Jogo do Dia e da Noite

Desenvolvida por: Luany … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Percepção de Atividades Diurnas e Noturnas

A atividade 'Jogo do Dia e da Noite' visa introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao conceito de ritmo diário, onde entenderão como o dia e a noite influenciam nossas atividades sociais. Utilizando cartões ilustrados com desenhos de atividades comuns, como ir à escola, jantar em família, brincar no parque ou escovar os dentes antes de dormir, as crianças serão incentivadas a posicioná-los em uma linha do tempo. Esta linha é dividida em 'dia' e 'noite', permitindo que os alunos visualizem, discutam e compreendam melhor o conceito de tempo e sua relação com as atividades. Este jogo funcionará como uma ferramenta interativa e lúdica para desenvolver nas crianças o senso de organização temporal e de rotina, promovendo também habilidades de observação e reflexão sobre seus próprios hábitos no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em ajudar os alunos a compreender as diferentes atividades diárias relacionadas com os períodos diurnos e noturnos, promovendo o reconhecimento dos padrões diários naturais e sociais que todos vivemos. Além disso, visa que as crianças possam identificar e discutir sobre suas próprias rotinas e os períodos do dia aos quais estão geralmente associadas. Desta maneira, fomenta-se também o diálogo sobre a diversidade cultural e social, pois pode-se observar diferenças e semelhanças nos hábitos de diferentes famílias e comunidades.

  • Entender a divisão temporal de dia e noite e sua influência nas atividades humanas.
  • Identificar e classificar atividades comuns de acordo com o horário em que geralmente ocorrem.
  • Refletir sobre as próprias rotinas diárias e compará-las com as de colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
  • EF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
  • EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no reconhecimento dos hábitos diários e sua relação com o ciclo natural de dia e noite. Através da interação com colegas e o professor, as crianças terão a oportunidade de discutir e refletir sobre as variações nas práticas sociais dependendo do contexto temporal. Esta abordagem é uma base importante para o currículo de Geografia no Ensino Fundamental, permitindo a introdução gradativa dos alunos em temas mais complexos como fusos horários, clima e ecossistemas globais, sempre relacionando o aprendizado teórico com experiências práticas em suas vidas cotidianas.

  • Reconhecimento de atividades diurnas e noturnas.
  • Organização de atividades em uma linha do tempo.
  • Discussão sobre a influência do tempo nas atividades sociais e pessoais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade será centrada no aprendizado ativo e colaborativo. Ao utilizar um jogo interativo com cartões ilustrativos, as crianças são levadas a trabalhar em equipe, promover discussões e negociar ideias sobre o que faz parte do dia e da noite. Esta abordagem pedagógica é eficaz para auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação, cooperação e análise crítica desde cedo, dentro de um ambiente de sala de aula que estimula a criatividade e o raciocínio lógico a partir da experiência prática.

  • Uso de cartões ilustrados para identificação de atividades.
  • Discussão em grupo e organização de ideias coletivamente.
  • Utilização de uma linha do tempo para ajudar na visualização e organização do pensamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada para ser desenvolvida em duas aulas de 60 minutos, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de divisão do dia em períodos de dia e noite, com explicações e exemplos de atividades realizadas nesses períodos. Esse conhecimento será a base para a segunda aula, onde os alunos participarão do jogo, aplicando o que aprenderam de forma prática, enquanto dialogam sobre diferentes escolhas e percepções associados a essas atividades.

  • Aula 1: Introdução ao tema dia e noite; discussão sobre exemplos de atividades relacionadas.
  • Aula 2: Realização do jogo com os cartões; organização das atividades na linha do tempo e discussões.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua e observacional, focalizando a participação ativa, a capacidade de expressar ideias e de respeitar e considerar as opiniões dos colegas. Exemplos incluem observar a forma como os alunos colaboram entre si para decidir onde posicionar os cartões e como articulam suas justificativas sobre porque determinada atividade ocorre no dia ou na noite. O professor pode criar checklists ou rubricas específicas para analisar aspectos como a compreensão dos conceitos, habilidades de trabalho em grupo, criatividade nas soluções apresentadas e grau de envolvimento. Esta abordagem permite ao professor feedbacks direcionados e personalizados, fortalecendo o aprendizado específico de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nessa atividade são simples e projetados para facilitar a execução do jogo interativo sem necessidade de equipamentos sofisticados. O foco é em recursos que promovam a participação ativa e colaboração dos alunos de maneira econômica, proporcionando um ambiente de aprendizagem efetivo e acessível que fomente a interação social e o engajamento divertido com os conceitos de tempo e atividades sociais.

  • Cartões ilustrados de atividades diurnas e noturnas.
  • Linha do tempo em papel kraft ou cartolina.
  • Canetas e marcadores coloridos para identificação e anotação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo