Super-heróis da reciclagem

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Língua Portuguesa
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Esta atividade propõe uma abordagem lúdica e criativa para a conscientização ambiental dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da criação de super-heróis com missões voltadas à proteção do meio ambiente. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde terão a oportunidade de dialogar, colaborar e usar a criatividade para inventar um super-herói. Eles deverão definir as características do herói, o habitat onde ele vive, os problemas ambientais que combate e as estratégias que utiliza para promover a conservação e a sustentabilidade. Após a criação dos personagens, cada grupo apresentará seu super-herói em uma roda de debate, onde poderão expor suas ideias e discutir com os colegas sobre importância de cuidar do ambiente que nos rodeia. O professor irá facilitar o debate, introduzindo conceitos de reciclagem, conservação, sustentabilidade e formas práticas de como os alunos podem contribuir para um mundo mais verde. A atividade visa não apenas o desenvolvimento da consciência ambiental, mas também o aprimoramento de habilidades sociais, criatividade, expressão oral e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos uma consciência ambiental, através da reflexão e do debate sobre as questões de conservação, reciclagem e sustentabilidade. Visa também o desenvolvimento da criatividade, ao desafiá-los a criar super-heróis com habilidades e missões relacionadas à proteção do meio ambiente. Pretende-se fomentar o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a capacidade de expressão oral, à medida que os alunos trabalharão juntos para criar suas apresentações e participar das rodas de debate. Espera-se que, através desta atividade, os alunos possam compreender a importância de cada indivíduo na preservação do meio ambiente e no combate aos problemas ambientais, promovendo assim uma conscientização sobre ações sustentáveis cotidianas.

  • Consciência ambiental e sustentabilidade.
  • Criatividade na criação de super-heróis.
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe.
  • Habilidades de comunicação e expressão oral.
  • Compreensão da importância da preservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02: Identificar e classificar diferentes fontes (naturais ou artificiais) e diferentes formas de luz (natural ou artificial).
  • EF15AR01: Experimentar e criar trabalhos artísticos, fazendo uso de materiais diversos.
  • EF15LP26: Expor opiniões próprias sobre os assuntos abordados, fundamentando-as de maneira simples.
  • EF01LP06: Compreender e valorizar a leitura como fonte de prazer e como meio de obtenção de informações.
  • EF01GE01: Nomear elementos da natureza e do ambiente urbano e compreender a relação entre eles.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está organizado de modo a integrar conhecimentos de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa, com foco na sensibilização para as questões ambientais. Explora-se o papel dos indivíduos na preservação do ambiente através da criação de super-heróis, permitindo aos alunos a familiarização com conceitos básicos de ecologia, reciclagem, conservação e sustentabilidade. Além disso, o uso da linguagem como ferramenta de expressão e argumentação é enfatizado, proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolver habilidades comunicativas e de compreensão leitora.

  • Conscientização ambiental.
  • Criação de personagens e narrativas.
  • Reciclagem, conservação e sustentabilidade.
  • Expressão oral e comunicação.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade permitirá aos alunos serem os protagonistas de seu aprendizado. A interação em grupo para a criação dos super-heróis promoverá um ambiente favorável para a troca de ideias, criatividade e colaboração. A roda de debate servirá como um momento de compartilhamento e reflexão, onde os alunos poderão defender suas ideias e aprender com as dos outros, sob a orientação do professor. Este, por sua vez, guiará os debates, introduzindo conceitos importantes e estimulando a discussão construtiva.

  • Trabalho em grupo para criação dos super-heróis.
  • Roda de debate sobre os super-heróis criados.
  • Discussão guiada pelo professor sobre temas de sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, a apresentação da proposta e a criação dos super-heróis. Na segunda aula, será realizada a roda de debate, com a apresentação dos grupos e discussão sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e criação dos super-heróis.
  • Aula 2: Roda de debate e discussão sobre sustentabilidade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focada na participação, engajamento e colaboração dos alunos, tanto na criação dos super-heróis quanto nas discussões durante a roda de debate. Será avaliado o entendimento dos conceitos de sustentabilidade, a criatividade na construção dos personagens e a capacidade de trabalhar em equipe e de se expressar oralmente. O professor observará as habilidades de argumentação dos alunos, a relevância e o embasamento de suas contribuições para o debate, assim como a capacidade de ouvir e considerar as ideias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis, canetas coloridas e materiais recicláveis para inspirar a criação dos super-heróis. O ambiente físico também é um recurso importante, sendo a sala de aula organizada de forma a facilitar a interação em grupo e a roda de debate, além do uso da lousa ou de recursos digitais para anotações e exibições visuais que possam enriquecer o debate.

  • Papel.
  • Lápis e canetas coloridas.
  • Materiais recicláveis.
  • Sala de aula preparada para trabalho em grupo e debate.
  • Lousa ou recursos digitais para exibição.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo