Nesta atividade, intitulada 'Mapas na Massa!', os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o conceito de representações cartográficas de maneira prática e divertida. Através do uso de massinha de modelar, os alunos serão desafiados a construir mapas tridimensionais de locais conhecidos por eles, como a própria escola, seu bairro, ou até mesmo um ponto turístico famoso. O processo iniciará com uma discussão interativa sobre o que são mapas bidimensionais e tridimensionais, seguida de uma orientação detalhada sobre como é possível transformar uma imagem bidimensional, como as vistas em mapas do Google Maps, em uma representação tridimensional usando massinhas. Esta atividade não apenas estimula a criatividade e o pensamento espacial dos alunos, mas também enfatiza a importância do reconhecimento e valorização das diversidades culturais presentes nos diferentes lugares representados por eles. Além de desenvolver habilidades manuais e de representação espacial, os alunos também terão a chance de aprimorar suas habilidades de pesquisa e apresentação ao descreverem os aspectos geográficos e culturais dos locais escolhidos para suas maquetes.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada sobre os diferentes tipos de representações cartográficas, focando especialmente na transição de mapas bidimensionais para tridimensionais. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de representação espacial, ao mesmo tempo em que exploram e reconhecem a diversidade cultural dos lugares escolhidos para suas maquetes. Adicionalmente, esta atividade visa fomentar a criatividade, o trabalho em equipe, e as habilidades de comunicação dos alunos, enquanto eles discutem suas escolhas e apresentam seus trabalhos para a turma.
Esta atividade aborda importantes conceitos geográficos e culturais, utilizando uma metodologia ativa para envolver os alunos na construção de conhecimento. Ao construir mapas tridimensionais com massinhas, os estudantes aplicam conceitos de representações cartográficas de forma prática, ao mesmo tempo em que exploram e compartilham aspectos culturais dos lugares representados. Tal abordagem promove a compreensão da diversidade cultural e geográfica, ao passo que desenvolve habilidades espaciais e criativas.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-Massa', esta atividade promove a aprendizagem através da experimentação prática. Ao selecionar, pesquisa e representar um lugar conhecido em forma de maquete tridimensional, os alunos participarão ativamente de seu próprio processo de aprendizagem. Discussões em grupo e apresentações individuais ou em pequenos grupos fomentarão a comunicação e o compartilhamento de conhecimentos, permitindo uma experiência de aprendizagem rica e multifacetada.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos de mapas bidimensionais e tridimensionais, seguidos de uma discussão sobre a importância das representações cartográficas. Na segunda aula, os alunos irão construir suas maquetes e preparar as apresentações para a turma.
A avaliação desta atividade será realizada observando-se o envolvimento dos alunos durante todo o processo, a criatividade e precisão na criação das maquetes e a qualidade das apresentações, incluindo a clareza na descrição dos aspectos geográficos e culturais dos lugares representados. Será dada especial atenção à capacidade de interpretação de mapas bidimensionais e sua transformação em maquetes tridimensionais. Além disso, a participação na discussão inicial e nas atividades de grupo será considerada como parte da avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, mas essenciais, que incluem massinhas de modelar de diferentes cores, bases de papelão para as maquetes, imagens de mapas bidimensionais para referência (que podem ser impressas do Google Maps ou similares), e materiais de pesquisa sobre os locais escolhidos. Também será preciso acesso a dispositivos digitais para pesquisa e visualização de mapas online, se disponível na sala.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula