A atividade 'Construtores de Histórias Multiculturais' proporcionará aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma imersão prática e reflexiva sobre a riqueza cultural e econômica oriunda da diversidade de grupos sociais presentes em suas áreas de vivência. Utilizando a abordagem mão-na-massa, os estudantes serão divididos em grupos para pesquisar e investigar a presença e contribuição de comunidades imigrantes, povos indígenas, e outros grupos étnicos na construção identitária e econômica de suas localidades. O ponto culminante será a criação de maquetes utilizando materiais recicláveis, que representem elementos arquitetônicos, culinários, artísticos e econômicos dessas culturas. A atividade encoraja não só o aprendizado cooperativo e interdisciplinar, mas também promove valores de respeito, tolerância e reconhecimento das diversas contribuições culturais ao nosso tecido social.
Esta atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e econômica presente em seus lugares de vivência, entendendo a importância desses diferentes grupos na construção da identidade local. Além disso, busca-se estimular a pesquisa, o trabalho em equipe e a criatividade através da construção de maquetes. A habilidade de se expressar oralmente e de transmitir informações coletadas durante a pesquisa será igualmente fomentada durante as apresentações das maquetes.
O conteúdo programático abrange o estudo das contribuições culturais e econômicas de diversos grupos sociais, incluindo comunidades imigrantes, povos indígenas e outros grupos étnicos. Será dada atenção à forma como essas contribuições moldaram e continuam influenciando as identidades locais, abrangendo aspectos arquitetônicos, culinários, artísticos e econômicos.
A atividade será iniciada com uma saída de campo para observação de elementos culturais diversos na comunidade, seguida de uma abordagem Atividade Mão-na-massa para a criação das maquetes, incentivando a exploração e a criatividade. A roda de debate será utilizada para discutir as descobertas e reflexões. A aprendizagem baseada em projetos será o fio condutor, permitindo aos alunos investigar, criar e compartilhar. O uso da sala de aula invertida e de jogos como ferramentas pedagógicas complementará a experiência de aprendizado, promovendo interação e engajamento ativo dos alunos no processo educativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo e introdução ao projeto, com início da pesquisa em grupos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na construção das maquetes e preparação das apresentações, que serão realizadas no final da aula.
A avaliação da atividade levará em conta o engajamento dos alunos no processo de pesquisa, a criatividade e esforço empregado na criação das maquetes, a qualidade e profundidade das informações apresentadas, e a habilidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de relacionar as contribuições estudadas com a construção da identidade cultural local. A apresentação das maquetes será um momento chave, onde os participantes deverão explicar os elementos escolhidos e a relevância de cada um para a representação da diversidade cultural. Exemplos concretos, coerência e clareza na exposição das ideias serão critérios importantes.
Para a execução desta atividade serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tecidos, etc.), cola, tesouras, tintas, pincéis e outros materiais para a decoração das maquetes. Recursos digitais como acesso à internet para pesquisa, apresentações de slides e vídeos complementares sobre a temática da diversidade cultural e histórica da região também serão utilizados. A saída de campo pode requerer o acompanhamento de um guia local ou professor especializado para enriquecer a experiência.
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