Plantando Sustentabilidade

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza, Geografia
Temática: Conscientização ambiental e uso sustentável da água

A atividade 'Plantando Sustentabilidade' é uma proposta pedagógica desenvolvida para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é criar um pequeno jardim ou horta na escola, atuando diretamente na conscientização sobre o uso consciente da água na agricultura. Inicialmente, os estudantes serão incentivados a investigar as plantas mais adequadas ao clima local e análise do solo disponível, compreendendo a importância do planejamento antes do plantio. Posteriormente, serão introduzidas técnicas de irrigação eficientes, como o sistema de gotejamento, para promover uma reflexão sobre como a gestão da água é vital para o desenvolvimento sustentável das plantas. Através da observação constante do crescimento das plantas, os alunos poderão perceber empiricamente os efeitos da variação na quantidade de água fornecida. Paralelamente, serão conduzidas discussões sobre a relevância da água para a geração de energia e a importância de se pensar na sustentabilidade dos recursos hídricos para as próximas gerações. Este projeto não apenas visa educar sobre as práticas de conservação da água na agricultura, mas também estimula a conscientização ambiental entre os pequenos.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo principal sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação da água, particularmente na agricultura, e promover a conscientização ambiental. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar as plantas mais adequadas para cultivo em seu ambiente local, compreender e aplicar técnicas de irrigação que conservem água, observar e analisar o impacto da quantidade de água no crescimento das plantas, e discutir sobre a culpabilidade da água na sociedade, focando na sua importância para a geração de energia e na necessidade de garantir a sua sustentabilidade para futuras gerações.

  • Identificar plantas adequadas ao clima e solo locais
  • Compreender e aplicar técnicas de irrigação sustentável
  • Observar e analisar o crescimento das plantas em relação à gestão da água
  • Discutir o papel da água na geração de energia e sua importância para a sustentabilidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE08: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
  • EF03GE09: Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
  • EF03GE10: Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Plantando Sustentabilidade' abrange aspectos fundamentais da agricultura sustentável, com ênfase na eficiência hídrica. Os alunos serão introduzidos às técnicas de cultivo que melhor se adaptam às condições climáticas e de solo da região, focando em métodos que minimizem o uso da água sem comprometer o crescimento das plantas. Além disso, discutirá a importância da água na sociedade, não apenas para a agricultura, mas também para a produção de energia, destacando a necessidade de práticas sustentáveis para garantir a disponibilidade de água potável para todas as gerações.

  • Plantas adequadas ao clima e solo local
  • Técnicas de irrigação sustentável
  • Observação do crescimento das plantas e gestão da água
  • Importância da água na geração de energia e sustentabilidade

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa, favorecendo a aprendizagem baseada em projetos, atividades mão-na-massa e rodas de debate. Inicialmente, os alunos participarão de atividades práticas de pesquisa e plantio, onde aplicarão conhecimentos sobre seleção de plantas e técnicas de irrigação sustentável. Seguirá para a fase de observação do desenvolvimento das plantas, permitindo que os alunos vejam em primeira mão os efeitos das práticas sustentáveis. Paralelamente, rodas de debate serão organizadas para aprofundar o entendimento dos estudantes sobre a importância da água, incentivando a reflexão crítica sobre seu uso responsável e conservação.

  • Pesquisa de campo e seleção de plantas
  • Prática de técnicas de irrigação eficiente
  • Observação e registro do crescimento das plantas
  • Rodas de debate sobre uso sustentável da água

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 4 horas, divididas em 3 aulas de 80 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas de campo e planejamento do jardim ou horta. A segunda aula será dedicada ao plantio e implementação do sistema de irrigação. Por fim, a terceira aula focará na observação e análise do crescimento das plantas, complementada por uma roda de debate sobre as descobertas e aprendizados do projeto.

  • Aula 1: Pesquisa de campo e planejamento do jardim
  • Aula 2: Plantio e implementação da irrigação
  • Aula 3: Observação, análise e debate sobre o projeto

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação efetiva dos alunos em todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial até as discussões finais. Espera-se que os estudantes demonstrem entendimento das técnicas de irrigação sustentável, a importância do planejamento no cultivo e a relevância da água na agricultura e na geração de energia. Produtos como registros de observação das plantas, contribuições para as rodas de debate e participação na implementação do projeto serão fundamentais. Exemplos práticos dos critérios de avaliação incluem a completa e correta identificação de plantas adequadas ao local, demonstração de técnicas de irrigação e engajamento construtivo nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade 'Plantando Sustentabilidade', diversos materiais e recursos serão necessários. Isso inclui ferramentas para o cultivo, como pás, regadores com sistema de gotejamento e outros materiais específicos para a criação da horta. Também serão necessários recursos de pesquisa, como acesso à internet, livros e guias de plantas locais. Materiais de escrita para registros e análises dos alunos são igualmente importantes, promovendo um aprendizado integral e participativo.

  • Ferramentas para o cultivo (pás, regadores, sistema de gotejamento)
  • Materiais para pesquisa (acesso à internet, livros, guias de plantas)
  • Materiais de escrita para registros e análises

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo