Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Milena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meio Ambiente

A atividade 'Detetives da Natureza' é uma experiência pedagógica planejada para engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na exploração do ambiente ao seu redor, com foco nas características e importância do solo e da água. Utilizando a ludicidade e a prática, os estudantes serão incentivados a observar, investigar e analisar diferentes tipos de solos e fontes de água que podem ser encontrados nos arredores da escola, utilizando ferramentas como lupas e bloco de anotações. Esta investigação será realizada no ambiente escolar ou em uma área próxima, proporcionando uma oportunidade para a aprendizagem ao ar livre. Após a fase de exploração, os alunos serão divididos em equipes para compartilhar e discutir suas descobertas, falando sobre a importância do solo e da água para a vida na Terra e seu uso cotidiano. Para finalizar, as equipes vão criar pequenos textos e desenhos em cartazes que apresentem suas conclusões, promovendo assim a consciência e a valorização da conservação desses recursos naturais. Esta abordagem visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos, mas também desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, pensamento crítico e conscientização ambiental a partir da brincadeira de Detetive.

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da importância do solo e da água, introduzindo conceitos de ciência de uma maneira prática e interativa, estimulando a curiosidade dos alunos e encorajando a observação atenta e habilidades de pensamento crítico. Esta atividade visa também promover a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos, à medida que trabalham em equipe para investigar e compartilhar suas descobertas, culminando na apresentação do seu conhecimento de maneira criativa através de desenhos ou cartazes. 

  • Explorar e identificar diferentes tipos de solos e fontes de água.
  • Compreender a importância do solo e da água para a vida na Terra.
  • Identificar usos do solo e da água no cotidiano 
  • Desenvolver habilidades de observação, análise e trabalho em equipe.
  • Promover a conscientização sobre a conservação do solo e da água.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade tem como foco o estudo do solo e da água. Através de uma metodologia ativa, os alunos aprenderão sobre as propriedades do solo, os diferentes tipos de solos, bem como a importância da água para os ecossistemas e a vida humana.

  • Características dos tipos de solo
  • Ciclo da água e fontes de água
  • Impacto humano sobre o solo e a água
  • Conservação e sustentabilidade do solo e da água

Metodologia

A metodologia usada é uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando uma experiência imersiva e participativa. Esta abordagem permite aos alunos assumirem o papel de investigadores do ambiente, explorando e coletando dados através de observação direta e uso de ferramentas de análise, como lupas. O trabalho foi dividido em equipes  para discutir e sintetizar as descobertas, estimulando assim o pensamento crítico e a colaboração. A apresentação das conclusões através de desenhos ou cartazes promove a criatividade e a expressão individual, tornando o aprendizado mais significativo.

  • Exploração do ambiente natural da escola e seus arredores                                                                      
  • Uso de lupas para investigar o solo e água
  • Discussão em grupo das descobertas
  • Criação de desenhos ou cartazes para apresentar conclusões
  • Reflexão coletiva sobre conservação de recursos naturais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira, os alunos serão apresentados aos objetivos da atividade e às ferramentas que utilizarão. A exploração do ambiente acontecerá nessa fase inicial. Na segunda, será dado foco à discussão em grupos das descobertas e à produção dos desenhos ou cartazes, terminando com a apresentação dos trabalhos.

  • Aula 2: Discussão das descobertas e criação de cartazes

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos ao longo de toda a experiência de aprendizagem. Serão observadas as habilidades de investigação, a capacidade de colaboração no trabalho em equipe, a participação na discussão das descobertas e o empenho e criatividade na criação dos cartazes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários alguns recursos, como lupas e bloco de anotações, que permitirão aos alunos realizar suas investigações de maneira concreta. Materiais para a criação dos cartazes, como cartolina, lápis de cor, hidrocor e cola.

  • Marcadores e lápis de cor
  • Cola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo