Construtores de Mapas: A Cidade e o Campo em Nosso Olhar

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Estudo do Meio

Nesta atividade pedaggica prtica, os alunos do 3 ano do Ensino Fundamental se tornaro 'construtores de mapas', investigando a sua prpria cidade ou vilarejo de uma maneira inteiramente nova. Atravs de uma sada de campo, cada aluno, equipado com pranchetas e marcadores, ter a tarefa de observar e registrar os diferentes elementos que compem o ambiente urbano e rural. A atividade ser dividida em duas fases principais: a coleta de dados em campo, onde os estudantes observaro elementos geogrficos (rios, montanhas), culturais (monumentos, edifcios histricos) e econmicos (reas comerciais, de cultivo), e a posterior criao de um mapa coletivo em sala de aula. Este mapa coletivo servir de base para discusses sobre os impactos ambientais e culturais observados durante a sada. O objetivo proporcionar uma experincia educativa hands-on que permita aos alunos visualizar as semelhanas e diferenas entre as configuraes urbanas e rurais, alm de entender seus impactos no ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal intuito desta atividade que os alunos desenvolvam uma conscincia espacial mais crtica e embasada sobre a composio e a dinmica dos espaos urbanos e rurais. Espera-se que, atravs da experincia direta de observao e registro, os estudantes consigam identificar e comparar os diversos elementos geogrficos, culturais e econmicos presentes nesses ambientes. Ademais, este projeto visa cultivar habilidades como trabalho em equipe, ateno aos detalhes e capacidade de anlise crtica, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadmico dos alunos.

  • Desenvolver a capacidade de observao e registro detalhado do ambiente.
  • Comparar e contrastar as caractersticas dos ambientes urbanos e rurais.
  • Identificar elementos geogrficos, culturais e econmicos.
  • Discutir impactos ambientais e culturais com base em observaes empricas.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e de anlise crtica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivncia, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE11: Comparar impactos das atividades econmicas urbanas e rurais sobre o ambiente fsico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e mquinas.

Conteúdo Programático

Atravs do estudo do meio proporcionado por esta atividade, os alunos sero introduzidos aos conceitos fundamentais da geografia e ao entendimento das relaes entre os seres humanos e o ambiente. A sada de campo e a subsequente criao do mapa coletivo buscam promover uma viso integrada dos aspectos geogrficos, culturais e econmicos que moldam o espao urbano e rural, instigando a curiosidade e a capacidade de anlise crtica sobre o mundo ao redor.

  • Conceitos bsicos de geografia e cartografia.
  • Elementos geogrficos naturais e construdos pelo homem.
  • Impactos ambientais e humanos no espao geogrfico.
  • Diversidade cultural e econmica nos ambientes urbanos e rurais.

Metodologia

Para realizar essa atividade, ser adotada uma metodologia ativa, a sada de campo, que permite aos alunos aprenderem atravs da experincia direta com o objeto de estudo. Esta abordagem prtica essencial para que os alunos absorvam os conceitos de maneira significativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades analticas, crticas e de trabalho em equipe. A construo do mapa coletivo em sala de aula ser um momento de compartilhamento de conhecimentos e experincias, onde os alunos podero visualizar o resultado da sua investigao coletiva.

  • Sada de campo com observao e registro.
  • Criao de um mapa coletivo em sala.
  • Discusses dirigidas sobre os dados coletados.
  • Reflexo sobre os impactos ambientais e culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos sero preparados para a sada de campo, recebendo orientaes especficas sobre o que observar e como registrar suas observaes. Na segunda aula, os alunos trabalharo na criao do mapa coletivo e participaro de discusses sobre suas descobertas e reflexes.

  • Aula 1: Preparao para a sada de campo e orientaes.
  • Aula 2: Criao do mapa coletivo e discusses.

Avaliação

A avaliao desta atividade ser baseada na participao ativa dos alunos durante a sada de campo e na contribuio para a criao do mapa coletivo. Ser tambm considerado o envolvimento nas discusses em sala, bem como a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na anlise crtica dos ambientes observados. A qualidade do registro individual das observaes, clareza, detalhamento e pertinncia das informaes, tambm ser um critrio importante. O objetivo fornecer um feedback construtivo que incentive o desenvolvimento contnuo das habilidades investigativas e crticas dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realizao desta atividade sero necessrios alguns materiais e recursos especficos. Pranchetas e marcadores para os registros em campo, acesso aos locais a serem visitados, seja urbano ou rural, e materiais para a criao do mapa coletivo em sala, como papel grande, canetas coloridas, cola e tesoura. Equipamentos adicionais como cmeras ou tablets podem enriquecer a experincia, permitindo o registro fotogrfico ou digital das observaes, mas no so essenciais.

  • Pranchetas e marcadores.
  • Papel grande para o mapa coletivo.
  • Canetas coloridas, cola, tesoura.
  • Cmeras ou tablets (opcional).
  • Acesso aos locais de sada de campo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo