A atividade 'Exploradores da Minha Cidade' é uma proposta pedagógica que visa envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração e reconhecimento dos aspectos culturais e econômicos de sua cidade, por meio de pesquisas em ambiente familiar e colaboração em sala de aula. Antecedendo a atividade em classe, os alunos receberão a tarefa de entrevistar familiares sobre locais de destaque na cidade, discutindo suas histórias, significados culturais e impactos econômicos, oriundos de diferentes grupos sociais. Durante a aula, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para trocar informações coletadas e, juntos, construirão um grande mapa colaborativo da cidade. Este mapa incluirá marcações dos lugares mencionados, destacando seus aspectos culturais e econômicos. O objetivo é que os alunos compreendam a diversidade e riqueza cultural de sua localidade, além da importância de tais locais para a economia local. O mapa final será exposto na escola, promovendo a valorização da diversidade cultural e integrando a comunidade escolar no reconhecimento e apreciação da história e cultura locais.
Este plano de aula tem como objetivo promover a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e econômica de sua cidade, através do reconhecimento de seus diferentes grupos sociais e respectivas contribuições. Almeja-se fomentar o respeito pela diversidade, incentivando a curiosidade e o interesse pela história local. Além disso, a atividade estimula a capacidade investigativa dos alunos, o trabalho em equipe e a comunicação efetiva, enquanto desenvolvem habilidades de mapeamento e organização espacial.
Esta atividade incide sobre a exploração de aspectos culturais e econômicos de locais significativos na cidade dos alunos, promovendo uma compreensão aprofundada sobre o patrimônio cultural e a diversidade econômica local. A integração desse conhecimento com a prática de construir um mapa colaborativo contribui para o desenvolvimento de competências geográficas e sociais importantes.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos iniciarão o processo de aprendizagem em casa, buscando informações e realizando entrevistas com seus familiares sobre locais importantes da cidade. Em sala de aula, essa abordagem se traduzirá em dinâmicas de grupo para a troca de informações e na construção colaborativa de um mapa que representa os conhecimentos adquiridos. Esse método promove a autonomia do aluno, incentiva a pesquisa e o trabalho em equipe.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos compartilharão as informações coletadas em casa e começarão a esboçar o mapa colaborativo. Na segunda sessão, eles finalizarão o mapa e o prepararão para exposição.
A avaliação será processual e formativa, levando em consideração o engajamento dos alunos durante todo o processo de investigação, sua participação nas discussões em grupo e na construção do mapa colaborativo. Será valorizado o esforço individual na pesquisa inicial e a capacidade de trabalhar em equipe na síntese das informações no mapa. A qualidade e profundidade das informações compartilhadas, bem como a capacidade de relacionar aspectos culturais e econômicos dos locais investigados, serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples: papéis de grande formato para a criação do mapa, canetas, lápis coloridos e marcadores. Além disso, o acesso a internet pode ser útil para consultas adicionais durante a construção do mapa. Recursos visuais provenientes das entrevistas, como fotos ou brochuras, também são encorajados para enriquecer o mapa.
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