Esta atividade prática tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma vivência imersiva na cultura local de sua comunidade, através de uma saída de campo a um espaço comunitário ou cultural relevante. No local escolhido, sejam centros culturais, museus locais ou parques, os estudantes terão a oportunidade de ouvir contadores de histórias da comunidade, os quais compartilharão lendas, histórias, e tradições que formam a identidade de seu lugar de vivência. Após esta rica sessão de contação de histórias, os alunos serão incentivados a processar e reinterpretar os conhecimentos adquiridos criando, seja individualmente ou em grupo, apresentações que possam abranger desenhos, pequenas encenações ou narrativas escritas. Assim, eles não apenas absorvem os valores e tradições locais mas também os retransmitem, contribuindo para a preservação e valorização da cultura de sua comunidade.
Os objetivos desta atividade pedagógica incluem promover a conexão dos alunos com as raízes e tradições de sua comunidade, ampliar o conhecimento sobre o patrimônio cultural local, desenvolver habilidades de escuta, interpretação e expressão criativa e fomentar a valorização e preservação das tradições e lendas locais. Além disso, busca-se facilitar o reconhecimento da diversidade cultural e a importância de sua preservação, estimulando a integração comunitária e o respeito mútuo através do compartilhamento de histórias e experiências.
O conteúdo programático abrange a exploração e reconhecimento das tradições, lendas e modos de vida locais, proporcionando aos alunos conhecimentos sobre o patrimônio cultural de sua comunidade. Ao interagirem com contadores de histórias, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar diretamente a cultura local, enriquecendo sua percepção sobre a diversidade e riqueza das tradições que os cercam, além de estimular a reflexão sobre a importância da preservação da memória cultural.
A metodologia ativa Saída de Campo será empregada para permitir que os alunos vivenciem de forma direta os ensinamentos e as tradições da sua comunidade. Essa abordagem prática envolve a visitação a um local significativo dentro da cidade ou bairro, onde contadores de histórias farão a partilha de lendas e tradições locais. Posteriormente, será incentivada a criação de apresentações pelos alunos, valorizando a expressão criativa e a interpretação pessoal do aprendizado adquirido.
A atividade terá duração total de 2 horas, dividida em duas sessões de 60 minutos cada. A primeira aula será destinada à experiência da saída de campo e escuta das histórias, enquanto a segunda se focará na criação e compartilhamento das apresentações dos alunos baseadas nos aprendizados.
A avaliação será baseada tanto na participação ativa durante a saída de campo quanto na criatividade e coerência das apresentações desenvolvidas pelos alunos. Será valorizado o entusiasmo, a compreensão da cultura local e a capacidade de trabalhar em grupo. As apresentações serão avaliadas considerando a originalidade, a conexão com as histórias ouvidas e a habilidade de expressão e comunicação. Exemplos de critérios específicos podem incluir a clareza na narrativa, criatividade no uso de materiais e a profundidade da interpretação cultural.
Para a execução desta atividade, serão necessários o transporte para o local da saída de campo, materiais de arte para as criações dos alunos (papel, lápis de cor, canetas, tesouras, cola), um espaço adequado para a apresentação das criações dos alunos e um dispositivo de áudio, caso necessário, para amplificar as vozes dos contadores de histórias e das apresentações dos alunos.
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