De Onde Vem, Para Onde Vai?

Desenvolvida por: Valdet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Cadeia Produtiva

A atividade 'De Onde Vem, Para Onde Vai?' visa despertar nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a curiosidade e o entendimento sobre os processos de produção, circulação e consumo de produtos do cotidiano, tais como alimentos, roupas e brinquedos. Os estudantes serão organizados em pequenos grupos e escolherão um produto para pesquisar. Eles deverão investigar a origem deste produto, identificar sua matéria-prima principal, entender como é realizado o processo de produção e descobrir como ele é transportado até chegar ao consumidor final. Após a realização da pesquisa, cada grupo será responsável por criar um cartaz ou preparar uma apresentação em slides para compartilhar suas descobertas com a sala de aula. O propósito desta iniciativa é que os alunos possam compreender a totalidade da cadeia produtiva e os diversos trabalhos envolvidos até que um produto chegue até o consumidor, promovendo uma reflexão sobre a importância de cada produto em suas vidas cotidianas e incentivando uma postura crítica em relação ao consumo.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, objetiva-se que os alunos do 4º ano desenvolvam sua capacidade analítica e compreensiva a respeito da cadeia produtiva dos produtos usados no dia a dia. Espera-se que eles possam reconhecer a importância dos diversos trabalhos envolvidos no processo de produção, da extração da matéria-prima até a circulação e consumo dos produtos. Além disso, pretende-se fomentar a habilidade de realizar pesquisas em grupo, desenvolver a competência de síntese de informações e estimular a capacidade de apresentar resultados de forma coesa, seja por meio de cartazes ou apresentações digitais.

  • Compreender a cadeia produtiva dos produtos cotidianos
  • Reconhecer os trabalhos envolvidos na produção, circulação e consumo
  • Desenvolver habilidades de pesquisa em equipe
  • Praticar a síntese e apresentação de informações

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE08: Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica da atividade 'De Onde Vem, Para Onde Vai?' engloba os conceitos-chave de produção, circulação e consumo dentro da Geografia. Os alunos terão a oportunidade de explorar esses conceitos por meio da pesquisa sobre produtos cotidianos, proporcionando uma interação direta com a materialidade dos objetos estudados e seus contextos socioeconômicos.

  • Conceitos de produção, circulação e consumo
  • Cadeia produtiva dos produtos
  • Matéria-prima, produção e transporte
  • Impacto socioeconômico dos produtos no cotidiano

Metodologia

A metodologia ativa será implementada, envolvendo os alunos diretamente no processo de aprendizagem por meio de pesquisa, trabalho em equipe e apresentações. Esta abordagem permite que os alunos assumam o papel de protagonistas do seu aprendizado, explorando temas de importância prática e teórica por meio de atividades envolventes e colaborativas.

  • Trabalho em pequenos grupos
  • Pesquisa sobre a cadeia produtiva de um produto
  • Elaboração de cartazes ou slides
  • Apresentação para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as orientações sobre a atividade e começarão a pesquisa em grupos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e farão as apresentações.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'De Onde Vem, Para Onde Vai?' será baseada na participação e envolvimento dos alunos ao longo de todo o processo, na qualidade da pesquisa realizada (veracidade e relevância das informações coletadas), na criatividade e na originalidade dos cartazes ou slides produzidos, e na eficácia da apresentação oral. Será valorizado o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação das ideias e a reflexão crítica à cerca dos temas abordados. Exemplos específicos de avaliação incluem a capacidade dos alunos de identificar corretamente a matéria-prima do produto escolhido, descrever o processo de produção e explicar como o produto chega ao consumidor final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à Internet para a pesquisa, computadores ou tablets (para a pesquisa e elaboração de slides, se aplicável), material de papeleria para a criação de cartazes (papel cartolina, canetas, marcadores, colas, tesouras), assim como espaços adequados para a realização da atividade, como a sala de aula e a biblioteca escolar.

  • Internet
  • Computadores ou tablets
  • Papel cartolina
  • Canetas, marcadores, cola e tesouras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo