Explorando o Mundo da Água

Desenvolvida por: Caio W… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências, Geografia]
Temática: [Sustentabilidade, Recursos Hídricos]

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão explorar o uso da água na agricultura e na geração de energia através do método de Sala de Aula Invertida. A atividade começa com o acesso prévio a vídeos e materiais instrutivos. Durante a aula, os alunos serão encorajados a discutir suas descobertas e, de forma prática, participarão na construção de maquetes que representam sistemas sustentáveis para o uso da água. Isso visa fomentar a conscientização sobre a importância do uso responsável dos recursos hídricos, destacando seu papel crucial na agropecuária e na geração de energia, essenciais para garantir a disponibilidade de água potável no futuro. A aula não só desenvolve habilidades práticas como também estimula o pensamento crítico sobre a sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância da água como recurso essencial na agricultura e geração de energia. Através de uma abordagem prática e teórica combinada, busca-se instigar nos alunos a consciência ambiental e econômica. Serão promovidos debates sobre o consumo sustentável da água, visando informar sobre práticas eficientes e preservação dos recursos naturais.

  • Identificar a importância da água na agricultura.
  • Compreender o uso da água na geração de energia.
  • Desenvolver práticas sustentáveis para o uso dos recursos hídricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
  • EF03GE08: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
  • EF03GE10: Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

Conteúdo Programático

As aulas abordarão o uso da água em diversos contextos, promovendo um entendimento de sua significância econômica e ambiental. O foco será em práticas agrícolas e energéticas sustentáveis e na análise crítica das tecnologias modernas que podem ser utilizadas para conservar este recurso. Os alunos serão guiados para aplicar seu conhecimento em atividades práticas durante a confecção das maquetes.

  • Importância da água na agricultura.
  • Uso da água para geração de energia.
  • Sistemas sustentáveis de uso da água.
  • Práticas de preservação da água.
  • Desenvolvimento de maquetes ilustrativas.

Metodologia

A utilização do método de Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos tenham contato prévio com o material educativo, possibilitando um engajamento mais ativo e participativo durante a aula presencial. O destaque das metodologias está na construção de maquetes, que oferece uma experiência prática onde o aprendizado pode ser solidificado através da aplicação do conhecimento teórico adquirido.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Discussão em grupo.
  • Atividades práticas de construção de maquetes.
  • Análise e reflexão sobre o uso sustentável da água.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma distribuído em quatro aulas de 60 minutos garante uma progressão gradual do conhecimento, iniciando pela apresentação e discussão teórica até a prática. A primeira aula foca no conhecimento teórico, a segunda e terceira na construção das maquetes, e a quarta na apresentação e reflexão dos trabalhos realizados.

  • Aula 1: Introdução e discussão teórica sobre o uso da água.
  • Aula 2: Início da construção das maquetes com sistemas de uso da água.
  • Aula 3: Finalização das maquetes.
  • Aula 4: Apresentação e reflexão sobre os projetos e o aprendizado obtido.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de dois critérios principais: participação nas discussões e elaboração das maquetes. Durante as discussões, serão observadas a capacidade de argumentação e o entendimento dos conceitos apresentados. Quanto à construção das maquetes, será avaliada a criatividade, a aplicabilidade das técnicas sustentáveis discutidas e o trabalho em equipe. Um exemplo seria analisar como cada grupo integrou sistemas de irrigações sustentáveis ou a simulação de processos de geração de energia limpa. Feedbacks individuais e em grupo fomentarão o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução adequada da atividade, é fundamental prover materiais que facilitem a aprendizagem prática e teórica. Manter uma variedade de recursos permite aos alunos explorarem diferentes abordagens e soluções criativas para a construção de seus modelos de sistemas hídricos.

  • Vídeos e materiais didáticos sobre água na agricultura e energia.
  • Materiais de construção de maquetes (papelão, cola, tesoura, tintas, etc).
  • Recursos audiovisuais para apresentação dos trabalhos.
  • Espaço colaborativo para a construção das maquetes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo