Exploradores da Minha Cidade

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Aspectos culturais e econômicos locais

A atividade 'Exploradores da Minha Cidade' é uma proposta pedagógica que visa envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração e reconhecimento dos aspectos culturais e econômicos de sua cidade, por meio de pesquisas em ambiente familiar e colaboração em sala de aula. Antecedendo a atividade em classe, os alunos receberão a tarefa de entrevistar familiares sobre locais de destaque na cidade, discutindo suas histórias, significados culturais e impactos econômicos, oriundos de diferentes grupos sociais. Durante a aula, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para trocar informações coletadas e, juntos, construirão um grande mapa colaborativo da cidade. Este mapa incluirá marcações dos lugares mencionados, destacando seus aspectos culturais e econômicos. O objetivo é que os alunos compreendam a diversidade e riqueza cultural de sua localidade, além da importância de tais locais para a economia local. O mapa final será exposto na escola, promovendo a valorização da diversidade cultural e integrando a comunidade escolar no reconhecimento e apreciação da história e cultura locais.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo promover a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e econômica de sua cidade, através do reconhecimento de seus diferentes grupos sociais e respectivas contribuições. Almeja-se fomentar o respeito pela diversidade, incentivando a curiosidade e o interesse pela história local. Além disso, a atividade estimula a capacidade investigativa dos alunos, o trabalho em equipe e a comunicação efetiva, enquanto desenvolvem habilidades de mapeamento e organização espacial.

  • Compreender a diversidade cultural e econômica local.
  • Identificar contribuições de diferentes grupos sociais para a cultura e economia da cidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista.
  • Promover o trabalho colaborativo para construção de conhecimento.
  • Fomentar a valorização da história e cultura locais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

Esta atividade incide sobre a exploração de aspectos culturais e econômicos de locais significativos na cidade dos alunos, promovendo uma compreensão aprofundada sobre o patrimônio cultural e a diversidade econômica local. A integração desse conhecimento com a prática de construir um mapa colaborativo contribui para o desenvolvimento de competências geográficas e sociais importantes.

  • Diversidade cultural e contribuições culturais de diversos grupos.
  • Aspectos econômicos locais e seu impacto na comunidade.
  • Habilidades de mapeamento e representação espacial.
  • Pesquisa, entrevista e coleta de dados.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos iniciarão o processo de aprendizagem em casa, buscando informações e realizando entrevistas com seus familiares sobre locais importantes da cidade. Em sala de aula, essa abordagem se traduzirá em dinâmicas de grupo para a troca de informações e na construção colaborativa de um mapa que representa os conhecimentos adquiridos. Esse método promove a autonomia do aluno, incentiva a pesquisa e o trabalho em equipe.

  • Entrevistas com familiares sobre locais importantes.
  • Compartilhamento das descobertas em pequenos grupos.
  • Construção colaborativa de um mapa da cidade.
  • Discussão em sala sobre os aspectos culturais e econômicos identificados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos compartilharão as informações coletadas em casa e começarão a esboçar o mapa colaborativo. Na segunda sessão, eles finalizarão o mapa e o prepararão para exposição.

  • Aula 1: Compartilhamento das pesquisas e início da criação do mapa colaborativo.
  • Aula 2: Finalização do mapa e preparação para exposição.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração o engajamento dos alunos durante todo o processo de investigação, sua participação nas discussões em grupo e na construção do mapa colaborativo. Será valorizado o esforço individual na pesquisa inicial e a capacidade de trabalhar em equipe na síntese das informações no mapa. A qualidade e profundidade das informações compartilhadas, bem como a capacidade de relacionar aspectos culturais e econômicos dos locais investigados, serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples: papéis de grande formato para a criação do mapa, canetas, lápis coloridos e marcadores. Além disso, o acesso a internet pode ser útil para consultas adicionais durante a construção do mapa. Recursos visuais provenientes das entrevistas, como fotos ou brochuras, também são encorajados para enriquecer o mapa.

  • Papéis de grande formato para o mapa
  • Canetas, lápis coloridos e marcadores
  • Acesso à internet
  • Recursos visuais das pesquisas (fotos, brochuras)

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