Exploradores do Passado e do Presente

Desenvolvida por: Pamela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Evolução dos Modos de Vida

Nesta atividade, através da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar, fora do ambiente escolar, recursos como vídeos e textos que destaquem a evolução dos modos de vida de uma comunidade específica ao decorrer do tempo. Pretende-se com isso que os estudantes compreendam as transformações das práticas culturais e sociais, e como essas mudanças refletem na identidade da comunidade nos dias atuais. Após a exploração individual, na classe subsequente, será realizada uma Roda de Debate para compartilhar as descobertas. Com a colaboração de todos, eles construirão uma linha do tempo coletiva, evidenciando os acontecimentos chave e as mudanças observadas. Esta dinâmica busca não apenas a compreensão da evolução histórica, mas também a valorização das origens e transformações dessas comunidades ao longo dos tempos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem desenvolver nos alunos a capacidade de realizar pesquisas autônomas, incentivar a apreciação pela diversidade e transformações nas práticas culturais e sociais das comunidades através dos tempos, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico e ao trabalho em equipe. Valida-se, assim, uma pedagogia ativa que posiciona os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado, estimulando a curiosidade, a análise crítica e a síntese de conhecimentos multifacetados sobre a história e cultura das comunidades estudadas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa autônoma utilizando recursos digitais.
  • Entender a evolução dos modos de vida de comunidades específicas.
  • Analisar criticamente as transformações culturais e sociais.
  • Valorizar as origens e a história das comunidades.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante a Roda de Debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é desenvolvido para promover um entendimento abrangente de como os modos de vida evoluem em resposta a diversos fatores, incluindo históricos, geográficos, econômicos e sociais. Ao investigar as transformações das comunidades ao longo do tempo, os alunos explorarão temas como cultura, identidade, práticas sociais e mutações nas paisagens físicas e humanas das comunidades.

  • História e cultura de comunidades locais e globais.
  • Transformações culturais e sociais ao longo do tempo.
  • Identidade comunitária e sua evolução.
  • Técnicas de pesquisa e fontes de informação digital.

Metodologia

Utilizando a Sala de Aula Invertida, os alunos receberão inicialmente uma orientação sobre as ferramentas e recursos a serem explorados individualmente em casa. A Aprendizagem Baseada em Projetos permeia todo o processo, com a execução culminando numa Roda de Debate. Esta metodologia ativa fomenta o engajamento, a troca de ideias e a colaboração entre os alunos para a construção do conhecimento de forma coletiva e participativa.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A organização temporal da atividade abrange duas aulas de 90 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão instruídos sobre a tarefa a ser realizada em casa. Na sessão seguinte, os resultados das pesquisas serão compartilhados em uma Roda de Debate, onde juntos construirão uma linha do tempo.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao projeto e explanação da pesquisa em casa.
  • Aula 2 da atividade: Roda de Debate e construção da linha do tempo.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, baseando-se na participação individual dos alunos durante a fase de pesquisa e na contribuição de cada um durante a Roda de Debate. Será avaliado o quanto o aluno conseguiu explorar e entender sobre os modos de vida das comunidades estudadas, além da sua capacidade em expressar ideias, argumentar e trabalhar em grupo. A qualidade da pesquisa realizada e o engajamento durante a Roda de Debate, juntamente com a colaboração na construção da linha do tempo coletiva, serão critérios essenciais nesta avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa em casa, vídeos e textos disponibilizados pelo professor. Na sala de aula, recursos como quadro, marcadores e papel grande para a confecção da linha do tempo são essenciais para a materialização das descobertas dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Vídeos e textos selecionados pelo professor.
  • Quadro e marcadores.
  • Papel grande para linha do tempo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo