Neste plano de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e compreender conceitos fundamentais sobre o clima e a importância da sustentabilidade por meio da construção de estações meteorológicas utilizando materiais recicláveis. Os participantes aprenderão a fabricar instrumentos simples como pluviômetros, feitos a partir de garrafas PET, e termômetros utilizando álcool colorido. Após a montagem desses dispositivos, os alunos realizarão uma saída de campo dentro do próprio ambiente escolar para posicionar adequadamente seus instrumentos em um local ao ar livre. Durante a semana subsequente à instalação, eles serão responsáveis por coletar e registrar os dados obtidos por seus dispositivos, promovendo assim, um envolvimento ativo no monitoramento das condições climáticas locais. Este processo não apenas estimula a curiosidade científica entre os estudantes, mas também enfatiza a importância da reutilização de materiais como prática sustentável, alinhando-se aos objetivos de aprendizado sobre ciências e conscientização ambiental.
O principal objetivo desta atividade é estimular o interesse e o entusiasmo dos educandos pelo estudo da meteorologia, através de uma abordagem prática e interativa. Busca-se fomentar o entendimento de conceitos relacionados às mudanças climáticas, à importância do monitoramento do tempo e ao impacto das ações humanas no clima. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de observação, coleta de dados e análise crítica, fundamentais para o pensamento científico. Por meio da construção e do uso de instrumentos meteorológicos caseiros, os alunos também serão incentivados a refletir sobre a relevância da reciclagem e da sustentabilidade, vinculando a ciência às questões ambientais atuais.
A temática Meteorologia e Sustentabilidade está intrinsecamente ligada aos conteúdos programáticos abordados nesta atividade, onde os alunos terão a chance de praticar ciência de forma aplicada. Através da construção de instrumentos meteorológicos caseiros e da coleta de dados ambientais, eles explorarão aspectos práticos da ciência atmosférica, além de conceitos fundamentais sobre Ecologia e Conservação Ambiental. Este conteúdo proporciona uma compreensão multidisciplinar, vinculando conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática, e Práticas de Sustentabilidade, promovendo assim uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Esta atividade prática adota uma metodologia ativa, combinando Saída de Campo e Atividades Mão-na-massa para envolver os alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, será introduzido o tema por meio de uma breve exposição teórica, seguida pela parte prática de construção dos instrumentos meteorológicos, incentivando a criatividade e a inovação no uso de materiais recicláveis. A saída de campo para instalação e posterior coleta de dados oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática o aprendizado em sala de aula, promovendo a observação direta e a investigação científica do meio ambiente escolar.
A atividade será realizada em três encontros de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente 3 horas de duração. No primeiro encontro, ocorrerá a introdução teórica e o início da construção dos instrumentos. O segundo encontro será dedicado à conclusão da confecção dos instrumentos e planejamento da saída de campo. No último encontro, os alunos coletarão os dados e começarão a análise.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade. Será avaliado o engajamento durante a construção dos instrumentos, a capacidade de trabalhar em equipe, a precisão e a iniciativa na coleta de dados, bem como a habilidade de análise e interpretação dos dados coletados. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de aprendizagem e a importância das práticas sustentáveis aprendidas, registrando suas observações e conclusões em um relatório final ou apresentação em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos e recicláveis, tais como garrafas PET, álcool, corante, régua, e materiais de apoio geral para construção dos instrumentos. Ademais, é importante acessar informações climáticas locais para comparação dos dados coletados, favorecendo a análise. Utilizaremos também o ambiente escolar para a instalação e observação dos dispositivos, promovendo uma interação direta dos alunos com o espaço.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula