Nesta atividade pedagógica prática, aplicaremos a metodologia de aprendizagem baseada em projetos para explorar e valorizar o patrimônio cultural e histórico dos lugares onde os alunos vivem. Após uma pesquisa inicial com familiares e vizinhos, os alunos trarão para a sala de aula diversas histórias que podem abranger lendas locais, eventos históricos do bairro, ou mesmo mudanças geográficas significativas que ocorreram ao longo do tempo no espaço em que residem. O objetivo é reconhecer e preservar as memórias que constroem a identidade comunitária. Com as informações coletadas, os alunos trabalharão em grupos para criar apresentações teatrais curtas ou livrinhos ilustrados, a fim de compartilhar as histórias coletadas com seus colegas, promovendo assim a expressão oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a pesquisa histórica.
Este projeto tem como foco desenvolver habilidades de pesquisa, escrita criativa, expressão oral, e trabalho em equipe, além de ensinar os alunos sobre o valor do patrimônio cultural e histórico local. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar elementos significativos da história e cultura de sua comunidade, compilar informações de forma criativa, e apresentar suas descobertas de maneira coerente e engajadora para seus colegas.
O conteúdo programático abordo nesta atividade engloba aspectos históricos e culturais do local onde os alunos vivem, incluindo lendas, eventos significativos e mudanças geográficas. Além disso, o desafio de transformar essas histórias em apresentações ou livros ilustrados permitirá o trabalho com expressão artística e literária, promovendo a interdisciplinaridade entre história, arte e língua portuguesa.
A abordagem pedagógica será centrada na metodologia ativa, com atividades mão na massa\
A atividade ocorrerá ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as pesquisas iniciais e começarão o brainstorming para desenvolver suas ideias. A segunda aula será dedicada à criação e finalização das apresentações teatrais ou dos livros ilustrados, seguida de uma sessão de compartilhamento com a turma.
A avaliação será processual e formativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante todo o projeto. A criatividade, o esforço na pesquisa e na criação, a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação ou do livro ilustrado serão critérios considerados. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações, visando o reconhecimento do esforço e do aprendizado ao longo do projeto.
Os recursos necessários para a atividade incluirão materiais para a pesquisa inicial como notebooks ou tablets para pesquisas online, papel, lápis, borracha e marcadores para o brainstorming e criação dos projetos. Para os grupos que optarem por apresentações teatrais, disponibilizaremos acessórios simples e materiais recicláveis para cenografia. Para a criação de livros ilustrados, papel-cartão, canetas coloridas, cola e tesoura serão fornecidos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula