Contadores de Histórias do Lugar

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens / Ciências Humanas
Temática: Patrimônio Cultural e Histórico Local

Nesta atividade pedagógica prática, aplicaremos a metodologia de aprendizagem baseada em projetos para explorar e valorizar o patrimônio cultural e histórico dos lugares onde os alunos vivem. Após uma pesquisa inicial com familiares e vizinhos, os alunos trarão para a sala de aula diversas histórias que podem abranger lendas locais, eventos históricos do bairro, ou mesmo mudanças geográficas significativas que ocorreram ao longo do tempo no espaço em que residem. O objetivo é reconhecer e preservar as memórias que constroem a identidade comunitária. Com as informações coletadas, os alunos trabalharão em grupos para criar apresentações teatrais curtas ou livrinhos ilustrados, a fim de compartilhar as histórias coletadas com seus colegas, promovendo assim a expressão oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a pesquisa histórica.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como foco desenvolver habilidades de pesquisa, escrita criativa, expressão oral, e trabalho em equipe, além de ensinar os alunos sobre o valor do patrimônio cultural e histórico local. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar elementos significativos da história e cultura de sua comunidade, compilar informações de forma criativa, e apresentar suas descobertas de maneira coerente e engajadora para seus colegas.

  • Estimular a expressão oral e escrita através de apresentações teatrais e a criação de livros ilustrados.
  • Fomentar a pesquisa histórica e a capacidade de coletar informações com membros da comunidade.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe ao realizar projetos em grupo.
  • Valorizar o patrimônio cultural e histórico local, compreendendo sua importância para a formação da identidade comunitária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI03 - Identificar mudanças e permanências nos modos de vida, nas brincadeiras e jogos, nas manifestações culturais, entre passado e presente.
  • EF15AR03 - Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume, textura) nas produções artísticas.
  • EF02LP26 - Planejar e produzir textos orais e escritos, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordo nesta atividade engloba aspectos históricos e culturais do local onde os alunos vivem, incluindo lendas, eventos significativos e mudanças geográficas. Além disso, o desafio de transformar essas histórias em apresentações ou livros ilustrados permitirá o trabalho com expressão artística e literária, promovendo a interdisciplinaridade entre história, arte e língua portuguesa.

  • Pesquisa histórica local
  • Técnicas de redação criativa
  • Fundamentos de expressão teatral
  • Elementos de design gráfico e ilustração para livros

Metodologia

A abordagem pedagógica será centrada na metodologia ativa, com atividades mão na massa\

  • Pesquisa com familiares e vizinhos
  • Brainstorming em grupo para organização das ideias
  • Criação colaborativa dos livros ilustrados ou apresentações
  • Apresentação final para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as pesquisas iniciais e começarão o brainstorming para desenvolver suas ideias. A segunda aula será dedicada à criação e finalização das apresentações teatrais ou dos livros ilustrados, seguida de uma sessão de compartilhamento com a turma.

  • Aula 1: Pesquisa e brainstorming (60 minutos)
  • Aula 2: Criação dos projetos e apresentações (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante todo o projeto. A criatividade, o esforço na pesquisa e na criação, a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação ou do livro ilustrado serão critérios considerados. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações, visando o reconhecimento do esforço e do aprendizado ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluirão materiais para a pesquisa inicial como notebooks ou tablets para pesquisas online, papel, lápis, borracha e marcadores para o brainstorming e criação dos projetos. Para os grupos que optarem por apresentações teatrais, disponibilizaremos acessórios simples e materiais recicláveis para cenografia. Para a criação de livros ilustrados, papel-cartão, canetas coloridas, cola e tesoura serão fornecidos.

  • Notebooks ou tablets para pesquisa
  • Papel, lápis, borracha, marcadores
  • Materiais recicláveis para cenografia (apenas para apresentações teatrais)
  • Papel-cartão, canetas coloridas, cola, tesoura (para livros ilustrados)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo