A Volta ao Bairro: Ontem e Hoje

Desenvolvida por: Jairan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações no Bairro ao Longo do Tempo

A atividade, intitulada 'A Volta ao Bairro: Ontem e Hoje', busca explorar as transformações históricas e sociais do bairro ou município dos alunos ao longo do tempo. A partir da comparação de fotografias antigas e atuais, os alunos irão identificar e analisar as mudanças e permanências, discutindo elementos como arquitetura, espaços públicos e natureza. O propósito é fomentar o pensamento analítico, a percepção espacial e a consciência histórica nas crianças. Durante a aula, o professor apresentará uma seleção de imagens e relatos, promovendo conversas enriquecedoras sobre o contexto histórico e social das transformações observadas. Esta abordagem permitirá aos alunos conectar suas próprias experiências pessoais ao aprendizado, desenvolvendo um entendimento mais profundo do seu entorno e de como ele se relaciona com aspectos culturais e históricos mais amplos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são múltiplos e direcionados para desenvolver competências essenciais entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade está estruturada para permitir que os alunos analisem criticamente o espaço onde vivem, reconhecendo as dinâmicas de mudança e permanência que ocorrem ao redor deles. Ao comparar fotografias de épocas distintas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades para identificar e relatar transformações espaciais, o que é crucial para a construção de um entendimento mais amplo de geografia e história local. Além disso, a atividade estimula a observação, a comunicação e o trabalho em grupo, contribuindo assim para o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas proporcionais à faixa etária dos estudantes.

  • Identificar e analisar mudanças e permanências no bairro a partir de fotografias.
  • Desenvolver habilidades de observação e comunicação através de discussões em grupo.
  • Fomentar a compreensão das dinâmicas históricas e sociais locais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'A Volta ao Bairro: Ontem e Hoje' está focado nas transformações espaciais do bairro ao longo do tempo. A atividade utiliza fotografias como principal recurso didático para estimular a capacidade de observação e a análise crítica dos alunos em relação ao entorno onde vivem. As discussões em grupo sobre as mudanças e permanências identificadas nas imagens promovem um entendimento integrado entre a geografia e a história local. Este conteúdo é também uma oportunidade para que as crianças façam conexões entre suas experiências pessoais e o aprendizado em sala, estimulando a reflexão sobre o espaço e o tempo em contextos locais específicos, fundamentais para a formação de uma cidadania consciente e ativa.

  • Comparação de fotografias antigas e atuais do bairro.
  • Discussões sobre mudanças e permanências espaciais.
  • Análise de transformações arquitetônicas e sociais locais.

Metodologia

A metodologia da atividade está centrada na observação e discussão coletiva, proporcionando um ambiente interativo e colaborativo para os alunos. Embora não haja uma metodologia ativa específica atribuída à primeira aula, a atividade promove a participação ativa dos alunos através da comparação de imagens e da discussão em grupo sobre suas observações. Essa abordagem visa incentivá-los a pensar criticamente e a compartilhar suas percepções, o que é facilitado por uma mediação eficaz do professor. O uso de fotografias permite uma imersão visual no tema, engajando os alunos e facilitando a compreensão das transformações espaciais observadas.

  • Observação de fotografias do bairro em diferentes tempos.
  • Discussões em grupo mediadas pelo professor.
  • Participação ativa dos alunos através de compartilhamento de observações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade compreende uma única aula de 50 minutos, devidamente estruturada para abordar todos os objetivos definidos. A atividade 'A Volta ao Bairro: Ontem e Hoje' não define o uso de metodologias ativas específicas, mas se concentra em maximizar o tempo de engajamento dos alunos através de atividades práticas de observação e discussão. A sessão é planejada para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para analisar as imagens, discutir as mudanças observadas e refletir sobre o impacto dessas transformações em seu próprio contexto de vida.

  • Aula 1: Introdução ao tema com apresentação de fotografias antigas e atuais do bairro. Discussão em grupo sobre mudanças e permanências observadas nas imagens.
  • Momento 1: Apresentação e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando calorosamente os alunos e explique que hoje eles aprenderão sobre as mudanças e permanências no bairro ao longo do tempo. 

    Momento 2: Observação e Análise (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em dois grupos e distribua material impresso com fotografias antigas e atuais do bairro. Instrua cada grupo a observar atentamente as imagens, focando em aspectos como arquitetura, espaços públicos e natureza. Permita que as crianças façam anotações simples ou desenhos sobre o que observam. 

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna todos em um círculo e permita que cada grupo compartilhe suas observações com a turma. Utilize um quadro o para anotar  relevantes. 

    Momento 4: Conclusão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula resumindo os pontos principais discutidos. Reforce a importância de entender como o bairro se transformou ao longo do tempo e como isso se relaciona com a história e cultura da comunidade. Converse sobre como esse conhecimento pode afetar sua percepção e cuidado com o entorno.

Avaliação

A avaliação da atividade 'A Volta ao Bairro: Ontem e Hoje' será conduzida por meio de uma abordagem diversificada, que combina métodos de avaliação formativa e somativa. A avaliação formativa será realizada durante a aula, baseada na observação do envolvimento e participação dos alunos nas discussões, incentivando o compartilhamento de ideias e a argumentação sobre as transformações observadas. O objetivo é verificar a capacidade dos alunos de identificar mudanças espaciais e permanências no bairro. Os critérios de avaliação incluem a precisão das observações, a clareza na comunicação das ideias e o respeito pelas opiniões dos colegas. Como exemplo prático, o professor pode propor que cada grupo de alunos faça uma apresentação oral resumindo suas observações, promovendo assim a autoavaliação e o feedback imediato. Essa estratégia formativa facilita um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o feedback pode ser adaptado para apoiar continuamente o progresso dos alunos. Ademais, o uso de feedback construtivo será essencial, permitindo que os alunos entendam onde poderiam melhorar e como podem avançar no desenvolvimento das habilidades previstas.

  • Observação da participação e envolvimento nas discussões.
  • Apresentação oral das observações pelos grupos.
  • Uso de feedback formativo para aprimorar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma seleção cuidadosa de recursos visuais para maximizar a compreensão dos alunos sobre as transformações locais que estão sendo analisadas. Fotografias de boa qualidade e relevantes, que retratem o passado e o presente do bairro, são essenciais para constituir o núcleo visual e pedagógico da aula. Outros recursos podem incluir projeções audiovisuais para uma visualização mais clara das imagens, bem como materiais impressos que possam ser distribuídos para atividades em grupo. Estes recursos visam apoiar a tarefa de observação e garantir que todos os alunos tenham acesso às informações necessárias para suas análises. Adicionalmente, o ambiente da sala de aula deve ser disposto de forma que facilite a interação e a troca de ideias entre os alunos.

  • Fotografias antigas e atuais do bairro e também da cidade.
  • Projeção audiovisual para visualizar melhor as imagens.

Inclusão e acessibilidade

Concluir a aula explicando a importância de conhecer os porquês das mudanças.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo