Construtores de Histórias Multiculturais

Desenvolvida por: Jussar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Multiculturalismo Local

A atividade 'Construtores de Histórias Multiculturais' proporcionará aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma imersão prática e reflexiva sobre a riqueza cultural e econômica oriunda da diversidade de grupos sociais presentes em suas áreas de vivência. Utilizando a abordagem mão-na-massa, os estudantes serão divididos em grupos para pesquisar e investigar a presença e contribuição de comunidades imigrantes, povos indígenas, e outros grupos étnicos na construção identitária e econômica de suas localidades. O ponto culminante será a criação de maquetes utilizando materiais recicláveis, que representem elementos arquitetônicos, culinários, artísticos e econômicos dessas culturas. A atividade encoraja não só o aprendizado cooperativo e interdisciplinar, mas também promove valores de respeito, tolerância e reconhecimento das diversas contribuições culturais ao nosso tecido social.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e econômica presente em seus lugares de vivência, entendendo a importância desses diferentes grupos na construção da identidade local. Além disso, busca-se estimular a pesquisa, o trabalho em equipe e a criatividade através da construção de maquetes. A habilidade de se expressar oralmente e de transmitir informações coletadas durante a pesquisa será igualmente fomentada durante as apresentações das maquetes.

  • Compreender a importância da diversidade cultural e econômica na formação social e identitária de uma comunidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de representar visualmente informações e conceitos por meio da criação de maquetes.
  • Promover habilidades de comunicação efetiva ao apresentar os aprendizados e as representações elaboradas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo das contribuições culturais e econômicas de diversos grupos sociais, incluindo comunidades imigrantes, povos indígenas e outros grupos étnicos. Será dada atenção à forma como essas contribuições moldaram e continuam influenciando as identidades locais, abrangendo aspectos arquitetônicos, culinários, artísticos e econômicos.

  • História local e o papel dos diferentes grupos sociais em sua formação.
  • Diversidade cultural e econômica de grupos imigrantes, indígenas e outros grupos étnicos.
  • Elementos arquitetônicos, culinários, artísticos e econômicos representativos de cada cultura estudada.
  • Construção da identidade cultural local através da influência de diversos grupos.

Metodologia

A atividade será iniciada com uma saída de campo para observação de elementos culturais diversos na comunidade, seguida de uma abordagem Atividade Mão-na-massa para a criação das maquetes, incentivando a exploração e a criatividade. A roda de debate será utilizada para discutir as descobertas e reflexões. A aprendizagem baseada em projetos será o fio condutor, permitindo aos alunos investigar, criar e compartilhar. O uso da sala de aula invertida e de jogos como ferramentas pedagógicas complementará a experiência de aprendizado, promovendo interação e engajamento ativo dos alunos no processo educativo.

  • Saída de campo para exploração e observação da diversidade cultural local.
  • Pesquisa em grupo sobre a história e contribuições de grupos étnicos específicos.
  • Uso de materiais recicláveis para a construção de maquetes representativas.
  • Apresentações grupais das maquetes e discussão em roda de debate sobre as aprendizagens.
  • Avaliação lúdica para revisar e reforçar os conceitos aprendidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo e introdução ao projeto, com início da pesquisa em grupos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na construção das maquetes e preparação das apresentações, que serão realizadas no final da aula.

  • Aula 1: Saída de campo, pesquisa em grupos.
  • Aula 2: Construção de maquetes, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade levará em conta o engajamento dos alunos no processo de pesquisa, a criatividade e esforço empregado na criação das maquetes, a qualidade e profundidade das informações apresentadas, e a habilidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de relacionar as contribuições estudadas com a construção da identidade cultural local. A apresentação das maquetes será um momento chave, onde os participantes deverão explicar os elementos escolhidos e a relevância de cada um para a representação da diversidade cultural. Exemplos concretos, coerência e clareza na exposição das ideias serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tecidos, etc.), cola, tesouras, tintas, pincéis e outros materiais para a decoração das maquetes. Recursos digitais como acesso à internet para pesquisa, apresentações de slides e vídeos complementares sobre a temática da diversidade cultural e histórica da região também serão utilizados. A saída de campo pode requerer o acompanhamento de um guia local ou professor especializado para enriquecer a experiência.

  • Materiais recicláveis para construção das maquetes.
  • Ferramentas de corte e colagem.
  • Tintas, pincéis e materiais para decoração.
  • Recursos digitais para pesquisa e apoio didático.
  • Acompanhamento por um guia local ou professor especializado durante a saída de campo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo