sobre espaços vividos pelos alunos, alinhando-se ao currículo de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao envolver elementos da expressão artística, também dialoga com componentes do ensino de Artes, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimula a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
A metodologia da atividade inclui a realização individual de descrições orais que serão compartilhadas em uma roda de debate, metodologia ativa que propicia a expressão livre, o respeito às diferentes opiniões e o desenvolvimento da escuta ativa. A atividade se encerra com a construção de um desenho coletivo que sintetize visualmente os espaços descritos, fomentando a cooperação e a valorização das contribuições de cada aluno.
Esta atividade será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as descrições e compartilharão em roda de debate. Na segunda aula, a turma se dedicará à criação do desenho coletivo.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e coletiva dos alunos nas diversas etapas da atividade. Será dada ênfase à habilidade de cada aluno em expressar suas observações e sentimentos acerca de seus espaços vividos, assim como à capacidade de escuta e trabalho em equipe durante a roda de debate e a criação do desenho coletivo. O professor observará o engajamento, a criatividade e o respeito às opiniões alheias como critérios de avaliação. Exemplos de momentos avaliativos podem incluir a clareza na descrição das moradias e lugares favoritos, a contribuição para o debate e a cooperação no trabalho coletivo.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de desenho, como papel de grande formato, lápis de cor, giz de cera e canetinhas. Adicionalmente, será usada a própria sala de aula como espaço para a roda de debate, valendo-se de sua disposição para promover um ambiente favorável à escuta e ao diálogo. A utilização de elementos visuais, como imagens das áreas descritas, pode auxiliar na inspiração dos alunos durante a fase de criação do desenho.
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