Esta atividade pedagógica foi cuidadosamente desenhada para envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração da história e desenvolvimento de Teresina, do período de sua fundação até os tempos atuais. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão divididos em grupos e orientados a conduzir pesquisas sobre diferentes aspectos da evolução da cidade, incluindo o desenvolvimento urbano, mudanças sócio-culturais e eventos marcantes. Usando uma variedade de materiais como papel, recortes e desenhos, cada grupo criará uma linha do tempo que ilustre de forma criativa e informativa a história de Teresina. Esta orientação prática permitirá uma aprendizagem mais envolvente e significativa, estimulando a cooperação, criatividade e capacidade de síntese dos alunos. A apresentação das linhas do tempo em sala fomentará um ambiente de compartilhamento de conhecimento, através do qual os estudantes poderão discutir suas descobertas e perspectivas sobre a história de sua cidade.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e multifacetada da história de Teresina, desde seus primeiros dias até a contemporaneidade. Pretende-se que, por meio da pesquisa colaborativa e criativa, os estudantes se familiarizem com o desenvolvimento urbano, as transformações sócio-culturais e os marcos históricos significativos da cidade. Além disso, visa-se desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico, habilidades de pesquisa e expressão criativa. Esta exploração histórica é também uma oportunidade para os alunos cultivarem um sentido de identidade e pertencimento à sua comunidade local.
O conteúdo programático foi concebido para oferecer uma visão abrangente e integrada da história de Teresina. Inicia-se com uma introdução à fundação da cidade e sua evolução urbanística, explorando as mudanças na paisagem e infraestrutura. Em seguida, aborda as principais eras e eventos que moldaram a socialidade e cultura locais, enfatizando a importância de eventos históricos e figuras proeminentes nas diversas épocas. Por meio deste estudo, os alunos receberão insights valiosos sobre o crescimento de Teresina e seu papel no contexto regional e nacional.
Adotaremos uma metodologia ativa para engajar os alunos de maneira integral no processo de aprendizagem. Inicialmente, grupos serão formados para estimular a colaboração e a troca de ideias. Cada grupo será incitado a escolher um período ou tema específico relacionado à história de Teresina para pesquisar. Recursos variados, como livros, artigos e plataformas digitais, servirão de suporte à coleta de informações. Para a construção da linha do tempo, incentiva-se o uso de criatividade com o emprego de materiais como papelão, tecidos, canetas coloridas e mais. A conclusão deste projeto envolve a apresentação e discussão coletiva dos trabalhos, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e inclusivo.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os temas serão distribuídos e começará a pesquisa. Na segunda, finalizam-se as linhas do tempo e as apresentações são realizadas.
A avaliação da atividade será baseada nos seguintes critérios: a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade e inovação na concepção da linha do tempo, eficácia da comunicação durante a apresentação, e capacidade de trabalhar de forma colaborativa dentro do grupo. Esses critérios visam não somente avaliar o produto final, mas também o processo de aprendizagem, a participação e o engajamento dos alunos ao longo da atividade. Exemplos de evidências para avaliação incluem, mas não se limitam a, clareza e precisão das informações apresentadas, uso de recursos visuais e materiais na linha do tempo, e interação durante as discussões em grupo.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais básicos para a confecção das linhas do tempo, como papel grande, fita adesiva, tesouras, colas, canetinhas coloridas, lápis de cor e revistas para recortes. Também serão utilizados recursos tecnológicos, como acesso à internet para pesquisas e projeção das apresentações. Essa combinação de materiais tradicionais e tecnológicos assegura uma atividade dinâmica e flexível, capaz de atender às diversas preferências de aprendizado dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula