Eco-Cidade: Construindo um Futuro Sustentável

Desenvolvida por: Rosana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza, Geografia, Artes
Temática: Sustentabilidade e meio ambiente

Na atividade 'Eco-Cidade: Construindo um Futuro Sustentável', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar conceitos de sustentabilidade, energia renovável, reciclagem e conservação de áreas verdes através da construção de modelos de cidades utilizando materiais recicláveis. Este projeto prático promove a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, ao desafiá-los a pensar em soluções para transformar as cidades em ambientes mais sustentáveis. Após a construção dos modelos, os alunos participarão de uma exposição das eco-cidades, seguida por uma roda de debate sobre as soluções adotadas e como elas poderiam ser implementadas na realidade, incentivando a reflexão sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto Eco-Cidade visa promover o entendimento dos alunos sobre os princípios básicos da sustentabilidade, a importância da energia renovável, da reciclagem e da preservação de áreas verdes no desenvolvimento urbano. Procura-se desenvolver habilidades de pensamento crítico e criatividade, incentivando-os a propor soluções inovadoras para problemas reais. Além disso, o projeto estimula o trabalho colaborativo e a comunicação efetiva, essenciais para a resolução de desafios complexos em grupo, promovendo também a conscientização ambiental e a responsabilidade social.

  • Compreender conceitos fundamentais sobre sustentabilidade e meio ambiente.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico na busca por soluções sustentáveis.
  • Promover a consciência sobre a importância da reciclagem e energia renovável.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI06 - Descrever características de um ambiente saudável e de um ambiente de risco à saúde e ao bem-estar dos seres vivos.
  • EF04GE01 - Identificar e classificar diferentes fontes e recursos energéticos do local de vivência e do mundo, considerando a sua importância para a atividade humana.

Conteúdo Programático

Este projeto interdisciplinar aborda diversos aspectos fundamentais para a formação do aluno no que tange à sustentabilidade, tais como: compreensão dos diferentes tipos de energia e sua importância, o ciclo da reciclagem e sua influência no meio ambiente, bem como a relevância das áreas verdes urbanas. Através da metodologia ativa, os alunos são encorajados a explorar e aplicar na prática os conceitos estudados, construindo um conhecimento sólido e significativo que transcende o ambiente escolar.

  • Sustentabilidade e meio ambiente.
  • Reciclagem e uso de materiais recicláveis.
  • Energias renováveis.
  • Importância das áreas verdes e preservação do meio ambiente.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Eco-Cidade' integra técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos, com aplicação prática na construção de modelos de cidades sustentáveis, e Rodas de Debate, para discussão crítica das soluções encontradas. Através destas abordagens, os alunos são incentivados a colocar a teoria em prática de forma criativa e colaborativa, desenvolvendo não apenas conhecimentos específicos sobre sustentabilidade, mas também habilidades socioemocionais fundamentais.

  • Atividade Mão-na-massa para construção dos modelos.
  • Roda de Debate para discussão das soluções apresentadas.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para explorar conceitos de sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e começarão a construção dos modelos de suas Eco-Cidades. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus projetos e prepararão uma breve apresentação para a exposição. A última parte será dedicada à exposição dos modelos e à rodada de debates sobre as soluções encontradas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Conclusão dos modelos, exposição e debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos, criatividade, aplicação dos conceitos de sustentabilidade e energia renovável, e na qualidade da apresentação durante a exposição. Será considerado o trabalho em equipe, a habilidade de comunicação durante o debate e o entendimento sobre a aplicabilidade dos conceitos de sustentabilidade na realidade. Feedbacks construtivos serão oferecidos para estimular a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tampas de garrafa, etc.), cola, tesouras, tintas e pincéis. Além disso, será utilizada a sala de aula ou outro espaço adequado para a exposição das Eco-Cidades e a realização dos debates. Materiais didáticos complementares sobre sustentabilidade e energia renovável poderão ser utilizados para enriquecer o processo de aprendizagem.

  • Materiais recicláveis diversos.
  • Cola, tesoura, tintas e pincéis.
  • Espaço para exposição e debate.
  • Materiais didáticos sobre sustentabilidade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo