A atividade Construtores de Histórias Migratórias visa proporcionar uma compreensão aprofundada sobre os diversos fluxos migratórios que ocorreram na história do Brasil e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira atual. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada um será responsável por pesquisar um processo migratório específico. O desafio passará por utilizar diferentes fontes de informação, como livros, internet e entrevistas com moradores antigos ou familiares. O objetivo é que os alunos possam mergulhar na história e nas histórias individuais para trazer à tona contribuições culturais, sociais, econômicas e políticas dos migrantes para a sociedade brasileira. O projeto culminará na criação de uma apresentação multimídia, que pode envolver vídeos, slides, cartazes, para que os alunos compartilhem o que aprenderam com o resto da turma, enriquecendo o conhecimento coletivo com diversas perspectivas sobre o tema.
O propósito desta atividade pedagógica é habilitar os alunos a identificar e valorizar a pluralidade cultural presente na sociedade brasileira, resultado dos vários processos migratórios ao longo da história do país. Tem como objetivos específicos reconhecer a importância dos fluxos migratórios na formação cultural, social e econômica do Brasil, desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, fomentar a capacidade de trabalho em equipe e a expressão oral e multimídia, e promover a valorização das histórias familiares e comunitárias na construção da identidade nacional.
O conteúdo programático engloba o estudo da história da migração humana em direção ao Brasil, destacando os principais grupos migratórios que influenciaram a formação da nação brasileira. Explora-se o contexto histórico de cada migração, os motivos, os desafios enfrentados pelos migrantes e suas contribuições para a cultura, economia e sociedade brasileiras. Através deste estudo, visa-se despertar no aluno a compreensão para a diversidade cultural e a importância da inclusão e do respeito mútuo.
A metodologia ativa escolhida incorpora práticas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa combinação fomenta a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes não apenas absorver conhecimentos, mas também aplicá-los de maneira prática e reflexiva. A abordagem multimodal garante que diferentes estilos de aprendizagem sejam atendidos e que os alunos estejam engajados e motivados ao longo do projeto.
A atividade totaliza 2 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e a divisão dos grupos. As duas aulas seguintes serão destinadas à pesquisa e à preparação das apresentações. Na última aula, será realizada a apresentação dos projetos para a turma.
A avaliação será realizada mediante a análise dos projetos apresentados pelos alunos, considerando a profundidade da pesquisa, a criatividade e a qualidade da apresentação multimídia. Será valorizado o esforço em entender e comunicar as contribuições dos migrantes para a sociedade brasileira. Além disso, será considerada a participação ativa de todos os membros do grupo durante a preparação e apresentação do projeto. O feedback construtivo será fornecido para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas para melhoria.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, livros e materiais sobre história da imigração no Brasil, equipamento de gravação de vídeo e áudio para entrevistas, software de edição de vídeo, materiais para confecção de cartazes e slides. O uso de tecnologias digitais será incentivado para criar apresentações dinâmicas e interativas.
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