Exploradores Culturais

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Diversidade Cultural

Nessa atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos exploradores culturais, com o objetivo de descobrir, investigar e apresentar as diversas culturas presentes em sua própria comunidade. Serão formados grupos, nos quais cada um será encarregado de explorar um aspecto cultural específico - como comida, danças, festas ou vestimentas - de um grupo social regional. Empregando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes realizarão pesquisas em casa, buscando compreender a fundo o aspecto cultural designado. Posteriormente, em sala de aula, cada grupo utilizará essas informações para construir um mural coletivo que contenha fotos, desenhos e textos elucidativos sobre suas descobertas. Este projeto culminará em uma feira cultural organizada pelos alunos, onde eles terão a oportunidade de compartilhar seus aprendizados com os demais, fomentando assim um ambiente de troca e apreciação pela rica diversidade cultural de sua comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma imersão profunda na compreensão e valorização das diferentes expressões culturais presentes em sua comunidade. Através da pesquisa direcionada e da criação colaborativa de murais, os estudantes desenvolverão habilidades de investigação, trabalho em equipe e comunicação. Ademais, ao explorar os diversos aspectos das culturas locais, os alunos aprimorarão seu senso de identidade e pertencimento, bem como desenvolverão uma maior empatia e respeito pelas variadas formas de expressão humana encontradas em seu entorno.

  • Identificar e apreciar a diversidade cultural da comunidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Promover a valorização das tradições e expressões culturais locais.
  • Cultivar o respeito e a empatia por diferentes grupos sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo dos elementos que compõem a cultura de uma comunidade, tais como a alimentação, as formas de vestir, as festas populares, as danças típicas, entre outros. Alunos aprenderão a realizar pesquisas eficazes, utilizando diversas fontes de informação, e a sintetizar seus achados de forma criativa por meio da construção de um mural. Desta forma, pretende-se fomentar uma compreensão abrangente sobre a importância da diversidade cultural e seu papel na formação da identidade comunitária.

  • Elementos da cultura local: comida, vestimentas, festas e danças.
  • Metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Técnicas de pesquisa e coleta de informações.
  • Criação e apresentação de murais informativos.
  • Organização e participação em uma feira cultural.

Metodologia

Esta atividade será guiada por metodologias ativas, incluindo a Sala de Aula Invertida, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão inicialmente introduzidos ao tema em sala e, seguindo, realizarão pesquisas em casa com o apoio dos familiares. Em aulas subsequentes, os grupos trabalharão colaborativamente para construir murais que representem suas descobertas. A atividade culminará na realização de uma feira cultural, onde os alunos apresentarão seus trabalhos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre eles.

  • Introdução ao tema em sala de aula.
  • Pesquisas dirigidas realizadas em casa.
  • Construção colaborativa de murais em sala de aula.
  • Preparação e realização de uma feira cultural.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será distribuída ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada, começando com a introdução do projeto e a divisão de grupos. As aulas seguintes serão dedicadas à pesquisa em casa, construção dos murais e organização da feira cultural. O projeto se encerra com a realização da feira, onde os alunos apresentarão seus trabalhos para toda a escola.

  • Aula 1: Introdução do projeto e formação dos grupos.
  • Aulas 2-3: Orientação para pesquisa em casa.
  • Aulas 4-6: Construção dos murais em sala.
  • Aulas 7-8: Preparação para a feira cultural.
  • Aulas 9-10: Realização da feira cultural e apresentação dos murais.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, na qualidade e criatividade dos murais produzidos, e na apresentação final na feira cultural. Será valorizada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, de realizar pesquisas significativas sobre a cultura investigada e de comunicar suas descobertas de forma clara e engajadora. Exemplos de critérios de avaliação incluem a profundidade da pesquisa, a originalidade e apresentação visual dos murais, e a eficácia da apresentação oral durante a feira.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais para a construção dos murais, como cartolinas, tintas, pincéis, colas, tesouras, além de acesso a recursos de pesquisa, incluindo livros, internet e possivelmente visitas a locais de interesse cultural na comunidade. Também será essencial o suporte dos professores para guiar as pesquisas dos alunos e auxiliar na organização da feira cultural.

  • Materiais para construção dos murais (cartolinas, tintas, pincéis, colas, tesouras).
  • Acesso a livros e internet para pesquisa.
  • Suporte dos professores na pesquisa e elaboração dos projetos.
  • Espaço para realização da feira cultural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo