O Jogo das Estrofes Geográficas

Desenvolvida por: Shelem… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Língua Portuguesa
Temática: Integração de Geografia e Literatura

O Jogo das Estrofes Geográficas é uma atividade inovadora que procura integrar o ensino de geografia com a literatura, focando em habilidades de leitura, interpretação de poesias e expressão oral dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade se baseia em um jogo no qual os alunos, divididos em equipes, receberão fragmentos de estrofes de poesias famosas, cada um representando uma região específica do mundo. O desafio será utilizar pistas fornecidas para identificar o local associado a cada fragmento. Após identificarem os locais, cada equipe organizará essas estrofes em um mapa. O passo final da atividade requer que os alunos apresentem suas descobertas através de uma dramatização ou encenação, incentivando assim a pesquisa e expressão oral. Este formato lúdico busca estimular a criatividade dos alunos, aprimorando suas habilidades de pesquisa, interpretação e apresentação, enquanto aprendem de forma divertida sobre geografia e poesia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em proporcionar aos alunos oportunidades para desenvolver habilidades de interpretação e expressão oral através de um contexto interdisciplinar. Pretende-se que os alunos compreendam a importância da leitura contextualizada na identificação geográfica, bem como ampliem seu repertório cultural através do contato com poesias tradicionais e contemporâneas referentes a diversas regiões do mundo. Esta prática pedagógica visa fortalecer a capacidade dos alunos em trabalhar colaborativamente, bem como melhorar sua confiança ao se expressarem oralmente em grupo, estimulando suas capacidades de pesquisa, criatividade e organização.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de poesias.
  • Identificar e relacionar regiões geográficas mencionadas nas estrofes.
  • Aprimorar a expressão oral através de dramatizações.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a pesquisa colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP04: Desenvolver a prática de leitura de forma autônoma e significativa, compreendendo aspectos elementares do gênero poesia.
  • EF02GE03: Reconhecer a localização, características e relações das regiões geográficas do Brasil e do mundo.
  • EF02LP17: Participar de situações de troca oral, com respeito e colaboração, utilizando linguagem verbal e não verbal de maneira adequada.
  • EF02AR06: Explorar diferentes formas de expressão artística, valorizando o contato com a pluralidade cultural e artística.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui a exploração de elementos geográficos através da literatura, com foco na interpretação de poesias e na aplicação de conhecimentos geográficos. Esta abordagem visa proporcionar aos alunos um aprendizado que transcende a memorização de informações isoladas, proporcionando um entendimento mais profundo das relações entre a literatura e a geografia. Ao explorar poesias que descrevem diferentes regiões do mundo, os alunos poderão conectar a linguagem poética a elementos geográficos reais, ampliando seu conhecimento de mundo e desenvolvendo a apreciação pela diversidade cultural e artística.

  • Identificação de elementos geográficos em poesias.
  • Leitura e interpretação de fragmentos poéticos.
  • Relação entre literatura e geografia.
  • Apresentação e dramatização das descobertas geográficas.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula é baseada em técnicas ativas de aprendizagem, onde os alunos são incentivados a serem protagonistas do processo educacional. O uso de poesias como recurso pedagógico permite uma abordagem diferenciada, que proporciona a inclusão de aspectos culturais e artísticos no ensino. A competição saudável promovida pelo jogo funciona como elemento motivacional, potencializando o engajamento dos alunos. Esa estratégia visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico, rico em trocas culturais e marcado pela colaboração, incentivando os alunos a se comunicarem de forma eficaz entre si e com o público durante as apresentações.

  • Atividades em grupo e jogos lúdicos.
  • Uso de poesias para identificação de temas geográficos.
  • Dramatização e expressão verbal.
  • Pesquisa guiada e apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está cuidadosamente planejado para abordar todas as etapas necessárias, distribuídas ao longo de seis aulas de 60 minutos cada. Esta organização permite que os alunos progridam desde o entendimento básico de poemas e geografia, passando pela prática de interpretação e conexão entre áreas do conhecimento, até a apresentação final. Cada sessão é estruturada para garantir um avanço contínuo nas competências propostas, mantendo os alunos engajados ao mesmo tempo que desenvolvem essas habilidades de forma gradual e bem orientada.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de equipes e apresentação do jogo.
  • Aula 2: Leitura e interpretação das estrofes poéticas em grupos.
  • Aula 3: Pesquisas sobre as regiões correspondentes com auxílio de pistas.
  • Aula 4: Organização dos fragmentos poéticos no mapa.
  • Aula 5: Preparação para a dramatização e ensaio.
  • Aula 6: Apresentações, conclusão e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e contínua, focando-se em dois aspectos principais: a participação e o engajamento durante as atividades, e a qualidade da apresentação final. Durante o decorrer das aulas, o professor deve observar a interação dos alunos em grupo, sua capacidade de resolver problemas e sua criatividade na interpretação poética. Na apresentação final, os critérios incluem clareza na comunicação, coerência na ligação entre as poesias e as regiões geográficas, e a cooperação entre os membros da equipe. Exemplos de critérios mais objetivos são: a utilização eficaz do mapa, a precisão ao identificar as regiões e a originalidade na dramatização. Esses elementos serão considerados no feedback formativo, que ajudará os alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades acadêmicas e socioemocionais.

Materiais e ferramentas:

Para efetivar a atividade com êxito, diversos recursos didáticos e materiais serão essenciais. Os fragmentos poéticos servem como núcleo inspiracional para a atividade, enquanto as pistas e mapas geográficos são instrumentos que facilitam o aprendizado prático. Ferramentas de multimídia podem enriquecer o contexto através de imagens e sons que ilustrem as regiões estudadas, oferecendo aos alunos um entendimento mais amplo e perceptivo dos tópicos abordados. A inclusão de recursos diversificados visa ainda garantir um ambiente inclusivo, que atenda às necessidades de alunos com diferentes estilos de aprendizagem.

  • Fragmentos de estrofes poéticas.
  • Pistas geográficas.
  • Mapa físico do mundo.
  • Materiais de arte para a dramatização.
  • Recursos multimídia (computadores, projetores).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo