Caça ao Tesouro dos Recursos Naturais

Desenvolvida por: Andrea… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Sustentabilidade e Consciência Ambiental

Esta atividade prática visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma exploração ao ar livre através de uma caça ao tesouro temática. Grupos de alunos receberão mapas para localizar 'tesouros' escondidos no ambiente escolar, representando diversos recursos naturais. Em cada localização, encontrarão informações sobre esse recurso, destacando sua importância para a vida e as consequências ambientais negativas decorrentes de seu uso inadequado. O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância dos recursos naturais e estimulá-los a pensar em ações responsáveis de consumo e conservação. Após a atividade de exploração, os grupos serão incentivados a desenvolver mini-projetos, usando materiais recicláveis, para apresentar propostas de uso consciente desses recursos. Esta dinâmica propõe um aprendizado ativo, utilização de metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo assim a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre os recursos naturais, seus usos no dia a dia e os impactos ambientais associados a um consumo irresponsável. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e reflexão crítica sobre a importância da sustentabilidade. Além disso, a atividade visa incentivar a expressão criativa através do desenvolvimento de projetos que proponham soluções inovadoras para o uso consciente dos recursos naturais.

  • Compreender a importância dos recursos naturais e suas funções ecossistêmicas.
  • Identificar os impactos negativos do uso irresponsável desses recursos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pesquisa ao ar livre.
  • Fomentar a criação de soluções criativas para problemas ambientais.
  • Aplicar conhecimentos adquiridos na elaboração de projetos sustentáveis.

Conteúdo Programático

A abordagem deste plano de aula está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfocando nos usos e impactos dos recursos naturais. Será explorada a importância da água, solo, ar, e biodiversidade, além de uma discussão sobre os efeitos das atividades humanas no ambiente. Engajando os alunos através de uma aprendizagem prática e interativa, propomos a construção de uma consciência ambiental a partir de experiências significativas.

  • Recursos naturais: conceito e importância.
  • Usos da água em atividades cotidianas e impactos ambientais.
  • Consequências do uso irresponsável dos recursos naturais.
  • Práticas sustentáveis e conservação ambiental.

Metodologia

A metodologia proposta se baseia no engajamento ativo dos alunos através da Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem incentiva os alunos a assumirem um papel central no processo de aprendizagem, explorando o ambiente escolar, realizando pesquisas e trabalhando em equipe. O uso dessas metodologias ativas promove uma aprendizagem mais significativa, aplicada e duradoura.

  • Caça ao tesouro com mapas e pistas sobre recursos naturais.
  • Pesquisa e discussão em grupo sobre os recursos encontrados.
  • Desenvolvimento de mini-projetos propondo usos sustentáveis.
  • Apresentação dos projetos ao final da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a caça ao tesouro, enquanto na segunda, os alunos trabalharão no desenvolvimento e apresentação de seus projetos.

  • Aula 1: Caça ao tesouro ao ar livre.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação dos mini-projetos.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos, compreensão dos conceitos abordados, qualidade e criatividade dos mini-projetos apresentados. Serão considerados aspectos como pesquisa, aplicação de ideias, trabalho em equipe e habilidade de comunicação durante as apresentações. Exemplos de critérios de avaliação incluem a originalidade das soluções propostas para uso consciente dos recursos naturais, a eficácia da mensagem ambiental transmitida, e o uso de materiais recicláveis nos projetos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem mapas do espaço escolar com as localizações dos tesouros indicadas, folhas com descrições dos recursos naturais e seus impactos, materiais recicláveis para a construção de modelos ou cartazes nos mini-projetos, além de ferramentas de pesquisa para aprofundamento do tema.

  • Mapas personalizados do espaço escolar.
  • Descrições impressas dos recursos naturais.
  • Materiais recicláveis variados para projetos.
  • Acesso a recursos de pesquisa (livros, internet).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo