Assembleia dos Jovens Vereadores

Desenvolvida por: Leomar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Processo Legislativo Municipal e Consciência Cidadã

A atividade 'Assembleia dos Jovens Vereadores' visa proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores, incentivando a compreensão dos processos legislativos municipais e o exercício da cidadania. Ao assumirem o papel de 'jovens vereadores', os alunos serão estimulados a identificar e pesquisar questões relevantes à comunidade escolar ou local, preparar propostas de melhorias ou projetos de lei e defendê-las em uma simulação de assembleia. Esta atividade, pautada na metodologia ativa de aprendizagem, busca não apenas familiarizar os alunos com o papel dos órgãos legislativos municipais, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, debate crítico e tomada de decisões coletivas, elementos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar da 'Assembleia dos Jovens Vereadores', espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão prática sobre a estrutura e a função do poder legislativo municipal, além de reconhecerem a importância da participação social nas decisões que afetam o cotidiano da comunidade. Esta experiência visa, também, promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação eficaz, argumentação, compreensão crítica de questões comunitárias, e incentivando o exercício da democracia e da cidadania ativa entre os jovens estudantes.

  • Compreender a estrutura e função do poder legislativo municipal
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e identificação de questões comunitárias relevantes
  • Praticar a argumentação e defesa de propostas e projetos de melhoria para a comunidade
  • Estimular a participação cidadã e o exercício da democracia
  • Fomentar a capacidade de tomar decisões coletivas e compreender a importância do debate crítico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para a atividade 'Assembleia dos Jovens Vereadores' foi cuidadosamente selecionado para propiciar uma compreensão abrangente sobre o funcionamento do poder legislativo municipal, abarcando desde o entendimento sobre as funções e responsabilidades dos vereadores até a importância da participação cidadã nos processos de gestão pública. Os alunos serão guiados a explorar conceitos fundamentais sobre o processo legislativo, o papel dos cidadãos na democracia e a relevância da argumentação e do diálogo no âmbito das decisões coletivas.

  • Poder legislativo municipal: estrutura e funções
  • O papel do vereador e a importância do trabalho legislativo
  • Processo de criação de leis e projetos de melhoria
  • Democracia participativa e canais de participação cidadã
  • Argumentação, debate e tomada de decisões em ambientes democráticos

Metodologia

A metodologia adotada na 'Assembleia dos Jovens Vereadores' fundamenta-se nos princípios da aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes de sua aprendizagem. Utilizar-se-á uma abordagem prática por meio da simulação da Câmara dos Vereadores, encorajando os estudantes a pesquisar, preparar e apresentar propostas. O envolvimento direto dos alunos no processo de pesquisa, discussão e votação possibilita uma experiência educativa rica, favorecendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências sociais importantes.

  • Introdução ao papel da Câmara de Vereadores e a importância do processo legislativo
  • Orientações para pesquisa e escolha dos temas a serem propostos
  • Elaboração de propostas de projetos de lei ou melhorias com acompanhamento do professor
  • Simulação de uma Assembleia dos Jovens Vereadores para apresentação, discussão e votação das propostas
  • Feedback coletivo e reflexão sobre o aprendizado e o processo democrático

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Assembleia dos Jovens Vereadores' será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre o papel da Câmara de Vereadores e realizarão pesquisas para escolher temas. Na segunda aula, eles apresentarão suas propostas, que serão discutidas e votadas pelos 'jovens vereadores'. Cada sessão é planejada para otimizar o tempo de aprendizado ativo e participação de cada aluno.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e pesquisa de temas (60 minutos)
  • Aula 2: Assembleia dos Jovens Vereadores - apresentações, discussões e votações (60 minutos)

Avaliação

A avaliação na 'Assembleia dos Jovens Vereadores' será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos através de sua participação ativa, qualidade da pesquisa realizada, capacidade de argumentação, entendimento dos processos legislativos e participação na assembleia. O professor fará observações durante as apresentações para avaliar a compreensão dos conceitos, a habilidade de argumentar e a capacidade de engajar em debates construtivos. Feedbacks serão dados individualmente e em grupo, valorizando o crescimento pessoal e coletivo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Assembleia dos Jovens Vereadores', será necessário um conjunto básico de materiais e recursos, que inclui acesso à internet para pesquisa, material para escrita e desenho para a elaboração dos projetos, além de um espaço adequado para simulação da assembleia. Recursos multimídia, como projetor ou TV, podem enriquecer a experiência, permitindo apresentações mais dinâmicas e interativas. A utilização de recursos disponíveis na escola, como biblioteca e laboratório de informática, também é incentivada para aprofundar as pesquisas dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para escrita e desenho (papéis, canetas, lápis)
  • Espaço físico que possa simular o ambiente de uma câmara de vereadores
  • Projetor ou TV para apresentações
  • Biblioteca escolar e laboratório de informática

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