O Ciclo da Água Mágica

Desenvolvida por: Tainá … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Ciclo da Água e Sustentabilidade

A atividade 'O Ciclo da Água Mágica' tem como propósito envolver os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma experiência prática e interativa, onde criarão mini ecossistemas dentro de garrafas PET. Nesta atividade, as crianças observarão o ciclo da água em ação ao plantar pequenas mudas e monitorar o consumo de água. Espera-se que os alunos entendam a importância vital da água para todos os seres vivos, reconhecendo seus diferentes usos e os impactos ambientais de sua utilização inadequada. Além disso, a atividade visa promover o desenvolvimento de hábitos diários conscientes para a economia de água, tanto no ambiente escolar quanto doméstico. Através dessa vivência prática, os alunos irão explorar conceitos científicos importantes sobre o ciclo da água, engajando-se em discussões sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

Objetivos de Aprendizagem

Estimular a curiosidade dos alunos através do envolvimento com um experimento que simula o ciclo da água, promovendo a compreensão dos processos naturais e a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Através da observação e discussão, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de refletir sobre o uso responsável da água em seu cotidiano.

  • Entender o ciclo da água e sua importância para os ecossistemas.
  • Reconhecer a água como um recurso essencial para a vida na Terra.
  • Desenvolver práticas cotidianas de economia de água.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
  • EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda o ciclo hidrológico de forma prática e visual, permitindo que os alunos acompanhem as mudanças no ecossistema criado. Por meio de uma abordagem investigativa, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre a interdependência entre os elementos naturais e a importância da gestão responsável da água.

  • Ciclo da água e seus processos.
  • Importância da água para os seres vivos.
  • Impactos ambientais do uso da água.

Metodologia

A metodologia centra-se na aprendizagem prática, onde os alunos são protagonistas do processo de construção do conhecimento. Através da criação e manutenção de mini ecossistemas em garrafas PET, os alunos terão a oportunidade de observar diretamente como a água circula e sustenta a vida, fomentando discussões orientadas pelo professor sobre os usos sustentáveis da água.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Observação direta e registro de dados.
  • Discussões orientadas e reflexivas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos montarão seus mini ecossistemas, aprendendo sobre cada componente e seu papel no ciclo da água. Na segunda aula, haverá um acompanhamento das mudanças observadas e uma discussão sobre as práticas de economia de água.

  • Aula 1: Montagem do mini ecossistema e introdução ao ciclo da água.
  • Aula 2: Observação dos resultados e discussão sobre sustentabilidade e economia de água.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua, observando-se o engajamento e a compreensão dos conceitos durante as aulas. Além disso, será solicitado que os alunos mantenham um diário de bordo, registrando as mudanças observadas nos ecossistemas e refletindo sobre o que aprenderam. Serão considerados a participação nas discussões, a criatividade na montagem do ecossistema e a habilidade em relacionar conceitos teóricos com as observações práticas. Exemplos de avaliação podem incluir a análise dos registros no diário e a apresentação oral das conclusões.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade são fundamentais para o desenvolvimento prático do conhecimento, auxiliando os alunos na materialização dos conceitos teóricos em um contexto realista e interativo.

  • Garrafas PET.
  • Terra, sementes e pequenas mudas.
  • Água e regador.
  • Caderneta para diário de bordo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo