Viagem Cultural em Roda

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Cultura dos Estados Brasileiros

Esta atividade pedagógica prática visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma imersão nas diferentes culturas dos estados brasileiros, enfocando aspectos como culinária, festas tradicionais e vestimentas típicas. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', os alunos serão divididos em grupos, onde cada um explorará e apresentará um estado brasileiro diferente. Esta abordagem permitirá não só a aquisição de conhecimento sobre a diversidade cultural e geográfica do Brasil mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e de argumentação. Ao final da atividade, os alunos terão um debate sobre o que aprenderam, compartilhando suas experiências e reflexões.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais promover o conhecimento sobre as diversas manifestações culturais dos estados brasileiros, desenvolver o respeito e a valorização das diferenças culturais e sociais, e estimular a capacidade de pesquisa, apresentação em público e argumentação dos alunos. O trabalho em grupo visa ainda fortalecer habilidades sociais importantes como a colaboração, escuta ativa e empatia.

  • Conhecer as diferentes culturas dos estados brasileiros focando em culinária, festas tradicionais e vestimentas.
  • Desenvolver respeito e valorização pelas diferenças culturais.
  • Estimular habilidades de pesquisa e apresentação em público.
  • Promover habilidades sociais através do trabalho em grupo.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
  • EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
  • EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordará a rica diversidade cultural dos estados brasileiros, percorrendo suas culinárias típicas, festas tradicionais e vestimentas. Além disso, serão introduzidos conceitos relacionados ao respeito às diferenças, trabalho em equipe e habilidades de apresentação e debate.

  • Diversidade cultural brasileira
  • Culinária típica dos estados
  • Festas tradicionais brasileiras
  • Vestimentas típicas
  • Respeito às diferenças e trabalho em equipe

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa 'Roda de Debate'. Após serem divididos em grupos e receberem informações sobre um estado específico, os alunos pesquisarão e prepararão uma apresentação sobre o estado destacando sua culinária, festas tradicionais e vestimentas. Após as apresentações, será realizada uma roda de debate onde alunos poderão compartilhar aprendizados, curiosidades e reflexões, estimulando o pensamento crítico e o respeito pelas diferentes culturas.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Pesquisa e preparação das apresentações
  • Apresentações dos grupos sobre os estados
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e iniciarão a pesquisa sobre os estados atribuídos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e realizarão as apresentações, seguidas pela roda de debate.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa no grupo, qualidade e criatividade das apresentações, e engajamento na roda de debate. Serão considerados aspectos como a profundidade da pesquisa realizada, habilidade de trabalhar em grupo, clareza e persuasão na apresentação, e respeito e consideração pelas opiniões alheias durante o debate. Exemplos de critérios incluem: coesão e organização do grupo, originalidade na apresentação do estado, qualidade das informações apresentadas, e contribuição individual para o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários acesso à internet para pesquisa, projetor ou televisão para apresentações, materiais para confecção de cartazes ou slides, além de espaço adequado para a formação da roda de debate.

  • Acesso à internet
  • Projetor ou televisão
  • Materiais para confecção de cartazes ou slides
  • Espaço adequado para rodas de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo