Detetives das Paisagens Locais

Desenvolvida por: Julia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Observação e Análise das Paisagens Naturais e Antrópicas

A atividade 'Detetives das Paisagens Locais' tem como principal propósito engajar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma exploração prática dos arredores da escola, promovendo o aprendizado através da observação direta de características das paisagens naturais e antrópicas. Os alunos, divididos em grupos, vão explorar o ambiente, identificando o relevo, a vegetação e fontes de água locais. Após as observações, os alunos participarão de uma roda de debate onde discutirão as transformações locais resultantes da ação humana. Este diálogo fomentará uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais positivos e negativos, além de incentivar a proposição de estratégias para a conservação sustentável da área. A atividade visa fomentar o interesse pelas ciências geográficas, promover o trabalho em grupo e desenvolver competências socioambientais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem promover uma compreensão mais ampla das interações entre componentes naturais e antrópicos nas paisagens, além de desenvolver habilidades críticas nos alunos para que possam analisar e explicar essas interações e seus impactos. Pretende-se que os estudantes reconheçam a importância do contexto local nos processos geográficos e sociais, e sejam motivados a pensar em soluções para questões ambientais reais.

  • Estimular a observação crítica das paisagens naturais e antrópicas.
  • Propiciar o reconhecimento dos impactos da ação humana nas paisagens.
  • Promover a discussão de estratégias sustentáveis para preservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
  • EF04GE02: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
  • EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a identificação e estudo das características de paisagens naturais e antrópicas. Os alunos aprenderão conceitos como relevo, tipos de vegetação e recursos hídricos, aplicando estes conhecimentos na análise das transformações ambientais causadas por ações humanas. A atividade busca integrar conhecimentos teóricos com a prática de campo, enriquecendo o entendimento dos alunos sobre geografia local.

  • Identificação de características naturais: relevo e vegetação.
  • Observação de paisagens antrópicas e seus elementos.
  • Análise dos impactos humanos sobre o ambiente.

Metodologia

A metodologia aplicada abrange a aprendizagem ativa através de atividades de campo e debates em grupo. Inicialmente os alunos serão divididos em grupos e, sob supervisão, sairão para explorar o entorno escolar. Durante a exploração, serão incentivados a registrar observações em cadernos de campo. Posteriormente, os alunos participarão de um debate estruturado, permitindo a troca de ideias e a formulação de propostas para a conservação ambiental, promovendo a aprendizagem colaborativa e reflexiva.

  • Exploração em campo guiada pelos professores.
  • Registro de observações em cadernos de campo.
  • Debate em sala com todos os colegas e professores.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula única de 60 minutos, dividida em momentos específicos para garantir a máxima eficácia do aprendizado. Será organizada de modo a cumprir todos os objetivos propostos, oferecendo tempo adequado para exploração, registro, discussão e elaboração de conclusões e propostas.

  • Exploração do ambiente e identificação de características - 30 minutos.
  • Registro de observações e preparação para o debate - 10 minutos.
  • Roda de debate sobre impactos e propostas sustentáveis - 20 minutos.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, com observação direta dos alunos durante a atividade de campo e o debate. Serão considerados o engajamento, a participação ativa e o uso adequado dos conceitos trabalhados. Durante a exploração, os professores deverão notar a iniciativa dos alunos em identificar características e suas reflexões sobre o impacto humano. No debate, além da participação, será avaliada a capacidade dos alunos de argumentar suas propostas de forma clara e contextualizada. Um exemplo seria a capacidade de um grupo justificar suas estratégias para a preservação ambiental baseando-se nas características e desafios locais identificados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, uma variedade de recursos será necessária para garantir o sucesso e engajamento dos alunos. Os materiais escolhidos visam facilitar o registro e análise das observações feitas pelos alunos e proporcionar suporte durante todas as etapas da atividade.

  • Cadernos de campo para registro de observações.
  • Mapas da área local para orientação durante a exploração.
  • Recursos audiovisuais para o auxílio no debate.

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