Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as transformações espaciais ocorridas ao longo do tempo, em espaços urbanos e rurais, por meio de um jogo lúdico e educativo. Eles trabalharão em pares, recebendo um conjunto de imagens, cada uma apresentando um local específico em dois momentos diferentes: um antigo e outro recente. Inseridas propositalmente nas imagens, estarão 7 diferenças que os alunos deverão identificar. Após a identificação dessas 'mudanças', os estudantes discutirão quais modificações representam verdadeiras transformações históricas e quais foram adicionadas apenas para o jogo. Essa discussão fomentará não apenas a observação detalhada, mas também o pensamento crítico, a reflexão sobre a evolução dos espaços ao longo do tempo, além de estimular a interação e cooperação entre os pares.
Os principais objetivos desta atividade incluem desenvolver a habilidade de observação detalhada em alunos do 2º ano, incentivando-os a notar as pequenas e grandes transformações que um espaço pode sofrer ao longo do tempo. Queremos que os alunos compreendam que a urbanização e as alterações no espaço rural são processos históricos contínuos que moldam a vida cotidiana. Além disso, a atividade propõe estimular a cooperação, o diálogo e o pensamento crítico entre os estudantes, ao debaterem as transformações reais e imaginadas, permitindo-lhes diferenciar alterações que ocorreram devido a avanços tecnológicos, necessidades socioculturais ou escolhas estéticas.
O conteúdo programático desta atividade engloba a observação de imagens para identificar e analisar mudanças históricas e geográficas em locais específicos, concentrando-se principalmente em espaços urbanos e rurais. A atividade se propõe a criar uma conexão entre o passado e o presente desses locais, evidenciando as transformações ocorridas com o passar do tempo. Os alunos aprenderão sobre conceitos de urbanização, mudanças culturais, tecnológicas e ambientais, incentivando-os a aplicar o pensamento crítico para distinguir entre mudanças reais e imaginárias propostas pelo jogo.
A metodologia aplicada nesta atividade será a da aprendizagem baseada em jogos, proporcionando aos alunos uma experiência prática e interativa. Em pares, os estudantes receberão conjuntos de imagens para a análise, promovendo a colaboração e a comunicação efetiva entre eles. A discussão subsequente sobre as diferenças identificadas oferecerá uma plataforma para desenvolverem habilidades de pensamento crítico, ao contemplarem quais mudanças são plausíveis e quais foram inseridas apenas para o desafio. Este enfoque lúdico tem o objetivo de tornar o aprendizado mais envolvente e memorável para os estudantes.
A atividade será realizada ao longo de 6 aulas de 40 minutos, totalizando 4 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema e explicação das regras do jogo. Em seguida, os alunos serão divididos em pares para o início da atividade prática. Nos encontros seguintes, os alunos terão a oportunidade de discutir suas descobertas, apresentar suas conclusões e participar de um debate sobre as transformações observadas nas imagens.
A avaliação desta atividade será baseada na participação dos estudantes durante todas as fases do jogo, observando especialmente sua capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade das discussões em grupo e a profundidade de sua análise crítica sobre as diferenças encontradas. Será valorizada a argumentação dos alunos ao diferenciar as alterações históricas reais das fictícias, demonstrando compreensão sobre as transformações dos espaços urbanos e rurais. Além disso, a capacidade de reflexão sobre o que aprenderam e como aplicam o pensamento crítico às observações feitas será um aspecto crucial da avaliação.
Para realizar esta atividade, serão necessárias imagens impressas ou digitais de locais em dois momentos diferentes, com 7 diferenças propositais inseridas. Também é importante dispor de um espaço adequado para a discussão em grupo, além de materiais para anotação e apresentação das descobertas e conclusões dos alunos. A utilização de um quadro branco ou digital pode facilitar a visualização das ideias durante o debate.
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