Viagem pelas Comunidades Tradicionais

Desenvolvida por: Debora (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Diversidade Cultural e Preservação de Modos de Vida

Nesta atividade inovadora e interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma enriquecedora 'viagem' virtual por diversas comunidades tradicionais espalhadas pelo globo. Utilizando recursos multimídia como vídeos, fotos e artigos, que servirão como passaportes virtuais, os alunos serão guiados pela professora ou pelo professor a explorar e descobrir os diferentes modos de vida, costumes, tradições e contribuições dessas comunidades para a cultura global. A viagem não se limitará à observação; após a exploração, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a escolher uma das comunidades investigadas para criar um projeto criativo. Esse projeto poderá ser na forma de um cartaz, uma maquete ou um vídeo, e deverá ilustrar aspectos importantes da vida e cultura da comunidade selecionada. Esta atividade tem como principal objetivo promover a valorização da diversidade cultural e a importância da preservação dos diferentes modos de vida, incentivando o respeito mútuo e a compreensão intercultural entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade pedagógica é proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental um amplo entendimento sobre a riqueza e a importância da diversidade cultural existente em nosso mundo. Pretende-se, através dessa 'viagem' virtual, ampliar os horizontes dos alunos, fazendo-os reconhecer e valorizar os diferentes modos de vida, costumes e tradições de comunidades tradicionais de diversas partes do globo. A atividade visa também a promover habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação, enquanto os alunos exploram, selecionam e desenvolvem seus projetos, destacando a contribuição cultural e a importância da preservação dessas comunidades para a cultura global.

  • Explorar a diversidade cultural e a importância da preservação dos diferentes modos de vida.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Criar projetos criativos que ilustrem aspectos importantes das comunidades estudadas.
  • Promover o respeito mútuo e a compreensão intercultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se insere nos conteúdos de Geografia e História, focando especificamente nos aspectos culturais e no modo de vida de diferentes comunidades tradicionais ao redor do mundo. Através da exploração ativa de materiais multimídia, como vídeos, fotos e artigos, e da posterior criação de projetos pelos alunos, este currículo abordará temas como diversidade cultural, tradições, costumes, e a contribuição dessas comunidades para a cultura global. Além do enriquecimento cultural, os alunos desenvolverão habilidades essenciais como pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

  • Diversidade cultural e modos de vida de comunidades tradicionais.
  • Uso de recursos multimídia para explorar costumes e tradições.
  • Criação de projetos que refletem a cultura de comunidades estudadas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade promoverá a aprendizagem por meio da participação direta dos alunos. A 'viagem' pelas comunidades tradicionais será feita através de recursos multimídia, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na exploração de diferentes culturas. Posteriormente, o trabalho em grupo para a criação de projetos permitirá que os estudantes coloquem em prática o conhecimento adquirido, enquanto desenvolvem habilidades colaborativas e criativas. Esta abordagem prática e interativa visa estimular o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e empática das comunidades estudadas.

  • Exploração de vídeos, fotos e artigos como ferramentas de aprendizagem.
  • Guias de discussão para promover a reflexão e a troca de ideias.
  • Trabalho em grupo para o desenvolvimento de projetos criativos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a viagem virtual pelas comunidades tradicionais, seguida de uma discussão guiada. Na segunda aula, os alunos trabalharão em seus projetos em grupos, finalizando com uma apresentação coletiva dos trabalhos criados.

  • Aula 1: Viagem virtual e discussão guiada.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação dos projetos dos alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração das comunidades e nas contribuições individuais e coletivas para o desenvolvimento do projeto em grupo. Serão avaliados a criatividade, a pesquisa, a compreensão cultural e a capacidade de trabalhar em equipe. Os projetos finais - cartazes, maquetes ou vídeos - serão analisados levando em consideração a qualidade da representação cultural e a eficácia com que comunicam os aspectos importantes da comunidade estudada. A apresentação dos projetos proporcionará uma oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades de comunicação e o entendimento adquirido sobre a comunidade escolhida.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários diversos recursos multimídia para a viagem virtual, incluindo acesso a vídeos, fotos e artigos sobre as comunidades tradicionais. Além disso, materiais para a criação dos projetos, como papel, tintas, argila, câmeras ou smartphones para gravação de vídeos, serão essenciais. Também serão utilizados espaços adequados tanto para a discussão em grupo quanto para o trabalho nos projetos, garantindo um ambiente propício à criatividade e colaboração.

  • Acesso à internet e a dispositivos eletrônicos.
  • Materiais para a criação de cartazes, maquetes ou vídeos.
  • Espaços adequados para discussão em grupo e trabalho em projetos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo