Mapas do Meu Mundo

Desenvolvida por: Helois… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Mudanças nas Paisagens Locais

Esta atividade convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a investigarem as transformações nas paisagens ao redor de sua escola ou bairro ao longo do tempo, utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem. Os estudantes utilizarão fotografias antigas, mapas históricos e registros locais para pesquisar como as paisagens mudaram devido às ações humanas e eventos naturais. Eles compararão essas paisagens com as atuais, identificando as causas das transformações observadas. Cada aluno criará dois mapas: um representando o passado e outro o presente, expondo suas descobertas em uma exposição para a turma e potencialmente para toda a escola. O projeto promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica, e expressão artística, ligando o conteúdo da sala de aula à vida cotidiana dos alunos e incentivando o pensamento reflexivo sobre o impacto das intervenções humanas e eventos naturais nas paisagens.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa promover o entendimento dos alunos sobre a dinâmica das paisagens, enfatizando a perceção das intervenções humanas e dos eventos naturais ao longo do tempo. Os estudantes desenvolverão habilidades de observação, comparação, e análise crítica, aplicando o conhecimento adquirido para representar visualmente as mudanças observadas. Espera-se que ao final da atividade, os alunos sejam capazes de explicar os processos que levaram às transformações das paisagens locais e valorizar a importância de conservação ambiental e patrimonial em seu cotidiano.

  • Identificar como as paisagens do bairro ou ao redor da escola mudaram ao longo do tempo.
  • Comparar paisagens atuais com as do passado utilizando recursos visuais.
  • Analisar e discutir as intervenções humanas e eventos naturais que causaram mudanças nas paisagens.
  • Criar representações cartográficas que demonstrem as alterações nas paisagens ao longo do tempo.
  • Apresentar as descobertas para a turma, promovendo um debate sobre a importância da conservação das paisagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade permite abordar de maneira concreta e significativa o conceito de paisagem, evidenciando como é construída e modificada. Além de promover o conhecimento geográfico, esta atividade incentiva a conexão dos estudantes com o ambiente ao seu redor. Será realizado um trabalho interdisciplinar, ligando história, geografia e artes, para que os alunos entendam como diferentes fatores contribuem para a conformação das paisagens locais, enfatizando o papel ativo dos seres humanos e a influência dos eventos naturais.

  • Conceito de paisagem e componentes naturais e humanos.
  • Leitura e interpretação de fotografias antigas e mapas históricos.
  • Métodos de pesquisa para coletar informações sobre a história local.
  • Técnicas de desenho e cartografia para representar paisagens.
  • Apresentação e discussão em grupo das descobertas.

Metodologia

Metodologicamente, a atividade propõe uma aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos serão os protagonistas do seu processo aprendizagem. Partindo da análise de documentos históricos e registros visuais, eles serão guiados numa pesquisa ativa, explorando o bairro escolar ou seus próprios bairros. A sequência didática envolve a observação, comparação de imagens do passado e presente, discussão em grupo e síntese das informações em forma de mapas criativos. Ao culminar na exposição para a comunidade escolar, a atividade reforça a importância da comunicação e da expressão pessoal dos alunos.

  • Exploração de fotografias antigas, mapas históricos e registros locais para a coleta de dados.
  • Discussão dirigida em sala de aula para compartilhar as observações e hipóteses.
  • Oficinas de desenho para a criação dos mapas conceituais representando as paisagens do passado e do presente.
  • Organização de uma exposição com os mapas produzidos pelos alunos.
  • Debate sobre as transformações das paisagens e a importância da conservação patrimonial e ambiental.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 1 horas, divididas em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Primeiramente, introduziremos o tema e explicaremos a metodologia em meia aula. Na aula seguinte, os alunos trabalharão na coleta de informações, discussão e início da criação dos mapas. Este cronograma permite um equilíbrio entre instrução direta, pesquisa ativa e expressão criativa.

  • Aula 1: Introdução ao tema, explicação da atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, criação dos mapas e organização da exposição.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, e na qualidade das análises realizadas e dos mapas produzidos. Será dada atenção especial à criatividade, ao esforço de pesquisa, à clareza na comunicação de suas descobertas e à habilidade de argumentar sobre as transformações observadas nas paisagens. Esta avaliação multifacetada permitirá ao professor entender não só o conhecimento adquirido pelo aluno, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, será necessário acesso a fotografias antigas, mapas históricos e registros locais, que podem ser obtidos em bibliotecas municipais, arquivos históricos ou mesmo coleções digitais. Material de desenho como papel, lápis, borrachas e lápis de cor serão essenciais para a criação dos mapas. Além disso, espaços de sala de aula adequados para discussões em grupo e atividades de desenho são importantes para facilitar a interação e o processo criativo dos alunos.

  • Fotografias antigas, mapas históricos e registros locais.
  • Materiais de desenho (papel, lápis, borrachas, lápis de cor).
  • Acesso à internet para pesquisa de registros digitais.
  • Espaço adequado para discussão em grupo e atividades de desenho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo