O Ciclo da Água no Tabuleiro é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O intuito é confeccionar um jogo de tabuleiro que introduza o ciclo da água, com ênfase em seus diferentes usos no ambiente rural e urbano. Os participantes serão separados em grupos para criar os jogos, que devem contemplar as diversas fases do ciclo da água e propor desafios sobre a utilização sustentável desse precioso recurso em vários contextos. A finalidade é gerar uma reflexão crítica sobre a gestão dos recursos hídricos, empregando uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos. Espera-se que, por meio dessa dinâmica, os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais, trabalhem em equipe e estimulem a criatividade ao empregar materiais recicláveis na confecção dos jogos. Após a elaboração, haverá uma troca de jogos entre os grupos, proporcionando a todos uma experiência enriquecedora ao explorar e aprender com os jogos criados pelos colegas.
O desígnio principal desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano uma compreensão abrangente sobre o ciclo da água e a importância da sua gestão sustentável, tanto no campo quanto na cidade. Mirando alcançar uma aprendizagem significativa, os estudantes serão motivados a aplicar conceitos científicos na resolução de problemas reais, valorizando a conservação dos recursos hídicos. Através da cooperação e criatividade, também visamos fortalecer habilidades sociais e de comunicação entre os alunos.
Esta atividade enquadra-se no currículo de Ciências da Natureza, abordando o ciclo da água e a sustentabilidade ambiental. Através da criação de jogos de tabuleiro, os alunos vão aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, enquanto desenvolvem competências transversais como criatividade, colaboração e pensamento crítico.
Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que implica na criação de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica. Os alunos, divididos em grupos, serão guiados na construção de seus jogos, desencadeando processos de aprendizagem colaborativa. A diversão se mescla com o educativo, permitindo que conceitos complexos sejam apreendidos de maneira interativa e significativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos vão discutir sobre o ciclo da água e planejar o jogo. Na segunda aula, ocorrerá a confecção do jogo e a troca entre os grupos para jogar.
A avaliação será processual e contínua, considerando a participação, colaboração e o engajamento dos alunos durante todas as etapas da atividade. A criatividade e a aplicação dos conhecimentos sobre o ciclo da água e uso sustentável serão aspectos chave. Além disso, será valorizada a reflexão individual e coletiva sobre as aprendizagens realizadas e a capacidade de trabalhar em equipe.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, enfatizando o uso de recursos recicláveis. Essa escolha reflete o compromisso com a sustentabilidade e permite uma conexão direta com os temas abordados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula