Viagem Virtual pelos Rios do Mundo

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Exploração dos Rios Famosos ao Redor do Mundo

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma exploração virtual de importantes rios ao redor do mundo. Utilizando ferramentas de mapas digitais e vídeos interativos, os alunos serão incentivados a identificar e analisar cursos d'água, e discutir as semelhanças e diferenças nas utilizações dos rios em diversas culturas e épocas. Durante a atividade, eles trabalharão em grupos para criar uma apresentação digital usando imagens e vídeos que destacam suas descobertas quanto aos usos históricos e atuais dos rios. O propósito é promover a compreensão da importância dos rios na geografia mundial e estimular a curiosidade e o respeito pela diversidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são conscientizar os alunos sobre a diversidade e a importância dos rios no mundo, destacando suas diferentes utilizações através da história. Os alunos irão desenvolver habilidades analíticas ao comparar rios de diferentes regiões e culturas, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico ao criar uma representação visual de suas descobertas. Visamos fomentar um entendimento mais profundo das interconexões entre recursos naturais e sociedades humanas.

  • Conscientizar sobre a importância e diversidade dos rios no mundo.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de comparação entre diferentes culturas.
  • Estimular a criatividade por meio de apresentações digitais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
  • EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula irá abordar temas sobre a geografia dos rios, seus usos históricos e atuais, e as relações culturais associadas aos rios em diferentes regiões do mundo. Através de atividades práticas e interativas, os alunos terão a oportunidade de explorar e visualizar a geografia dos rios, fortalecendo sua compreensão sobre temas geográficos e culturais importantes.

  • Geografia dos rios famosos ao redor do mundo.
  • Usos históricos e atuais dos rios.
  • Cultura e relações sociais relacionadas aos rios.

Metodologia

Nesta atividade, serão utilizadas metodologias ativas, que incluem o uso de ferramentas digitais e a interação cooperativa entre os alunos. A atividade começa com a exploração de mapas digitais para identificação de rios, seguida por discussões guiadas pelo professor sobre as diferenças culturais e históricas associadas a esses rios. O uso de vídeos interativos permitirá uma imersão visual nas características dos diferentes rios, enquanto apresentações digitais incentivam os alunos a compartilhar suas descobertas.

  • Exploração de mapas digitais.
  • Discussões guiadas sobre diferenças culturais e históricas.
  • Uso de vídeos interativos e elaboração de apresentações digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão explorar mapas digitais e assistir a vídeos sobre os rios selecionados, enquanto a segunda aula será dedicada à preparação e apresentação dos trabalhos em grupo, que destacam as descobertas realizadas.

  • Aula 1: Exploração de mapas digitais e vídeos sobre os rios.
  • Aula 2: Preparação e apresentação dos trabalhos em grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação nas atividades em grupo e na qualidade da apresentação digital desenvolvida. Serão considerados critérios como a capacidade de identificar e descrever as características dos rios, a criatividade na apresentação das descobertas e a articulação de ideias de forma coerente. Exemplos de avaliação incluem a observação da participação ativa durante as discussões e o envolvimento dos alunos na criação de apresentações digitais que reflitam o aprendizado do conteúdo abordado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes recursos didáticos que auxiliem na exploração e compreensão do tema. Mapas digitais e vídeos interativos servirão como as principais ferramentas para o desenvolvimento da aula, permitindo uma experiência de aprendizado rica e envolvente. Além disso, o uso de computadores ou tablets é essencial para a criação das apresentações digitais, facilitando a organização e

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo