Esta atividade prática envolve os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na construção de seus próprios carrinhos de rolimã, com a ajuda de suas famílias, incentivando o trabalho em equipe e a integração comunitária fora do ambiente escolar. Após a construção, os alunos trarão seus carrinhos para a escola para participar de uma série de atividades didáticas e lúdicas, as quais incluem discussões sobre diversos meios de transporte, a história e a importância dos mesmo na sociedade, e uma corrida de carrinhos de rolimã. Através dessa interação, os alunos explorarão conceitos de física relacionados ao movimento e funcionamento do carrinho, bem como a importância dos diferentes meios de transporte na integração de lugares e povos, promovendo a aprendizagem ativa e significativa.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre as leis da física envolvidas no movimento dos carrinhos de rolimã, bem como uma discussão enriquecedora sobre os variados meios de transporte e sua importância para a conexão entre comunidades diferentes. Pretende-se, ainda, desenvolver skills sociais como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade através do processo de construção dos carrinhos, estimulando a interação família-escola-comunidade.
A elaboração de carrinhos de rolimã como ferramenta educativa permite trabalhar diversos aspectos curriculares. Inicialmente, enfoca-se nos princípios da física, como gravidade e força, seguindo para a geografia com a exploração dos meios de transporte e sua evolução ao longo do tempo. Este projeto também aborda habilidades sociais e emocionais, como a cooperação e o comprometimento com um projeto coletivo.
Utilizando uma abordagem de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe que os alunos realizem parte da pesquisa e construção dos carrinhos em casa, com apoio da família, promovendo assim a interação comunitária desde o início do projeto. Na escola, os debates e a corrida de carrinhos oferecem um contexto lúdico para a aplicação dos conteúdos estudados, com ênfase na interdisciplinaridade e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os estudantes trarão seus carrinhos e discutirão sobre a física por trás do movimento e os diversos meios de transporte. Na segunda aula, ocorrerá a corrida de carrinhos, seguida da apresentação dos projetos por cada grupo.
A avaliação será contínua e formativa, enfocando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a construção dos carrinhos com apoio da família até a discussão em sala e a atividade prática da corrida. Será avaliada a capacidade dos grupos de trabalhar em equipe, a criatividade e funcionalidade dos carrinhos, bem como o entendimento dos conceitos de física e geografia discutidos. O feedback será dado após a apresentação dos projetos, destacando os pontos positivos e áreas de melhoria.
Os materiais necessários para esta atividade incluem materiais recicláveis e de baixo custo para a construção dos carrinhos, acesso à internet e recursos audiovisuais para as pesquisas em casa e apresentações em sala, além de espaço adequado na escola para a corrida dos carrinhos. Esta combinação de recursos visa facilitar o acesso e engajamento de todos os alunos no projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula