Regras do Divertido Convívio

Desenvolvida por: Jender… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Convivência em Grupo e Regras Sociais

A atividade 'Regras do Divertido Convívio' é uma proposta pedagógica para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que visa promover o entendimento e a importância das regras de convivência em sala de aula. Os alunos serão convidados a participar de atividades práticas de dramatização ou simulação em que representarão situações do cotidiano escolar. O objetivo principal é discutir e estabelecer, de forma coletiva, regras de convívio que melhorem o ambiente escolar, promovendo a harmonia entre os colegas. Além de desenvolver habilidades sociais, a atividade busca integrar o diálogo e o respeito mútuo como instrumentos para a construção de um espaço educacional mais saudável.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula busca desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e aplicar regras de convivência de forma prática e democrática. Durante as atividades, espera-se que os participantes identifiquem situações cotidianas em que as regras são necessárias e ajudem a definir coletivamente as normas para o grupo. Dessa forma, o processo educativo fortalece a participação ativa dos alunos e promove o entendimento de valores como respeito e solidariedade.

  • Compreender a importância das regras de convivência.
  • Participar ativamente na criação de regras para o grupo.
  • Respeitar as normas estabelecidas coletivamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na identificação e compreensão das regras sociais dentro do ambiente escolar, assim como nas dinâmicas de criação e adaptação de normas para melhorar a convivência. Os alunos experimentarão e refletirão sobre situações que ocorrem frequentemente em sala de aula, favorecendo a empatia e a responsabilidade coletiva. Através da dramatização, eles poderão simular interações cotidianas e debater sobre o que pode ser feito para construir um ambiente mais harmônico.

  • Identificação de regras de convivência.
  • Dramatização de situações do cotidiano escolar.
  • Discussão e elaboração coletiva de normas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é composta por técnicas de dramatização e discussão em grupos. Desta maneira, os alunos terão a oportunidade de vivenciar situações de convivência e exercitar a criação de regras de forma prática. A atividade inicia-se com a apresentação de esquetes que retratam conflitos ou situações recorrentes, seguido de debates em pequenos grupos onde os alunos propõem soluções. As conclusões são compartilhadas em um plenário, estimulando, assim, a participação e a escuta ativa entre todos.

  • Dramatização de situações escolares.
  • Discussões em pequenos grupos.
  • Debates coletivos para definição de regras.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e participarão de dramatizações que exemplificam situações do cotidiano escolar. Em seguida, formarão pequenos grupos para discussões sobre as cenas apresentadas. Na segunda aula, ocorrerá um debate coletivo onde cada grupo apresentará suas propostas de regras, finalizando com a elaboração das normas que regerão a convivência na sala de aula.

  • Aula 1: Introdução e dramatização de situações.
  • Aula 2: Discussão em grupos e elaboração coletiva de regras.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa nas dramatizações, discussões em grupos e no debate coletivo. Serão considerados critérios como a capacidade de comunicação, a habilidade em colaborar com os colegas, e a contribuição para a definição das regras. Exemplos de avaliação incluem observação direta durante as atividades, registros de participação e a qualidade das propostas apresentadas. A capacidade de argumentar ideias e respeitar diferentes pontos de vista será altamente valorizada no processo de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitem as dramatizações, como fantasias simples ou adereços, de forma que os alunos possam se expressar de maneira lúdica e criativa. Além disso, é importante contar com papel e lápis para que as crianças registrem suas ideias e conclusões durante as discussões. Recursos audiovisuais podem ser utilizados para gravar as apresentações e promover uma reflexão posterior sobre a atividade.

  • Fantasias e adereços para dramatização.
  • Papéis e lápis para registros.
  • Equipamentos audiovisuais para gravações.

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