Esta atividade prática visa levar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorar o próprio bairro em uma saída de campo, acompanhados dos professores, com o objetivo de observar, registrar e posteriormente discutir diferentes aspectos que evidenciam as migrações na comunidade. Utilizando câmeras ou fazendo desenhos, os estudantes irão documentar elementos como comércios de diferentes culturas, anúncios de festas típicas e qualquer outra manifestação que represente a diversidade cultural presente no bairro. Após a saída de campo, de volta à sala de aula, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas, discutir sobre a importância da diversidade e como as migrações contribuíram para a configuração atual da comunidade. Finalizando, irão construir coletivamente um mural da diversidade cultural do bairro, relacionando cada elemento observado com a história das migrações locais. Este exercício não apenas promove a valorização da diversidade cultural, mas também instiga a curiosidade, o respeito mútuo e a consciência comunitária.
Os principais objetivos desta atividade incluem a sensibilização dos alunos para a riqueza cultural resultante das migrações, o desenvolvimento da habilidade de observação e registro através de ferramentas como câmeras e desenhos, além de fomentar a habilidade de discussão e exposição de ideias em grupo. Espera-se que, por meio desta experiência, os alunos consigam reconhecer a diversidade cultural como um valor positivo dentro da comunidade, identifiquem manifestações culturais distintas no bairro que são fruto de processos migratórios e estabeleçam conexões entre o presente cultural do bairro e sua história migratória.
O conteúdo programático desta atividade engloba um estudo introdutório sobre migração e diversidade cultural, enfatizando a observação direta desses fenômenos no bairro em que os alunos vivem. A saída de campo, como parte integrante da metodologia ativa, proporciona uma experiência imersiva, enquanto o trabalho subsequente em sala de aula promove a reflexão e a consolidação dos conceitos observados, facilitando a conexão do aprendizado com a vida real dos estudantes.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade inclui Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. A saída de campo permite que os alunos se envolvam ativamente na exploração de seu ambiente, enquanto a atividade mão-na-massa favorece a participação ativa na construção do mural da diversidade. A aprendizagem baseada em jogos será incorporada durante as discussões em sala, promovendo engajamento e facilitando a compreensão dos conceitos de maneira lúdica.
A atividade total será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula será realizada a saída de campo para observação e registro. Na segunda aula, os alunos discutirão suas descobertas e iniciarão a construção do mural da diversidade cultural, que pode ser finalizado como uma tarefa de casa ou continuado em aulas futuras, conforme a necessidade.
A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante a saída de campo, na qualidade e relevância das observações registradas, na contribuição para as discussões em grupo e no envolvimento na construção do mural da diversidade. Os professores devem observar a capacidade dos alunos em estabelecer conexões entre as manifestações culturais observadas e a história de migrações no bairro, além de avaliar o respeito e a valorização das diferentes culturas evidenciadas pelo trabalho dos alunos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem câmeras fotográficas ou smartphones para registros fotográficos, materiais para desenho (lápis de cor, canetinhas, papel, entre outros) para os alunos que preferirem registrar suas observações dessa maneira, e materiais para a construção do mural, como cartolina grande, cola, tesouras e materiais de decoração. Adicionalmente, é recomendável a preparação de materiais didáticos de apoio sobre migração e diversidade cultural.
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