Aventura na Roda de Debate sobre Paisagens

Desenvolvida por: Cássia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Características das paisagens naturais e antrópicas e os impactos da ação humana

A atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental um entendimento aprofundado sobre as características das paisagens naturais e antrópicas, como montanhas, florestas e rios. Através de um vídeo explicativo assistido no laboratório de informática, os estudantes terão contato visual e informativo sobre a diversidade paisagística e os impactos das ações humanas sobre essas áreas. Após a visualização, os alunos participarão de uma roda de debate para discutir e compartilhar suas impressões, promovendo um pensamento crítico sobre a importância da conservação ambiental. Por fim, eles sintetizarão suas conclusões em um texto curto, melhorando suas habilidades de escrita e reflexão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as diversas paisagens existentes e como essas são influenciadas pelas atividades humanas. Busca-se, através dessa atividade, consolidar a capacidade de observação e compreensão dos estudantes sobre os efeitos das ações antrópicas, estimulando uma postura consciente e responsável em relação ao meio ambiente. O desenvolvimento dessas habilidades é crucial para formar cidadãos atentos e críticos quanto às questões ambientais e de sustentabilidade.

  • Compreender a diferença entre paisagens naturais e antrópicas.
  • Refletir sobre o impacto das ações humanas na natureza.
  • Desenvolver habilidades de escrita e síntese.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Conteúdo Programático

Neste conteúdo programático, os alunos explorarão o conceito de paisagem, diferenciando suas variações naturais e modificadas pela ação humana. Serão abordadas questões relativas ao relevo, cobertura vegetal e corpos d'água, além da discussão sobre a conservação e degradação do meio ambiente. Esta abordagem integradora visa promover uma compreensão holística que fortifique o senso de responsabilidade ambiental nos jovens estudantes.

  • Conceito de paisagem.
  • Características das paisagens naturais.
  • Características das paisagens antrópicas.
  • Impactos positivos e negativos da intervenção humana.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve diferentes estratégias de ensino, incluindo exibição de vídeo, debates em grupo e produção de texto. Isso garante uma abordagem dinâmica e participativa, estimulando tanto a absorção passiva de informação quanto a construção ativa de conhecimento. A utilização de debates fomenta a troca de ideias e o respeito às opiniões alheias, enquanto a redação de textos permite a consolidação do aprendizado através da reflexão escrita.

  • Exibição de vídeo no laboratório de informática.
  • Roda de debate em sala de aula.
  • Produção de texto individual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para ocupar 90 minutos, aproveitando ao máximo cada momento para engajar os alunos em diferentes formas de aprendizado. O cronograma é dividido para assegurar que os alunos tenham tempo suficiente para assistir ao vídeo, participar do debate e, finalmente, refletem sobre as ideias discutidas por meio da escrita.

  • Exibição do vídeo (30 minutos) - Mostrar características das paisagens e impactos antrópicos.
  • Roda de debate (30 minutos) - Discussão sobre as impressões do vídeo.
  • Produção de texto (30 minutos) - Resumo das principais conclusões.

Avaliação

A avaliação será contínua e qualitativa, considerando o envolvimento e a participação ativa dos alunos durante a roda de debate e a qualidade do texto produzido. Serão observados critérios como a capacidade de argumentação, o respeito às opiniões dos colegas e a coerência e coesão nas ideias apresentadas no texto. Exemplos práticos incluem o destaque de um aluno que demonstra habilidade em conectar os pontos discutidos no debate com suas conclusões escritas, evidenciando um entendimento profundo da temática abordada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade ajudam a criar um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante. Utilizando tecnologia e ferramentas convencionais, é possível engajar os alunos de diferentes formas, facilitando a absorção e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

  • Computador e projetor para exibição do vídeo.
  • Cópias do roteiro do debate para orientar as discussões.
  • Folhas e canetas para produção de texto.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo