Cultura Mapa-Múndi

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Influências Mundiais

A atividade planeja estimular nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental o reconhecimento e valorização da diversidade cultural existente no mundo. Para isso, cada aluno escolherá um país e realizará uma pesquisa sobre uma cultura específica, como indígena, afro-brasileira, europeia e outras. A pesquisa incluirá aspectos como tradições, idioma, arte, culinária e outros elementos culturais. Depois, em uma roda de debate, cada estudante compartilhará suas descobertas e discutirá as influências dessas culturas na cultura brasileira. Este exercício não só promove a compreensão das contribuições culturais globais, mas também fomenta o respeito e a valorização tanto das culturas internacionais quanto da nossa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover uma compreensão mais profunda das diversas culturas do mundo e suas contribuições para a cultura brasileira. Ao buscar informações sobre um país específico e sua cultura, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa, análise e apresentação. O debate em grupo favorecerá o desenvolvimento da habilidade de ouvir e respeitar diferentes pontos de vista, essencial para a formação cidadã.

  • Fomentar a valorização e entendimento das diferentes culturas mundiais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise cultural.
  • Incentivar a expressão oral e a escuta ativa em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
  • EF04GE02: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
  • EF04GE06: Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade integra elementos fundamentais para a compreensão da geografia cultural. Os tópicos abordam as diversas culturas globais, enfatizando aspectos de cada uma delas e suas influências na cultura brasileira. Além disso, a discussão dos processos migratórios e a identificação de territórios étnico-culturais são essenciais para solidificar o entendimento sobre diversidade e ocupação cultural.

  • Cultura global e diversidade.
  • Influências culturais na formação brasileira.
  • Processos migratórios e territorialidade.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve pesquisa individual e debate coletivo, promovendo tanto o ensino autônomo quanto a aprendizagem colaborativa. Ao escolherem um país e realizarem pesquisas sobre sua cultura, os alunos se engajam em um processo investigativo que desenvolve a autonomia e a curiosidade intelectual. O debate em roda fortalece a habilidade de comunicação e respeito à diversidade de opiniões, fundamentais para o aprendizado social.

  • Pesquisa individual sobre culturas mundiais.
  • Roda de debate para compartilhamento de informações.
  • Discussão sobre influências culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 horas-aula, permitindo uma organização clara e eficiente do conteúdo programático. Cada etapa foi planejada para garantir o máximo engajamento e aprendizado efetivo dos alunos. Com uma introdução estimulante, pesquisa prática e um debate rico em conteúdo, os alunos terão a oportunidade de vivenciar e entender profundamente a multiculturalidade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e seleção dos países.
  • Aula 2: Pesquisa individual sobre a cultura escolhida.
  • Aula 3: Preparação para a apresentação dos resultados.
  • Aula 4: Roda de debate e troca de experiências.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três pilares principais: qualidade da pesquisa, participação na roda de debate e reflexões apresentadas sobre as influências culturais. Inicialmente, será avaliada a capacidade do aluno em reunir informações relevantes sobre a cultura escolhida, considerando a diversidade de fontes e veracidade dos dados. Durante o debate, a avaliação focará na participação ativa e respeito às contribuições dos colegas, além de habilidades de comunicação. Por fim, espera-se que os alunos demonstrem uma compreensão das influências culturais na formação da sociedade brasileira, estabelecendo conexões claras entre os dados pesquisados e as discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem uma combinação de materiais digitais e físicos, garantindo que os alunos tenham acesso a informações diversificadas e interativas. Além dos materiais fornecidos pela escola, a utilização de recursos tecnológicos permitirá um acesso mais abrangente a informações atualizadas sobre as diferentes culturas ao redor do mundo.

  • Livros e artigos sobre culturas mundiais.
  • Mapas-múndi escolares.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais de arte para a criação do mapa-múndi.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo