Contadores de Histórias Locais

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Cultura Local

Esta atividade prática tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma vivência imersiva na cultura local de sua comunidade, através de uma saída de campo a um espaço comunitário ou cultural relevante. No local escolhido, sejam centros culturais, museus locais ou parques, os estudantes terão a oportunidade de ouvir contadores de histórias da comunidade, os quais compartilharão lendas, histórias, e tradições que formam a identidade de seu lugar de vivência. Após esta rica sessão de contação de histórias, os alunos serão incentivados a processar e reinterpretar os conhecimentos adquiridos criando, seja individualmente ou em grupo, apresentações que possam abranger desenhos, pequenas encenações ou narrativas escritas. Assim, eles não apenas absorvem os valores e tradições locais mas também os retransmitem, contribuindo para a preservação e valorização da cultura de sua comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica incluem promover a conexão dos alunos com as raízes e tradições de sua comunidade, ampliar o conhecimento sobre o patrimônio cultural local, desenvolver habilidades de escuta, interpretação e expressão criativa e fomentar a valorização e preservação das tradições e lendas locais. Além disso, busca-se facilitar o reconhecimento da diversidade cultural e a importância de sua preservação, estimulando a integração comunitária e o respeito mútuo através do compartilhamento de histórias e experiências.

  • Promover a conexão dos estudantes com a cultura local.
  • Ampliar o conhecimento sobre tradições e patrimônio cultural.
  • Desenvolver habilidades de escuta, interpretação e expressão criativa.
  • Estimular a valorização das tradições locais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração e reconhecimento das tradições, lendas e modos de vida locais, proporcionando aos alunos conhecimentos sobre o patrimônio cultural de sua comunidade. Ao interagirem com contadores de histórias, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar diretamente a cultura local, enriquecendo sua percepção sobre a diversidade e riqueza das tradições que os cercam, além de estimular a reflexão sobre a importância da preservação da memória cultural.

  • Tradições locais e sua importância
  • Lendas e histórias da comunidade
  • Patrimônio cultural e sua preservação
  • Expressão cultural através da arte

Metodologia

A metodologia ativa Saída de Campo será empregada para permitir que os alunos vivenciem de forma direta os ensinamentos e as tradições da sua comunidade. Essa abordagem prática envolve a visitação a um local significativo dentro da cidade ou bairro, onde contadores de histórias farão a partilha de lendas e tradições locais. Posteriormente, será incentivada a criação de apresentações pelos alunos, valorizando a expressão criativa e a interpretação pessoal do aprendizado adquirido.

  • Saída de campo para visitação cultural
  • Escuta ativa das histórias contadas pelos moradores locais
  • Criação e apresentação de projetos pelos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, dividida em duas sessões de 60 minutos cada. A primeira aula será destinada à experiência da saída de campo e escuta das histórias, enquanto a segunda se focará na criação e compartilhamento das apresentações dos alunos baseadas nos aprendizados.

  • Aula 1: Visitação ao espaço comunitário/cultural e sessão de contação de histórias.
  • Aula 2: Preparação e apresentação das criações dos alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação ativa durante a saída de campo quanto na criatividade e coerência das apresentações desenvolvidas pelos alunos. Será valorizado o entusiasmo, a compreensão da cultura local e a capacidade de trabalhar em grupo. As apresentações serão avaliadas considerando a originalidade, a conexão com as histórias ouvidas e a habilidade de expressão e comunicação. Exemplos de critérios específicos podem incluir a clareza na narrativa, criatividade no uso de materiais e a profundidade da interpretação cultural.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários o transporte para o local da saída de campo, materiais de arte para as criações dos alunos (papel, lápis de cor, canetas, tesouras, cola), um espaço adequado para a apresentação das criações dos alunos e um dispositivo de áudio, caso necessário, para amplificar as vozes dos contadores de histórias e das apresentações dos alunos.

  • Transporte para o local da saída de campo
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, canetas, tesouras, cola)
  • Espaço para apresentações
  • Dispositivo de áudio (se necessário)

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