Meu Bairro, Ontem e Hoje

Desenvolvida por: Josana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Conhecendo o passado e o presente do nosso bairro

Esta atividade propõe uma viagem no tempo onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e comparar imagens antigas e atuais de pontos marcantes do seu bairro ou comunidade. Através da aprendizagem baseada em projetos, os alunos serão incentivados a investigar o passado de lugares conhecidos com ajuda de familiares e vizinhos mais antigos para coletar fotografias antigas. Em seguida, eles compararão estas imagens com fotos atuais dos mesmos locais. Cada grupo de alunos irá elaborar um painel, incluindo as imagens coletadas e descrições das diferenças observadas, analisando as mudanças e permanências ao longo do tempo. Além de promover a conscientização sobre o desenvolvimento urbano e social, esta atividade visa estimular a valorização da memória comunitária e aprofundar o conhecimento geográfico e histórico dos alunos sobre seu bairro.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem sensibilizar os alunos sobre a importância da memória comunitária e do desenvolvimento urbano, além de aprimorar suas habilidades de observação, análise e síntese ao comparar imagens de diferentes épocas. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda da história e geografia locais, reconhecendo as mudanças significativas e os elementos permanentes no ambiente do bairro. Através desta análise, os estudantes podem começar a entender a complexidade das dinâmicas sociais e urbanas, assim como a importância de preservar a história e valorizar o patrimônio local.

  • Desenvolver noções de temporalidade e mudanças sociais e rural.
  • Estimular o interesse pela história e geografia locais.
  • Promover a habilidade de pesquisa e síntese de informações.
  • Incentivar a valorização da memória e patrimônio comunitário.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica engloba aspectos fundamentais para a compreensão do espaço geográfico e histórico do bairro em que cada aluno vive, alinhando-se aos objetivos da BNCC para geografia e história no Ensino Fundamental. Introduzirá conceitos como mudanças socioespaciais, preservação da memória histórica e a importância da documentação fotográfica como registro da evolução urbana. Os alunos aprenderão a observar o espaço à sua volta de maneira crítica, percebendo a história e as transformações que ocorrem ao longo do tempo.

  • Conceito de patrimônio histórico e memória comunitária.
  • Observação e análise de imagens históricas e atuais.
  • Noções básicas de geografia urbana.

Metodologia

A metodologia desta atividade será pautada em práticas de aprendizagem ativa, incorporando a Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para a fase de pesquisa e coleta de imagens, promovendo a interação com a comunidade e o trabalho em equipe. Em sala, os grupos compararão as imagens antigas e atuais, desenvolvendo painéis demonstrativos que serão discutidos em rodas de debates, permitindo a troca de percepções e conclusões. Os estudantes também participarão de jogos educativos que estimulem a observação das características geográficas e históricas do bairro.

  • Investigação e coleta de imagens com apoio da comunidade.
  • Comparação crítica de imagens antigas e atuais.
  • Elaboração de painéis e apresentação em rodas de debates.
  • Participação em jogos educativos sobre o tema.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá uma carga horária total de 5 horas, divididas em 6 aulas de 50 minutos. As três primeiras aulas serão dedicadas à introdução do projeto, pesquisa e coleta de imagens. As duas seguintes focarão na comparação das imagens e na elaboração dos painéis. A última aula será reservada para a apresentação dos painéis, a discussão em rodas de debates e a conclusão do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e coleta de imagens.
  • Aulas 4 e 5: Análise das imagens e elaboração dos painéis.
  • Aula 6: Apresentação dos painéis e roda de debates.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e contínua, levando em consideração a participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto, desde a coleta de informações até a apresentação dos painéis. Além disso, será avaliada a capacidade de análise crítica das imagens, a qualidade das descrições fornecidas nos painéis e a participação nas rodas de debates. A atividade também incluirá uma autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu desempenho e aprendizado ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, câmeras fotográficas ou smartphones para a coleta de imagens atuais, materiais para a confecção dos painéis (papel, canetas, cola, etc.) e um espaço apropriado para a apresentação dos painéis e realização das rodas de debates. Também será interessante o uso de softwares de edição de imagens para que os alunos possam trabalhar nas fotografias coletadas, tornando a comparação entre as imagens antigas e atuais mais evidente.

  • Acesso à internet
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Materiais para confecção dos painéis
  • Espaço para apresentação
  • Software de edição de imagens

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo